UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Rebeca Andrade não dedicou medalha na Olimpíada de Paris a Bolsonaro
09.08.2024 - 19h32
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais publicações afirmando que a ginasta Rebeca Andrade, medalhista de ouro no solo na Olimpíada de Paris 2024, dedicou sua vitória ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista para a CazéTV. É falso
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​
“Rebeca Andrade em entrevista para a CazéTV: "essa medalha eu dedico ao nosso capitão Jair Bolsonaro, eu desejo muito que em 2028 eu ganhe o ouro e que ele volte a ser presidente"
– Texto em publicação que circula nas redes sociais
Falso
Após receber a medalha de ouro no solo da ginástica artística, superando a norte-americana Simone Biles, Rebeca Andrade concedeu entrevista à CazéTV, que transmite os jogos olímpicos de Paris 2024 pelo YouTube.
Ainda com a medalha de ouro no pescoço, Rebeca foi entrevistada pelo repórter e comediante Diogo Defante e comentou sobre o que fez na noite anterior à final. Em tom bem-humorado, a ginasta diz que havia assistido à série Grey’s Anatomy e que havia sonhado que era médica. 
A conversa fazia referência a uma outra entrevista realizada durante os jogos, em que Rebeca revelou pensar em receitas culinárias nos momentos anteriores às provas. 
Diogo Defante pergunta, também, qual collant Rebeca mais gostou de vestir durante os jogos. A ginasta diz não ter um preferido e, Defante revela, então, estar vestindo um collant de ginástica por baixo da roupa à mostra. Os dois riem e brincam sobre o assunto.
Horas depois, no programa “Tamo em Paris”, Rebeca Andrade foi entrevistada pela repórter Fernanda Gentil. Ao longo da conversa, as duas comentam sobre a importância dos feitos de Rebeca, sobre a rivalidade com Simone Biles, sobre o futuro da carreira da ginasta e conversam com o medalhista brasileiro Robert Scheidt, da vela.
Uma publicação similar circulou pelas redes sociais com as mesmas falsas alegações sobre Rayssa Leal, após a skatista ter conquistado medalha de bronze na modalidade skate street. Assim como no caso de Rayssa, checado pela Lupa, não houve menção a Jair Bolsonaro durante as entrevistas de Rebeca Andrade.
Leia, abaixo, a entrevista completa concedida a Diogo Defante, logo após a premiação:
Diogo Defante: Tudo bom?
Rebeca: E aí?
Diogo Defante: Beleza?
Rebeca: Olha o homem, gente.
Diogo Defante: ‘Tamo’ com a maior medalhista olímpica do Brasil. Como é ser a maior medalhista olímpica do Brasil?
Rebeca: Ai, é muito bom. Eu estou muito feliz, orgulhosa e honrada por estar nesse lugar.
Diogo Defante: Irado. Deixa eu te perguntar: você… Primeira pergunta, né? Ah, da receita. Qual a receita que você pensou hoje? Existe? O Brasil está se perguntando.
Rebeca: Hoje eu não estava pensando em receita, porque eu assisti muita série ontem. Aí eu sonhei com a série que eu estava assistindo. Eu estava assistindo Grey’s Anatomy, aí eu já sonhei que eu era médica, que eu estava operando e tal. Mas antes de ontem, gente, eu realmente estava pensando em receita. Uma receita, assim, muito boa. Só que eu não tenho certeza se eu vou fazer. Então quem vai fazer vai ser a Maria, que é a moça que trabalha comigo, que cuida de mim, cuida da casinha dos meus cachorros também. Maria, maravilhosa, te amo.
Diogo Defante: Se você puder fazer essa receita lá no meu programa, o ‘rango brabo’.
Rebeca: Você vai me ajudar?
Diogo Defante: Ajudo.
Rebeca: Então ‘tá’ bom.
Diogo Defante: E outra coisa, o collant. Essa pergunta é uma dúvida minha, específica. O collant que você mais gostou na trajetória tua.
Rebeca: Nossa, que difícil. Nossa, todos os collants são muito lindos. Ai, não consigo.
Diogo Defante: Você gosta do meu? Obrigado, Rebequinha.
Rebeca: Bota a blusa, pelo amor de Deus.
Diogo Defante: É ouro. É ouro do Brasil aqui, vem, vem.
Rebeca: Olha isso aqui, cara. Eu não te aguento não. Gente, não dá. Muito bom.
Diogo Defante: Beijo. Tem algum ‘pin’ para trocar?
Rebeca: Aqui, não.
Diogo Defante: Tá, depois a gente troca, então.
Rebeca: Tá bom, depois eu te dou. Tem uns do time brasil muito lindos. Depois eu te dou. Combinado?
Diogo Defante: Combinado. Obrigado, ‘tá’?
Rebeca: Beijo gente, obrigada. Cara, muito bom. Eu não aguento. É sério, eu vou sonhar com isso, cara, eu vou sonhar com isso.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV ECMI) e a FGV Direito Rio em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

Leia também

Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
06.09.2024 - 16h17
Política
Compilado de vídeos de Lula exibe conteúdos falsos e já desmentidos

Circula pelas redes sociais um compilado de diversos vídeos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um deles, por exemplo, Lula teria “confessado” que só ganhou as eleições de 2022 porque o “povo do Nordeste é analfabeto”. É falso. A publicação apresenta dois vídeos verdadeiros e outros quatro já desmentidos pela Lupa.

Catiane Pereira
06.09.2024 - 15h40
Política
É falso que Elon Musk exigiu renúncia de Alexandre de Moraes em 72 horas

Circulam nas redes sociais postagens alegando que Elon Musk teria dado um prazo de 72 horas para o ministro Alexandre de Moraes renunciar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns dos posts afirmam que o não cumprimento da exigência poderia parar a economia brasileira. É falso. A afirmação surgiu em uma peça de humor produzida no TikTok.

João Pedro Capobianco
06.09.2024 - 09h57
Política
MST não vai desfilar no 7 de setembro ao lado do Exército

Circula nas redes sociais que o Exército e o MST desfilarão juntos nos atos cívicos de 7 de setembro, em Brasília. É falso. Inicialmente, só dois integrantes do MST seriam homenageados junto a outros grupos que ajudaram na reconstrução do Rio Grande do Sul. Por questões de logística, o governo decidiu que nenhuma organização vai participar do ato.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital