UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo áudio de caixa-preta atribuído ao acidente com avião da Voepass
13.08.2024 - 16h28
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais vídeo que supostamente mostra trecho de um áudio que seria da caixa-preta do avião da Voepass que caiu na sexta-feira (09), em Vinhedo (SP), vitimizando 62 pessoas. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Caixa preta do avião que caiu em Vinhedo (SP), da Voepass ATR-72
– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp
Falso
Os trechos que circulam nas redes não têm qualquer relação com o acidente aéreo que ocorreu em Vinhedo (SP), na sexta-feira (09). Os áudios são dos desastres com o avião da Varig, em 1989, e com o avião da Gol, em 2006. Além disso, a análise das caixas-pretas da aeronave da Voepass, que armazenam gravações de voz e dados do voo, começou no sábado (10). Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um relatório preliminar deverá ser divulgado em até 30 dias.
O primeiro trecho do conteúdo desinformativo é do desastre que aconteceu com o voo 254 da Varig, em 03 de setembro de 1989. O acidente com a aeronave, que saía de São Paulo com destino a Belém (PA), vitimizou 12 passageiros em decorrência da queda e 17 ficaram gravemente feridos. A voz do trecho é do piloto César Augusto Garcez: "Senhora e senhores passageiros, é o comandante que vos fala. Tivemos uma pane de desorientação dos nossos sistemas de bússola. Estamos com o nosso combustível já no final, ainda com 15 minutos". O piloto e co-piloto do Boeing 737-200 da Varig foram condenados a quatro anos de prisão pelo acidente, mas a pena foi convertida em multa. 
Um outro detalhe que comprova que o áudio é do acidente da Varig é o trecho em que o nome do comandante Garcez e a cidade de Belém, destino do voo, são citados. "- Ô Garcez, você não conseguiu ir pra Belém por que? - Não, é que eu não tinha indicação de Belém. A bússola tava com outra proa". 
O segundo trecho de áudio —  em que soa um alarme — mostra os últimos instantes de uma conversa entre o comandante Décio Chaves Júnior e do co-piloto Tiago Jordão Cruso, que morreram no acidente com uma aeronave da Gol, em 29 de setembro de 2006. O áudio mostra o momento em que um jato Legacy bateu em um Boeing da empresa aérea Gol [minuto 3:35]. O avião caiu a 30 km de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, ocasionando a morte de 154 pessoas. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.09.2024 - 19h09
Política
É falso que Lula disse que não confia nas urnas eletrônicas sem impressão de votos

Circula nas redes um vídeo em que o presidente Lula fala sobre as eleições venezuelanas. Segundo a legenda, o político disse que não confia nas urnas eletrônicas sem votos impressos e pediu os comprovantes para confirmar a reeleição de Maduro. É falso. A fala foi deturpada. No vídeo, o petista defendeu a divulgação das atas de votação da Venezuela

Evelyn Fagundes
17.09.2024 - 18h56
Política
Marçal exagera ao dizer que 2.890 cidades têm mais Bolsa Família que CLT

Circula nas redes trecho de entrevista do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), no qual ele afirma que em “2.890 [cidades] têm mais Bolsa Família do que CLT” e que quem recebe o benefício não pode trabalhar. O número citado é exagerado e não é proibido trabalhar para quem recebe o benefício. 

Gabriela Soares
16.09.2024 - 17h07
Meio Ambiente
Foto de ave queimada tentando proteger ninho foi registrada no Irã, não no Brasil

A imagem de um pássaro queimado ao lado de um ninho circula pelas redes sem a data de registro e nem o contexto da imagem, sendo associada a onda de incêndios que atinge diversos estados do Brasil. Falta Contexto. A foto é de 2020, e mostra um incêndio registrado em Teerã, no Irã, e não no Brasil, como sugerido.

Catiane Pereira
16.09.2024 - 12h16
Venezuela
Vídeo com assassinatos foi gravado no Peru e não na Venezuela

Post mostra um vídeo com registro de assassinatos e a legenda alega que os crimes ocorreram na Venezuela. É falso. Os crimes foram cometidos por um grupo criminoso no Peru, em março de 2023. O post ainda engana por mostrar trecho de um vídeo antigo sobre protestos na Venezuela como se fosse atual, porém foi gravado em 2014.

Maiquel Rosauro
13.09.2024 - 17h05
Política
Governo Lula não fez confisco na ‘calada da noite’ de R$ 12 bi e expropriação de R$ 8 bi

Circula pelas redes sociais publicação segundo a qual o governo federal promoveu, “na calada da noite”, confisco e expropriação de dinheiro pertencente aos cidadãos brasileiros. É falso. O PL 1847/24 autorizou que o Tesouro Nacional incorpore valores esquecidos em instituições financeiras, mas credores ainda podem resgatar os bens.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital