UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Maduro ordenou morte de manifestantes em vídeo; áudio foi manipulado
07.08.2024 - 18h16
Poços de Caldas - MG
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, conversando com militares. No áudio, ele ordena à Guarda Nacional Bolivariana, que integra as Forças Armadas venezuelanas, a morte de manifestantes. Isso é reforçado pela legenda que acompanha a publicação. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​
“Maduro ordenando a sua guarda nacional para que mate os manifestantes”
– Texto que acompanha vídeo viral com áudio manipulado
Falso
O áudio do vídeo que circula pelas redes sociais foi manipulado. Embora a fala do soldado seja verdadeira, o discurso de Maduro é falso. Na versão original do registro, publicada no perfil oficial do presidente da Venezuela no X em 31 de julho de 2024, ele não ordena que os manifestantes sejam assassinados em nenhum momento. Maduro apenas critica os protestos e diz que já são “mais de 1.200 criminosos presos”.
No vídeo original, um dos oficiais informa o presidente venezuelano sobre a prisão de dois jovens que carregavam pistolas. O líder então ordena que as prisões sejam mantidas. Na sequência do diálogo com o militar, Maduro acusa manifestantes de terem queimado um hospital: “Isto é protesto ou luta política?”, ele pergunta. O oficial diz que a ação é um ato terrorista, e Maduro concorda.
Ao fazer referência ao “hospital de coche” na gravação original, Maduro aponta para um edifício. Pesquisa realizada pelo Google Maps revela se tratar do Hospital Periférico Dr. Miguel Ángel Rangel, conhecido como “hospital de coche”. Este vídeo mostra a Avenida Intercomunal del Valle, onde o hospital se localiza; é possível perceber que se trata do mesmo local onde Nicolás Maduro falava no vídeo.
Ainda sobre a atuação dos manifestantes, Maduro os acusa de terem recebido treinamento “no Texas, na Colômbia, no Peru e no Chile”. Ao final do trecho, tanto os soldados quanto Maduro gritam “viva a Guarda Nacional Bolivariana”. Em nenhum momento do vídeo, porém, há ordem para que pessoas sejam mortas.
Veja, abaixo, a transcrição completa do diálogo presente no vídeo original:
Soldado: Acabo de adotar um procedimento, agora mesmo, com dois garotos que vinham armados. [trecho inaudível] Peço-lhe, por favor, porque não têm justificativa. Acabaram de pagar cinquenta dólares. O procedimento começou, para os dois garotos.
Maduro: Quem os pagou?
Solado: Não tenho mais informações. Eles me disseram que você estava vindo. Ele tem a informação. Protege o local.
Maduro: Não o soltem, não o soltem. 
Soldado: Não, estou com ele aí. Eles vão sair para fazer um procedimento.
Maduro: Esta área anda muito violenta. Essa área aqui. Então, estou muito feliz que vocês estejam protegendo as pessoas. Eles são criminosos. Temos mais de 1.200 criminosos capturados. Treinados no Texas, Colômbia, Peru e Chile. ‘Eles’ os treinaram para ganhar tempo para que viessem atacar, queimar. Tentaram queimar este ‘hospital de coche’, a comunidade o salvou. Isso é protesto ou luta política? Queimar hospitais?
Soldado: Isso é terrorismo, meu amigo, é ódio.
Maduro: Correto. E fascismo. Essas pessoas estão preparadas para governar este país?
Soldados: Não, senhor. 
Maduro: Joelho no chão. Estou em combate. E estou contando com você.
Soldado: Conte conosco. 
[trecho inaudível]
Maduro: Viva a Guarda Nacional Bolivariana.
Soldados: Viva.
As eleições venezuelanas, que aconteceram em 28 de julho, têm sido marcadas por questionamentos quanto à lisura do processo eleitoral. Na esteira dos acontecimentos, muitos conteúdos enganosos têm circulado pelas redes. Confira o que a Lupa já checou sobre a situação política na Venezuela.
Conteúdo semelhante foi checado pelo portal espanhol Maldita e pelo estadunidense Univision. No Brasil, o conteúdo também foi verificado por Boatos.org.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital