UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Candidatos de SP trocam farpas e erram sobre segurança e educação na Band
As respostas enviadas pelas assessorias de imprensa dos candidatos foram incluídas no texto e a classificação de duas checagens atualizada
09.09.2024 - 00h23
O primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de São Paulo foi marcado por gritos, ataques entre adversários e pouca discussão sobre as propostas para a cidade. O encontro, realizado pela Band, na noite de 8 de agosto, reuniu os cinco candidatos mais bem posicionados nas pesquisas: o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição; o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL); o apresentador de TV e jornalista José Luiz Datena (PSDB); o influenciador Pablo Marçal (PRTB); e a deputada federal Tabata Amaral (PSB).
Durante as mais de 2 horas de debate, os candidatos citaram informações falsas sobre segurança e educação. Guilherme Boulos, por exemplo, errou ao comparar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo com o do Rio de Janeiro. José Luiz Datena, por sua vez, errou ao falar sobre a meta de ensino integral na capital paulista. Já o prefeito Ricardo Nunes fez declarações descontextualizadas sobre a quantidade de UPAs em sua gestão em relação à gestão do ex-prefeito e ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). 
Um dos momentos mais tensos foi a troca de farpas entre Pablo Marçal e Tabata Amaral — o candidato foi questionado pela deputada sobre condenações a ele impostas por “formação de quadrilha”, ao que Marçal reagiu com ofensas, negando que tenha havido condenação. Em outro momento, o político entrou em contradição e admitiu que sua pena foi prescrita. 
O debate foi checado ao vivo pela Lupa. As assessorias de imprensa dos candidatos foram procuradas, e as respostas enviadas pelas equipes foram incluídas nas frases checadas.
Confira a checagem:
“São Paulo é a única cidade do mundo que tem os três eventos da FIA, Federação Internacional de Automobilismo. Nós temos aqui a Fórmula 1, a Fórmula E e a WEC”
– Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
A cidade de São Paulo será a única cidade do mundo a sediar os três maiores eventos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em 2024: a Fórmula 1, competição realizada na cidade há algumas décadas; a Fórmula E, competição de carros elétricos; e o WEC (Mundial de Endurance), considerado o principal campeonato internacional de carros esportivos.
“[Propomos a] Ocupação de 20% dos imóveis que hoje estão desocupados [no centro de São Paulo]”
– Tabata Amaral (PSB), candidata a prefeita de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
Segundo dados do Censo 2022 sobre domicílios, divulgados em março de 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 58,7 mil domicílios particulares sem uso dentre as 283,2 mil unidades habitacionais dos dez distritos do centro de São Paulo — o que equivale a 20,7%, uma média de um imóvel desocupado a cada cinco.
Já o número de domicílios particulares não-ocupados vagos em toda a capital paulista é de 589.020, o equivalente a 11,82% do total de domicílios.
"Sou autora de projetos importantes como o Pé-de-Meia, como a distribuição de absorvente nas escolas”
– Tabata Amaral (PSB), candidata a prefeita de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
A deputada federal Tabata Amaral é uma das idealizadoras do projeto de Lei nº 54, de 2021, que tinha como objetivo criar uma poupança aos estudantes matriculados no ensino médio público. Em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei aprovada no Congresso, dando origem ao Programa Pé-de-Meia, com pagamento mensal de R$ 200.
Em relação à distribuição de absorventes em espaços públicos, Tabata Amaral protocolou juntamente com outros deputados o projeto nº 428, de 2020, apensado posteriormente ao PL 4968/2019. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou à época o projeto, alegando que absorventes higiênicos não se enquadravam nos insumos padronizados pelo SUS. O Congresso, por sua vez, derrubou o veto.
“Tem mais de 80 mil pessoas em situação de rua [na cidade de] São Paulo”

– Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
De acordo com o Tabulador do Cadastro Único, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a cidade de São Paulo tem um total de 81.760 pessoas em situação de rua. Os dados são de julho de 2024. 
Já o último censo realizado pela prefeitura de São Paulo, publicado em 2022, indica que a população de rua seria de 31.884.
“Na gestão Haddad eram três UPAs em São Paulo, hoje são 30”
– Ricardo Nunes (MDB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Falta contexto
Até o final da administração do até então prefeito Fernando Haddad (PT) em São Paulo, em janeiro de 2017, a cidade contava apenas com três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, sendo todas entregues em seu governo.O Plano de Metas da gestão Haddad 2013-2016 (página 9) indica que a meta da prefeitura era implantar cinco Unidades de Pronto Atendimento, mas somente três foram inauguradas: a UPA de Campo Limpo (2014), a UPA Vila Santa Catarina (2015) e a UPA 26 de Agosto — Itaquera (2016).
 No entanto, ainda no fim do mandato, outras 12 obras de UPAs estavam com obras em andamento. Parte dessas UPAs foram entregues nas gestões de João Doria (2017-2018) e Bruno Covas (2018-2021), conforme afirma a prefeitura de São Paulo em comunicado enviado para a Lupa em checagem produzida em 2021.
Não é a primeira vez que o atual prefeito da capital paulista afirma de forma descontextualizada o número total de UPAs que foram entregues por Fernando Haddad. Na sabatina promovida pelo MyNews, no dia 5 de junho deste ano, onde pré-candidatos à prefeitura de São Paulo discorreram sobre diversos temas e a Lupa checou as falas, Ricardo Nunes disse, novamente sem contexto, que até o fim do governo petista, apenas três unidades teriam sido entregues. 
Em resposta à Lupa, a assessoria do candidato Ricardo Nunes afirmou que a declaração é verdadeira, destacando que o ex-prefeito de São Paulo e atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixou apenas três UPAs em funcionamento. “Da saída de Haddad até hoje, foram inauguradas 27 UPAs, listadas no documento enviado à Lupa”, complementou, em nota.
"Só tem um prefeito do PSOL no país [...]"
– Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Falso
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, em maio deste ano, mostrou que os prefeitos das cidades de Marabá Paulista (SP), Potengi (CE) e Ribas do Rio Pardo (MS) trocaram de partido para concorrer a um novo mandato. Em Janduís (RN), o prefeito não   concretizou a mudança. Parte de seu grupo chegou a mudar para o PT, mas Salomão Gurgel continua no PSOL e é candidato à reeleição.
"[....] [Prefeito de Belém, do PSOL,] com reprovação de 70%"
– Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
“De 40 [quilômetros de corredores de ônibus], ele [Nunes] só cumpriu 7 quilômetros”

– José Luiz Datena (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Exagerado
Segundo o Painel de Monitoramento do Programa de Metas 2021-2024 da atual gestão do município de São Paulo, até abril de 2024 foram iniciadas obras para a viabilização de 6,8 quilômetros de novos corredores de ônibus da cidade  — a meta é chegar a 40 quilômetros até o final da gestão. 
Destes 6,8 quilômetros que constam no painel, apenas 4,1 foram concluídos. Um trecho de 2,7 ainda está em execução. Esse trecho corresponde ao corredor da Avenida Celso Garcia, via arterial da Zona Leste da capital. 
Em nota, a Secretaria de Comunicação da prefeitura confirmou que as obras desse percurso ainda estão em andamento. Também informou que o projeto prevê 8,3 quilômetros de extensão total na Celso Garcia, dos quais 2,7 quilômetros estão em obras. A primeira etapa, que vai do Parque Dom Pedro até a Rua Bresser, teve ordem de início emitida em novembro de 2023 com entrega prevista para março de 2025.
Erramos: o texto foi alterado
09.08.2024 - 16h18
Inicialmente a frase de Datena foi classificada como “Verdadeiro” porque a Lupa considerou como executados todos os 6,8 quilômetros mostrados no Painel de Monitoramento de Metas. Contudo, desse total, 2,7 estão em execução e não podem ser considerados concluídos. Por esse motivo, a etiqueta da frase foi alterada e a classificação da afirmação de Datena foi corrigida para “Exagerado”.
Hoje, a GCM de São Paulo é menor que a do Rio de Janeiro
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Falso
Segundo os dados disponibilizados pela prefeitura de São Paulo, atualmente, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), possui um efetivo de 7.039 agentes, sendo 5.318 homens e 1.721 mulheres. De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, a Guarda Municipal da capital conta com 7 mil funcionários.
Vale ressaltar que a guarda do Rio de Janeiro não é armada, ao contrário da paulistana, em que os agentes contam com arsenal para o trabalho. 
“Escolas com tempo integral: esse cidadão [Ricardo Nunes] só entregou 7% da meta do Bruno Covas”
– José Luiz Datena (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Falso
Segundo o Painel de Monitoramento do Programa de Metas 2021-2024, a prefeitura de São Paulo ultrapassou a meta inicial de ampliar em 35% o número de estudantes atendidos pelo Programa São Paulo Integral. Na última atualização disponível no Painel, feita em março de 2024, o percentual de ampliação de estudantes de tempo integral em relação a dezembro de 2020 foi de 133,2% —  dado 19 vezes maior do que o citado por Datena.
Vale pontuar que, na área da educação, embora o Programa de Metas preveja ampliação e readequação de Centros Educacionais Unificados (CEUs) e a implantação de novas unidades escolares, entre outras ações, a única meta voltada especificamente para a educação integral diz respeito a ampliar o número de alunos atendidos, e não necessariamente criar novas escolas específicas para isso.
"A meta era fazer 40 quilômetros de corredor. Ricardo Nunes só entregou 4 quilômetros, 10%"
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
De acordo com o Painel de Monitoramento do Programa de Metas 2021-2024 da atual gestão do município de São Paulo, até abril de 2024 foram iniciadas obras para a viabilização de 6,8 quilômetros de novos corredores de ônibus da cidade — dos quais apenas 4,1 quilômetros foram efetivamente entregues, ou seja, viabilizados para a população. A meta era chegar a 40 quilômetros até o final da gestão.
Erramos: o texto foi alterado
09.08.2024 - 16h24
Inicialmente, a checagem da Lupa classificou a afirmação de Boulos como “Subestimado” porque não considerou que um trecho de 2,7 quilômetros de corredores de ônibus (na Avenida Celso Garcia), do total de 6,8 mostrados no Painel de Monitoramento, ainda está em execução. Ou seja, ainda não foi viabilizado para uso da população — embora esteja em construção. O trecho que já foi totalmente concluído é o do Corredor Itaquera-Líder (4,1 quilômetros), entregue em julho deste ano. Por esse motivo, a etiqueta dessa frase foi alterada e a classificação da afirmação de Boulos foi corrigida para “Verdadeiro”.
“O apresentador José Luiz Datena já foi condenado por imputar crime a pessoas inocentes”
– Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
Datena já foi condenado mais de uma vez por falsas acusações. Em maio de 2024, por exemplo, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que Datena e a Rede Bandeirantes pagassem uma indenização de R$ 20 mil a um motorista de caminhão que foi alvo de uma reportagem de 2019 do programa Brasil Urgente, acusando-o injustamente de fazer parte de uma quadrilha de desmanche de veículos. 
Em 2022, o Tribunal de Justiça paulista também condenou o apresentador e a Rede Bandeirantes a pagarem indenização por uma reportagem do programa Brasil Urgente que, em maio de 2019, acusou injustamente o motorista João Cypriano de fugir após atropelar uma garota de 13 anos na zona leste de São Paulo, sem prestar socorro — acusações falsas, conforme investigação da polícia. 
Já em 2019, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve uma condenação do Tribunal de Justiça de São Paulo contra Datena e emissora Bandeirantes, por acusar injustamente um homem de cometer estupro contra uma menor de idade.
"Eu vi a minha cidade ser a capital que mais caiu no ranking nacional de alfabetização durante a gestão desse cidadão [Ricardo Nunes]. A gente estava na posição 2 com [Bruno] Covas. A gente foi para a posição 21"
– Tabata Amaral (PSB), candidata a prefeita de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Falta contexto
O relatório da pesquisa Alfabetiza Brasil, com dados de 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mostra que a capital paulista, de fato, apresentou o segundo melhor índice de alfabetização entre as capitais brasileiras naquele ano, com uma taxa de 39,35. Vale lembrar que o ex-prefeito Bruno Covas morreu em maio de 2021 — portanto, o resultado citado por Tabata foi obtido em parte pela gestão de Nunes, que assumiu a prefeitura logo após a morte do tucano. 
o Indicador Criança Alfabetizada – divulgado em maio deste ano com dados de 2023 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – mostra que a cidade de São Paulo tem uma taxa de alfabetização de 37,9, e estaria em 21º. Entretanto, o levantamento não inclui dados de Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Florianópolis (SC). A ausência dessas informações impossibilita uma avaliação precisa da posição de São Paulo no ranking.
Em nota enviada à Lupa, a candidata justificou que “a ausência de três capitais no ranking não altera o fato de que São Paulo caiu pelo menos 19 posições”. E que, por isso, “não há qualquer exagero ou inconsistência em afirmar isso. 
“A cidade de São Paulo é a mais rica do Brasil”
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em dezembro de 2023, revela que a cidade de São Paulo foi responsável por 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2021, — em segundo lugar está o município do Rio de Janeiro, com 4%, e em terceiro aparece Brasília (DF), com 3,2%. De acordo com o mesmo levantamento, São Paulo é um dos 11 municípios brasileiros que, juntos, responderam por quase 25% do PIB nacional. 
“Mas tem um dos contratos que a Prefeitura de São Paulo fez na gestão do Ricardo Nunes (...) que foi a concessão dos cemitérios. (...) Os preços dos cemitérios, você que está assistindo sabe disso, chegaram a ser onze vezes mais caros em determinados produtos”
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
Mais de um ano depois de os 22 cemitérios públicos e do crematório da Vila Alpina (na zona leste) da capital paulista terem passado para a iniciativa privada, o preço dos sepultamentos aumentou cerca de 11 vezes. De acordo com levantamento do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), até março de 2023, o valor cobrado para enterrar um ente era de R$ 289,35. Já em janeiro de 2024, dez meses após a privatização, os preços do serviço de sepultamento nos cemitérios públicos variaram entre R$ 3.250 e R$ 4.613,25.
"Todas as creches nossas [funcionam] com o período integral"
– Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
Dados da campanha “Educação Já Municípios”, da organização da sociedade civil Todos pela Educação, apontam que 100% das matrículas em creches de São Paulo, em 2023, foram feitas na modalidade de tempo integral (página 8). Além disso, das 363 mil crianças (de 0 a 3 anos) de São Paulo, 238 mil (63%) estão na Educação Infantil do município (página 7).
“Nós perdemos para o Ceará, que tem um Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] muito melhor do que o nosso”
– José Luiz Datena (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Verdadeiro
As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município de São Paulo para os anos iniciais e finais são, respectivamente, 5,7 e 5,1 (página 2). Esses números são menores que a nota geral do Ideb para todo o estado do Ceará, que na avaliação mais recente teve nota de 6,1 (página 8) para os anos iniciais e nota 5,3 para os anos finais (página 10).  
Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes a 2021 — e são os mais recentes disponíveis até o momento. O indicador é calculado com base na nota média das avaliações de matemática e língua portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“(...) em 2017 eram 440 mil MEIs [microempreendedores individuais] em São Paulo”
– Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Subestimado
Até 31 de dezembro de 2017, havia 607.305 microempreendedores individuais na cidade de São Paulo, de acordo com dados do portal da Receita Federal, que compila o total de empresas optantes no SIMEI — sistema de recolhimento de tributos para Microempreendedores Individuais.
Em resposta à Lupa, a assessoria de Nunes afirmou que o número mencionado pela checagem da Lupa refere-se a 31 de dezembro de 2017, enquanto o citado pelo candidato é do início de 2017. A assessoria também acrescentou que, “se for feita uma consulta hoje, o dado sobre MEIs ativas em 31 de janeiro de 2017 é de 530 mil, bem mais próximo do usado pelo candidato”. 
“(…) Agora nós batemos 1 milhão e 200 mil MEIs [de microempreendedores individuais em São Paulo]”
Verdadeiro
Há 1.274.351 microempreendedores individuais na cidade de São Paulo, de acordo com dados de 3 de agosto de 2024 — última atualização disponível —, da Receita Federal, que compila o total de empresas optantes no SIMEI.
“O Rodoanel Norte, 44 quilômetros, já gastaram R$ 5 bilhões e não termina?”
– Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Subestimado
O governo do estado de São Paulo liberou, em 25 de abril deste ano, a retomada das obras do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas (SP-021), após oito anos de atraso na entrega do complexo rodoviário. Com 44 quilômetros de extensão, as obras do Rodoanel Norte começaram em 2013 e deveriam ter ficado prontas em 2016. A previsão era investir R$ 5,6 bilhões, mas o custo já chegou a R$ 10 bilhões. A projeção é de que a obra seja concluída em 2026.
“O candidato que está ao meu lado [Pablo Marçal] foi condenado por formação de quadrilha num esquema de fraudes bancárias
– Tabata Amaral (PSB), candidata a prefeita de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Exagerado
A acusação feita por Tabata, e repetida por Boulos durante o debate, é imprecisa. Pablo Marçal de fato foi condenado em sentença do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, proferida em 5 de maio de 2010, mas não por “formação de quadrilha”. No texto da decisão, o juiz Paulo Augusto Moreira Lima condenou Marçal pelo “delito de furto qualificado” a uma pena de quatro anos e cinco meses de reclusão e 58 dias-multa, em regime semiaberto.
A sentença considera que Marçal “cuidava da manutenção dos equipamentos de informática” de um grupo criminoso que praticava furtos na internet e de “realizar a captação de listas de e-mails para a quadrilha” por “ele integrada”. O juiz diz que o réu “atuava de forma secundária, dando suporte” aos criminosos, e não era o responsável “pela concretização material dos furtos cibernéticos”.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a pena foi extinta em 2018, por prescrição retroativa (quando o tempo transcorrido é maior do que o tempo da sentença).
A assessoria de imprensa da candidata Tabata Amaral respondeu a esta apuração da Lupa afirmando que, em um trecho da sentença, citado no acórdão de segunda instância proferido pelo TRF-1, o juiz de primeira instância utilizou o termo "quadrilha" para se referir ao concurso de agentes no qual Pablo Marçal estava envolvido. A assessoria também destacou que “ainda que não seja precisamente uma imputação em relação ao delito de formação de quadrilha, a candidata Tabata Amaral fez uso das mesmas palavras do magistrado sentenciante”
“Sobre essa condenação aí, não há condenação”
– Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Contraditório
Em resposta à candidata Tabata Amaral (PSB), sobre a acusação de ter sido condenado por integrar uma quadrilha no esquema de fraudes bancárias, Pablo Marçal (PRTB) disse que não houve condenação. 
Em outro momento do debate, porém, em resposta a Guilherme Boulos (PSOL), Marçal caiu em contradição ao dizer que “a condenação foi prescrita".
Em 2010, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região de fato condenou Pablo Marçal por delito de furto qualificado, com pena de quatro anos e cinco meses de prisão. 
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a pena foi extinta em 2018, por prescrição retroativa (quando o tempo transcorrido é maior do que o tempo da sentença).
"Quatro milhões de pessoas em situação de miserabilidade nessa cidade"
– Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeito de São Paulo, no debate promovido pela Band no dia 8 de agosto de 2024
Falso
Estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) aponta que 360 mil pessoas estavam em situação de extrema pobreza em 2022 (definida pelo Banco Mundial como a renda inferior a US$ 2,15 - cerca de R$ 11,93 por dia, no câmbio de 8 de agosto), na cidade de São Paulo. Havia ainda 1,9 milhão em situação de pobreza (página 3) – com renda inferior a US$ 6,85 por dia, ou R$ 38.
Dados do Cadastro Único (CadÚnico) apontam que São Paulo, em julho deste ano, possuía 1,14 milhão de pessoas em situação de pobreza, com renda familiar per capita de até R$ 109.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.09.2024 - 20h00
7 de setembro
Na Paulista, Bolsonaro e aliados atacam Moraes e repetem fakes sobre urnas e 8 de janeiro

 Políticos reunidos no ato da avenida Paulista convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no 7 de setembro, atacaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e pediram seu impeachment. Eles repetiram antigas fakes para atacar o atual governo e para defender a libertação dos responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro. 

Carol Macário
04.09.2024 - 16h41
Eleições 2024
Camozzato erra valor investido em tratamento de esgoto nas últimas gestões de Porto Alegre

O deputado estadual Felipe Camozzato (Novo) foi o terceiro candidato à prefeitura de Porto Alegre a ser entrevistado pela rádio Gaúcha. Na sabatina, Camozzato errou o valor investido nos últimos 10 anos em tratamento de esgoto na capital e subestimou o montante autorizado pela Câmara de Vereadores para investimento na cidade.

Ítalo Rômany
03.09.2024 - 19h30
Eleições 2024
No Roda Viva, Marçal mente sobre monetização de cortes

O empresário Pablo Marçal (PRTB) foi o quarto candidato à prefeitura de São Paulo a ser sabatinado no programa Roda Viva, da TV Cultura. Em entrevista na noite de segunda-feira (2), ele afirmou que não houve pagamento por cortes de vídeos nas redes sociais durante a campanha eleitoral, o que não é verdade. Confira checagem completa.

Catiane Pereira
03.09.2024 - 18h30
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Melo erra sobre indicador na saúde e gestão na educação

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, candidato à reeleição, foi sabatinado na terça (3) pela Rádio Gaúcha. Ele errou ao citar que a cidade tem o melhor indicador da atenção primária em saúde e que agiu rápido para afastar a ex-secretária de Educação, Sônia da Rosa, diante de indícios de irregularidades. A Lupa checou algumas das declarações

Carol Macário
02.09.2024 - 19h30
Eleições 2024
Em Porto Alegre, Maria do Rosário (PT) erra ao comparar Ideb em capitais

Maria do Rosário (PT) foi a primeira candidata à prefeitura de Porto Alegre a ser sabatinada pela Rádio Gaúcha em 2 de setembro. A petista errou ao comparar a nota do Ideb da cidade em relação a outras capitais e falou sem contexto sobre cargos ocupados no  Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A Lupa checou algumas das declarações da candidata.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital