Circulam nas redes vídeos afirmando que a livraria Saraiva – que decretou falência em outubro de 2023 – teria retornado ao mercado e estaria distribuindo livros gratuitamente em um site. É falso. Trata-se de um golpe que busca extrair dados pessoais e dinheiro das vítimas. Ao contrário do que afirma o post, a Saraiva não saiu da autofalência.
Circula pelas redes que a Receita Federal está realizando um leilão de diversos itens eletrônicos. A notícia supostamente foi divulgada pelo portal G1. É golpe. A Receita Federal esclarece que seus leilões são realizados exclusivamente pelo Sistema de Leilão Eletrônico, acessível apenas a usuários cadastrados no site do Governo Federal.
Circula nas redes que Francisco Wanderley Luiz, responsável pelo atentado a bomba na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi morto a tiros após soltar rojões no STF. É falso. A perícia confirmou que ele morreu devido a um traumatismo craniano causado pela explosão de um artefato que ele acionou. As bombas tinham "grau de lesividade muito grande".
Circulam vídeos afirmando que a Olympikus lançou o "Desafio Novembro Azul", oferecendo descontos em tênis com lucro para uma ONG. Trata-se de um golpe. Não há registros da promoção nos canais da marca, e a Fundação do Câncer, citada no boato, negou qualquer parceria e alertou sobre a fraude.
Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Jair Bolsonaro ganhou um passaporte diplomático estadunidense. É falso. Publicações afirmam que Donald Trump teria concedido o documento ao brasileiro, mas Trump só será investido no cargo de presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 2025.