UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo mostre arrastão muçulmano durante a Olimpíada de Paris
07.08.2024 - 11h35
Poços de Caldas - MG
Circula pelas redes sociais um vídeo que exibe agitação pública nas ruas de Paris, com pessoas revirando lixeiras e atingindo carros. A legenda do vídeo diz se tratar de um arrastão muçulmano durante as Olimpíadas. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Arrastão muçulmano em Paris, em plena olimpíadas!”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Uma busca reversa pelas imagens disponíveis indica que elas não foram registradas durante os Jogos Olímpicos de Paris, que começaram em 26 de julho deste ano. A pesquisa, feita com auxílio do Google Lens, revelou que o registro foi gravado no Boulevard Voltaire, no 11º distrito da capital francesa, e mostra uma dispersão policial após uma manifestação. No X (antigo Twitter), uma publicação feita em 21 de abril pelo sindicato de policiais e comissários de polícia da França informava sobre incidentes ocorridos naquele mês. 
Também no X, o perfil da polícia e o perfil Flash Info Ile-de-France, que publica notícias sobre a capital francesa, noticiaram a manifestação, assim como o portal Actu. Todas as publicações foram feitas no dia 21 de abril.
A polícia parisiense informou que a manifestação ocorreu no sábado, 20, em homenagem às vítimas de um incêndio ocorrido em 7 de abril, na rua Charonne. Ao dispersar os cerca de 200 manifestantes, alguns se rebelaram e causaram a confusão retratada no vídeo. Quatro pessoas foram presas na ocasião, por danos ao mobiliário público.
O incêndio de 7 de abril, segundo o jornal "Le Parisien”, ocasionou a morte de três indivíduos. Em princípio, acreditava-se que as três vítimas haviam morrido carbonizadas, mas investigações revelaram que duas delas tinham ferimentos compatíveis com impacto de bala, o que levantou suspeitas de um duplo homicídio. A terceira vítima teria se atirado do prédio para fugir do fogo.
No X, um outro vídeo, também postado em 21 de abril, mostra afegãos se manifestando de maneira pacífica próximos ao prédio onde o crime aconteceu. É possível ver marcas de fogo em um dos apartamentos.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital