UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo não mostra apoio do Comando Vermelho a Eduardo Paes
07.08.2024 - 15h49
Florianópolis - SC
Circula pelas redes sociais que a organização criminosa Comando Vermelho e o PT estariam “apoiando abertamente” a reeleição de Eduardo Paes (PSD) à prefeitura do Rio de Janeiro. A informação é compartilhada com um vídeo que mostra uma passeata de pessoas em apoio ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. O vídeo é antigo e a legenda é enganosa.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Comando Vermelho e PT apoiando abertamente o Eduardo Paes a reeleição de Prefeito do Rio de Janeiro... Momento de saída para a convenção bandeira do PT e CV se misturam”
– Conteúdo que circula no WhatsApp
Falso
O vídeo que mostra uma passeata de pessoas com camisetas vermelhas, as cores do PT, é antigo e não tem qualquer relação com convenções recentes do partido ou de apoio à reeleição de Eduardo Paes. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha, de fato, declarado apoio a Paes, isso não significa que o petista tenha qualquer relação com o Comando Vermelho. Não há qualquer registro público que indique que essa organização criminosa apoie Lula ou a reeleição de Eduardo Paes
Uma busca reversa de imagens do vídeo viral com legenda enganosa mostra que a primeira vez que essa gravação começou a circular nas redes sociais foi em 2022, durante a campanha eleitoral para presidente da República.
A própria narradora faz alusão ao contexto da época ao afirmar, aos 0:34 segundos do vídeo, por exemplo, que “se Bolsonaro não entrar, acabou [para] os homens de bem, acabou a família, acabou tudo” — em alusão à disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Planalto em 2022. Ou seja, a própria gravação apresenta indícios de que é antiga e não foi gravada em 2024.
Existem outras evidências na gravação que indicam se tratar de um registro feito em 2022. Aos 0:53 segundos, um segundo narrador afirma que teria sido “obrigado” (o homem que narra não diz por quem) a ir à Portela, em referência à quadra da escola de samba carioca, para assistir a um comício de Lula. De fato, em 25 de setembro de 2022, o então candidato Lula realizou um comício na Portela, na zona norte da cidade do Rio. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou do evento
Durante a campanha presidencial, o petista participou de mais de uma agenda na capital fluminense. Além do evento na Portela, em 11 de outubro de 2022 Lula fez comício em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e em 12 de outubro de 2022 fez uma caminhada pelo Complexo do Alemão
Em todas as ocasiões, os atos tiveram passeatas de apoiadores do petista vestindo as cores do PT (vermelho) e portando bandeiras. O fato de os manifestantes pró-Lula vestirem camisetas vermelhas ou morarem em favelas não significa que sejam pessoas ligadas a qualquer organização criminosa, como o Comando Vermelho, ou ao tráfico. 
Vale pontuar que o presidente Lula e o PT já declararam publicamente apoio à reeleição de Eduardo Paes para a prefeitura da cidade do Rio.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

LEIA MAIS

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital