UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeos manipulam imagens de famosos para promover medidor de glicose a laser ineficaz
20.08.2024 - 13h53
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo com a imagem do ex-jogador de futebol e agora senador Romário de Souza Faria (PL) no qual ele supostamente divulga um medidor de glicose a laser chamado “GlicoMax”, atribuído à empresa Siemens Healthineers.  É falso. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Diga adeus às dolorosas picadas no dedo para controlar seus níveis de açúcar. Com o GlicoMax™, você monitora sua glicose de forma saudável, prática e sem picadas (...)  Clique em Saiba Mais e experimente a precisão e a praticidade do Medidor a Laser GlicoMax™ Siemens”
– Legenda em vídeo que, até 10h do dia 20 de agosto de 2024, havia sido visualizado por 117 mil usuários no Facebook
Falso
O vídeo é falso e foi manipulado com inteligência artificial (IA) para parecer que Romário indicava o equipamento — uma tática conhecida como deepfake. O advogado do senador, Willer Tomaz, confirmou por telefone que o vídeo é falso e que medidas legais estão sendo tomadas contra os responsáveis pela propaganda fraudulenta. Além disso, o “medidor a laser” atribuído à empresa Siemens Healthineers não existe, conforme verificado no site da companhia.  
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alertam para a falta de evidência quanto à eficácia e segurança do “medidor a laser de glicose”. 
Em nota ao portal Um Diabético, a Anvisa esclareceu que a venda do equipamento é irregular e que não há registro ou notificação de nenhum monitor de glicose sem agulha na base de dados da agência. A SBD reforça que não há validação técnica do produto e desaconselha a sua compra. O médico Márcio Krakauer, assessor de tecnologia da SBD, explica que para medir a glicose é preciso o uso de sangue ou fluido intersticial, algo que dispositivos sem agulha não conseguem fazer. 

Manipulação com IA facilita o golpe

Além da imagem de Romário, outras personalidades também foram indevidamente usadas para divulgar o produto. Um vídeo do apresentador Ratinho foi manipulado para parecer que ele recomendava a falsa solução. Na publicação original, disponível no Instagram do apresentador, ele opinava sobre a legalização da maconha no Brasil.
A imagem do ator Ary Fontoura foi falsamente associada ao produto em um vídeo manipulado por inteligência artificial, onde Fontoura "relata" como o medidor facilitou sua rotina durante uma entrevista no programa "Conversa com Bial", da TV Globo. No entanto, ao verificar a versão original do programa, transmitida em 24 de maio de 2024, é possível confirmar que Fontoura não fez nenhuma menção ao produto, muito menos o recomendou.
Vídeos do apresentador Ratinho e do ator Ary Fontoura são manipulados por IA para forjar que ambos divulgaram o falso medidor a laser de glicose.

Outras táticas de venda enganosas 

Além do uso de IA, os golpistas utilizam outras táticas para comercializar o falso medidor, como reportagens falsas e sites que imitam o layout de empresas conhecidas. 
Uma dessas publicações simula, por exemplo, o site do jornal Estadão para forjar que o veículo noticiou o produto. O que é falso, conforme busca no site do veículo e análise do site apócrifo, que tem um domínio diferente do usado pelo Estadão: “www.estadao.com.br”.
Outros sites reproduzem o design do Mercado Livre e da Siemens Healthineers — empresa falsamente associada ao produto. Em ambos os casos é possível notar que o domínio do site não pertence às empresas (compare aqui).
A falsa publicação atribuída ao Mercado Livre chegou, inclusive, a usar a imagem do médico Drauzio Varella para induzir o consumidor a pensar que ele recomendava o suposto medidor de glicose. O que é falso, como esclareceu a assessoria de Varella em nota à Lupa.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

SAIBA MAIS:
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.




Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.11.2024 - 19h52
Fraude
É golpe suposta promoção da Saraiva que promete livros gratuitos

Circulam nas redes vídeos afirmando que a livraria Saraiva – que decretou falência em outubro de 2023 – teria retornado ao mercado e estaria distribuindo livros gratuitamente em um site. É falso. Trata-se de um golpe que busca extrair dados pessoais e dinheiro das vítimas. Ao contrário do que afirma o post, a Saraiva não saiu da autofalência.


Evelyn Fagundes
21.11.2024 - 18h43
Fraude
Golpe simula site do g1 para divulgar falso leilão da Receita Federal

Circula pelas redes que a Receita Federal está realizando um leilão de diversos itens eletrônicos. A notícia supostamente foi divulgada pelo portal G1. É golpe. A Receita Federal esclarece que seus leilões são realizados exclusivamente pelo Sistema de Leilão Eletrônico, acessível apenas a usuários cadastrados no site do Governo Federal.

Catiane Pereira
21.11.2024 - 17h50
Política
Autor do atentado ao STF morreu por explosão, não por tiros de seguranças

Circula nas redes que Francisco Wanderley Luiz, responsável pelo atentado a bomba na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi morto a tiros após soltar rojões no STF. É falso. A perícia confirmou que ele morreu devido a um traumatismo craniano causado pela explosão de um artefato que ele acionou. As bombas tinham "grau de lesividade muito grande".

Gabriela Soares
21.11.2024 - 17h10
Fraude
É golpe falsa campanha de Novembro Azul atribuída à Olympikus

Circulam vídeos afirmando que a Olympikus lançou o "Desafio Novembro Azul", oferecendo descontos em tênis com lucro para uma ONG. Trata-se de um golpe. Não há registros da promoção nos canais da marca, e a Fundação do Câncer, citada no boato, negou qualquer parceria e alertou sobre a fraude.

Gabriela Soares
21.11.2024 - 15h06
Política
Bolsonaro não recebeu passaporte diplomático dos EUA

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Jair Bolsonaro ganhou um passaporte diplomático estadunidense. É falso. Publicações afirmam que Donald Trump teria concedido o documento ao brasileiro, mas Trump só será investido no cargo de presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2025.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital