UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo registra arrebatamento de pessoas em aeroporto
20.08.2024 - 18h28
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra pessoas desaparecendo em um aeroporto. Segundo a legenda do post, a filmagem mostrou o “arrebatamento”, conceito cristão que diz que fiéis seriam retirados da Terra para encontrar Jesus antes do fim dos tempos. É falso. 
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Vejam pessoas sumindo dentro do aeroporto
Será o arrebatamento[?] Muito estranho

– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A gravação é uma encenação produzida pelo projeto Perhaps Today (“Talvez Hoje”, em português), que produz diversos vídeos baseados na teoria do arrebatamento. Os conteúdos são roteirizados e manipulados a fim de defender o conceito cristão e mostrar como ele aconteceria. No filme, as pessoas desaparecem por meio de efeitos visuais e cortes nas cenas. Para tornar a narrativa mais realista, uma das características dessa campanha é simular o ponto de vista de câmeras de segurança, como aconteceu na cena do aeroporto.
A Turning Point é uma organização criada pelo pastor e escritor estadunidense David Jeremiah que produz séries de filmes para abordar o arrebatamento. Segundo o projeto Perhaps Today, o objetivo do trabalho é “criar um conteúdo tão intrigante que o mundo vai querer parar e considerar a realidade deste evento profético iminente e olhar para a palavra de Deus em busca de respostas para suas perguntas espirituais”.
Para além da simulação de que a gravação teria sido feita a partir de câmeras de segurança, o projeto cria outros conteúdos em que os personagens utilizam celulares para gravar e narrar a situação, tornando a história mais próxima com o interlocutor. Na conta de Instagram da Turning Point foram publicados, em 2023, vídeos desse gênero abordando o arrebatamento no aeroporto.
As filmagens são realizadas em diversos cenários do cotidiano, como em aeroportos, igrejas ou até mesmo em um ônibus . O último caso, por exemplo, já foi utilizado em publicações desinformativas anteriormente.
Em outubro do ano passado, a Lupa produziu uma verificação sobre um vídeo que teria sido gravado por uma câmera de segurança de um ônibus e que mostrava crianças desaparecendo do veículo. Segundo o post, o sumiço era explicado pelo arrebatamento, o que também era falso, uma vez que a filmagem também fazia parte do projeto "Perhaps Today".  

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais


Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


29.04.2025 - 16h08
Fraude
É golpe site que promete indenização por fraude no INSS; vídeo é deepfake

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher afirma que, em vista da fraude no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo federal decidiu indenizar as vítimas. Para sacar o valor, seria necessário acessar um site. É falso. Trata-se de um golpe. O site não é oficial do governo. O vídeo foi criado com deepfake. 


Evelyn Fagundes
29.04.2025 - 12h47
Política
Andréia Sadi não questionou liberdade de Lula ao vivo na GloboNews

É falso que Andréia Sadi tenha questionado por que Lula está solto ao comentar a prisão de Fernando Collor. No Estúdio i da GloboNews, em 25 de abril de 2025, a jornalista criticou a incoerência de condenar toda a Lava Jato, mas não mencionou o nome de Lula.

Gabriela Soares
28.04.2025 - 16h54
Internacional
É falso que EUA enviaram apenas Trump e Melania para funeral do Papa

Circula, nas redes sociais, a alegação de que a comitiva norte-americana que foi ao funeral do Papa Francisco era composta apenas pelo presidente Donald Trump e pela primeira-dama Melania. É falso. Registros oficiais demonstram que a comitiva estadunidense tinha outras pessoas.

João Pedro Capobianco
25.04.2025 - 18h37
Internacional
É falso que Papa Francisco deixou Lamborghini e patrimônio milionário

Circula nas redes um vídeo afirmando que o Papa Francisco deixou um patrimônio milionário que envolve um carro da Lamborghini e um prédio de 20 andares. É falso. Francisco não possuía bens. O veículo foi um presente que o Pontífice recebeu da própria marca e optou por leiloar, e destinar o valor para projetos sociais. 


Evelyn Fagundes
25.04.2025 - 13h25
Política
Janja não foi impedida de viajar ao Vaticano para funeral do Papa

Circula nas redes sociais um post que afirma que a primeira-dama Janja da Silva foi impedida pelo Vaticano de participar do funeral do Papa Francisco. A informação é falsa. A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) desmentiu o boato. Janja integra a comitiva do presidente Lula em visita oficial ao Vaticano.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital