UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Fala de Lula sobre 'desastre' é antiga e sem relação com avião da Voepass
13.08.2024 - 15h22
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais um vídeo com um trecho de uma fala em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 'comemora', segundo a legenda do post, a ocorrência de desastres aéreos. O post sugere que o petista fazia alusão ao acidente com o voo da companhia Voepass, na sexta-feira (9). Falta contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Lula vibra com desastre aéreo
– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp
Falta contexto
A fala do presidente Lula é antiga e ocorreu em 20 de maio deste ano, durante reunião com o setor da indústria do aço, no Palácio do Planalto. O trecho, portanto, não tem relação com o acidente com o avião da Voepass, que vitimizou 62 pessoas, em Vinhedo (SP), na sexta-feira (9). 
Na ocasião do vídeo, o petista deu uma declaração infeliz sobre o fato de a empresa norte-americana Boeing ter desistido de comprar a brasileira Embraer. "Outro dia, a Embraer era uma empresa quase quebrada, foi vendida para a Boeing. Ainda bem que a Boeing teve um desastre e não quis mais a Infraero [Embraer]. Ela agora voltou a ser coqueluche no mundo da aviação”, disse Lula. 
A Boeing desistiu de comprar parte da Embraer em abril de 2020, com a justificativa de que "exerceu seu direito de rescindir o contrato após a Embraer não ter atendido às condições necessárias”. As negociações de compra foram idealizadas em 2018, ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Lula lamenta acidente em Vinhedo
O presidente Lula, durante lançamento de um navio da Marinha em Itajaí (SC), na sexta-feira (9), pediu um minuto de silêncio quando soube da queda do avião da Voepass em Vinhedo. "Queria ser o portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio, porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes. E parece que todos morreram. Queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas", disse Lula, na ocasião.
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.09.2024 - 17h20
Política
Vídeo manipula falas de jornalistas da GloboNews e sugere ordem do STF para incêndios

Um vídeo mostra comentários de Eliane Cantanhêde e Miriam Leitão, na GloboNews, sugerindo que o STF teria ordenado incêndios. É falso. As falas, retiradas de diferentes programas exibidos no dia 23 de novembro de 2023, discutiam a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, sem qualquer ligação com os incêndios que atingem o Brasil.

Catiane Pereira
18.09.2024 - 16h51
Redes
É falso que STF decretou o fim do sigilo bancário

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o “fim do sigilo bancário no Brasil”. É falso. A decisão do STF apenas reconhece a constitucionalidade da responsabilidade das instituições financeiras de fornecerem informações sobre seus clientes aos órgãos fiscais estaduais para fiscalização.

Gabriela Soares
18.09.2024 - 15h34
Política
Jair Bolsonaro não declarou apoio a Pablo Marçal; vídeo foi feito com IA

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mensagem de Jair Bolsonaro em apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). É falso. Ferramentas de detecção de Inteligência Artificial indicam que o conteúdo foi gerado artificialmente.

João Pedro Capobianco
18.09.2024 - 14h14
Política
Kamala Harris, Michelle Obama e Brigitte Macron não são mulheres trans

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que Kamala Harris, candidata à presidência dos Estados Unidos; Michelle Obama, esposa do ex-presidente Barack Obama; e Brigitte Macron, primeira dama da França, “nasceram homens”. É falso. Todas são mulheres cisgêneros, isto é, nasceram com o sexo feminino e se identificam com ele.


Evelyn Fagundes
18.09.2024 - 14h07
Política
Comunicado sobre expediente militar no desfile de 7 de setembro não incluía Brasília

Circula, pelas redes sociais, um comunicado do Comando Militar do Leste (CML) com instruções para o expediente militar em 7 de setembro de 2024. Postagens alegam que a ordem expressa justifica o público no desfile cívico em Brasília. É falso. O CML não atua no Distrito Federal e disse que vai abrir processo disciplinar “para apurar possíveis transgressões”.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital