UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que novo distintivo da Polícia Federal inclui gênero neutro
16.08.2024 - 17h40
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes uma suposta notícia afirmando que a Polícia Federal estaria implementando novos distintivos, desta vez, com a inclusão do gênero neutro na descrição dos cargos. É falso. 
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 
DLOG adquire novos distintivos policiais [...] Uma novidade, trazida na Portaria DG/PF nº 17.725, de 3 de março de 2023 e implementada nos novos distintivos, é a inclusão da descrição dos cargos no gênero feminino (Delegada, Perita e Escrivã) e gênero neutro (Delegade, Perite e Escrive), marcando um passo importante rumo aos processos de transformação da instituição
– Trecho do texto extraído da imagem que circula nas redes sociais
Falso
Não foram incluídos, para a corporação da Polícia Federal, novos distintivos que descrevem cargos no gênero neutro. O texto que circula nas redes sociais foi contestado pela PF em nota encaminhada à Lupa: “Não procede a informação”. Segundo a instituição federal, trata-se de uma desinformação em que o conteúdo original divulgado pela Diretoria de Administração e Logística (DLOG) foi manipulado. 
No comunicado enviado à Lupa, a Polícia Federal encaminhou o texto original sobre a aquisição de distintivos: 
A Diretoria de Administração e Logística (DLOG) informa que adquiriu novos distintivos policiais. Essa aquisição fortalece a identidade visual da instituição, além de representa[r] um avanço na valorização e no reconhecimento dos servidores.
Uma novidade, trazida na Portaria DG/PF nº 17.725, de 3 de março de 2023 e implementada nos novos distintivos, é a inclusão da descrição dos cargos no gênero feminino (Delegada, Perita e Escrivã), marcando um passo importante rumo aos processos de transformação da instituição.
A Superintendência Regional da PF no Amazonas foi a primeira unidade a receber os novos distintivos. A entrega foi realizada pelo Superintendente Regional Umberto Ramos em uma cerimônia simbólica, com a presença de dois servidores representando cada cargo da carreira policial.
Em breve, todo o efetivo receberá um exemplar do distintivo.
Nota-se que o texto enviado pela Polícia Federal não menciona a aquisição de distintivos que contemplem o gênero neutro. O comunicado afirma que a novidade dos novos distintivos é a inclusão do gênero feminino nos cargos como “delegada, perita e escrivã”, que anteriormente eram apresentados unicamente com o gênero masculino. 
A Polícia Federal foi contatada novamente, ainda, para entender mais detalhes sobre o local em que foi publicado o texto original. No entanto, nenhum retorno foi recebido até a publicação desta verificação. 

Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) e a FGV Direito Rio em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.03.2025 - 18h05
Fraude
Deepfake usa vídeo de Lula para promover golpe da falsa indenização

Circulam nas redes vídeos em que o presidente Lula diz que pessoas com o número final de CPF entre 0 a 9 podem resgatar uma indenização de até R$ 8 mil por conta de um vazamento de dados. É falso. Trata-se de uma deepfake. Gravações do presidente foram manipuladas para forjar a promoção de um site falso que não tem qualquer relação com o governo.


Evelyn Fagundes
21.03.2025 - 16h15
Impostos
Decisão de zerar ICMS de alimentos em SP é anterior ao governo Tarcísio

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), zerou o ICMS sobre arroz, feijão, café, açúcar e ovo. É falso. A isenção sobre estes alimentos é anterior ao governo Tarcísio. Açúcar e café não são produtos isentos, mas integram a lista de redução da base de cálculo desde 2000.

João Pedro Capobianco
19.03.2025 - 16h39
Política
O Superior Tribunal de Justiça não recebeu carros doados da empresa chinesa BYD

 É falso que a BYD presenteou o STJ com veículos. A empresa participou de um chamamento público para empréstimo de carros elétricos sob comodato, o que permitiu a concorrência de outras marcas. O edital justifica a renovação da frota por problemas mecânicos e destaca a oportunidade de a administração pública testar automóveis elétricos.

Gabriela Soares
19.03.2025 - 15h13
Fraude
É golpe leilão de celulares; sites falsos se passam pelo G1 e Amazon

Circula nas redes um link que leva para um site que se passa pelo G1 e afirma que a Amazon está organizando um leilão de celulares. No portal, existe outro link que redireciona para uma página que se passa pela Amazon. É falso. Trata-se de um golpe. As imagens foram retiradas de outros sites. A empresa disse à Lupa que não realiza leilões.

Evelyn Fagundes
18.03.2025 - 14h51
Política
É falso que Jair Bolsonaro teve passaporte liberado pelo STF

Circula, nas redes sociais, a alegação de que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) teve seu passaporte liberado após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. É falso. O passaporte de Bolsonaro continua retido. Moraes ordenou a revogação de medidas cautelares contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital