UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que código-fonte de urna pode revelar voto de eleitor
19.08.2024 - 16h42
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais um print de uma imagem que supostamente provaria que o código-fonte da urna eletrônica é capaz de armazenar o nome do eleitor, quando votou, onde votou e em quem votou. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
A IMAGEM mostra o código fonte quebrado. Ela contém todas as informações, eleitor por eleitor. Quando votou, onde votou e, na última coluna (que não aparece), em quem votou. Todas essas informações estão, repito, contidas no CF, ora rompido
– Legenda de post que circula no WhatsApp
Falso
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica em seu site que não há como saber em quem o eleitor votou. Isso porque o log das urnas eletrônicas — onde ficam registradas todas as operações da máquina — não registra informações como número do título de eleitor e nem revela o voto.
A imagem que circula nas redes mostra uma lista de nomes de eleitores que teriam tido os votos identificados pelos logs das urnas. O TSE explica que alguns nomes de pessoas podem aparecer nos logs das urnas, mas isso acontece quando o mesário erra o nome ao digitar os dados do título de eleitor no terminal. 
"Se essa escrita falhar, então é registrado no log o texto que se tentou escrever. Se esse texto for o nome do eleitor, então ele pode ficar registrado no log. O nome do eleitor é exibido no terminal do mesário para a conferência da identidade do cidadão. Contudo, em hipótese alguma, essa anotação revela o voto da pessoa", lembra o TSE.
Os logs das urnas são públicos e podem ser acessados pelo site do TSE. No caso, por exemplo, da 53ª seção eleitoral da 111ª zona, em Caturama (BA), é possível constatar o erro na grafia de nomes. O arquivo em nenhum momento mostra em qual candidato o eleitor votou.
Trecho de arquivo de log que mostra erro na escrita de nome de eleitor na cidade de Caturama (BA)
O que é o código-fonte?
O código-fonte é o conjunto de linhas de programação que traz as instruções de como um software funciona. É nele que se encontra a lógica responsável pela gravação segura dos votos e o seu posterior somatório para a geração do Boletim de Urna. 
Para se ter uma comparação, o código-fonte seria algo similar a uma grande receita de bolo. Ele vai estabelecer as regras para que os sistemas da urna eletrônica sempre façam as coisas da mesma forma. Assim, quando o eleitor vai até a urna votar, todas as etapas do processo — por exemplo, apresentação do cargo na tela, registro do voto digitado, apuração do total de votos — ocorrem de forma sequencialmente definida no código-fonte. Linha após linha, a máquina interpreta os comandos e opera conforme determinado.
O TSE reforça que existem ferramentas internas que monitoram o código-fonte das urnas, sendo possível identificar o que foi modificado e quem realizou esse serviço. “Somente um grupo restrito de servidores e colaboradores do TSE tem acesso ao repositório de código-fonte e está autorizado a fazer modificações no software. Uma consequência disso é que o software utilizado nas eleições é o mesmo em todo o Brasil e está sob o controle estrito do TSE”, explicou o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra.
Sigilo do voto
A urna eletrônica possui, desde 2004, um dispositivo que permite a recontagem dos votos por meio do Registro Digital do Voto (RDV), também chamado de “cédula digital”. O RDV é um arquivo que contém os votos registrados, como uma tabela. Ele armazena, de forma aleatória, o voto exatamente como foi registrado na urna. Isso permite a auditoria da apuração e o sigilo do voto. A recontagem de votos também está prevista no Código Eleitoral em algumas situações.
Assim como em urna tradicional, em que as cédulas de papel ficam embaralhadas, impossibilitando a vinculação de cada cédula a determinado eleitor, no RDV, cada voto é gravado em ordem aleatória do arquivo. Além disso, para cada cargo, é armazenado em ordem diferente, o que impossibilita qualquer tipo de associação entre votos, bem como a associação desses votos com a sequência de comparecimento dos eleitores.
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos, AFP Checamos e Estadão Verifica.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.10.2024 - 19h00
Clima
Vídeo não mostra passagem de furacão Milton; imagens são de tempestades antigas

Circula, pelas redes sociais, publicações com vídeos de tempestades e a alegação de que as imagens são do furacão Milton, que se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos. É falso. O vídeo é uma montagem com imagens antigas disponíveis na internet e associadas a outras tempestades. Formações parecidas com as que estão no vídeo são comuns nas redes sociais.

João Pedro Capobianco
09.10.2024 - 17h41
Internacional
É falso que FBI descobriu túnel entre as casas de Diddy e Michael Jackson

Circula nas redes sociais uma teoria conspiracionista afirmando que, na casa do rapper ‘Diddy’, acusado por abuso sexual, o FBI teria encontrado um túnel que levaria para a casa do cantor Michael Jackson. É falso. Na mansão de Diddy, existe um túnel aquático na área da piscina, mas não há saídas externas à residência.


Evelyn Fagundes
09.10.2024 - 15h51
Política
É antiga publicação de ministro de Israel com crítica ao Lula

Circula um vídeo nas redes sociais afirmando que Israel teria dito: "Somos amigos dos brasileiros e não do Lula". Falta contexto. Não há registro dessa declaração pelo governo de Israel. O vídeo se refere a uma crítica feita em fevereiro pelo ministro Israel Katz.

Gabriela Soares
09.10.2024 - 15h14
Eleições 2024
Vídeo de eleitores hostilizando Rodrigo Pacheco é de 2022

Um vídeo mostra o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, sendo vaiado ao votar; a publicação sugere que a gravação é recente. Falta Contexto. O vídeo é de 2 de outubro de 2022, durante o 1º turno das eleições gerais. Este ano, Pacheco permaneceu em Brasília devido a uma virose e não foi a Belo Horizonte para votar.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital