UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Prefeitura de Curitiba não vai distribuir livro sobre 50 ícones LGBT para alunos
22.08.2024 - 17h23
Porto Alegre - RS
Vídeo nas redes sociais traz um homem exibindo dois livros adquiridos pela prefeitura de Curitiba (PR) que fazem referência à temática LGBT. Ele alega que o município quer apresentar 50 ícones LGBT para os estudantes adorarem. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Jean Wyllys, Pabllo Vittar, uma pastora travesti e um bandido gay vão virar referência pro seu filho. A Prefeitura de Curitiba comprou esse material aqui. Eles querem apresentar 50 ícones LGBT pro seu filho adorar. Eu vou citar alguns para você. Uma pastora travesti, Pabllo Vittar e Jean Wyllys. Ou seja, hoje você vota na direita para amanhã o teu filho tá votando no PSOL. O livro ainda tem Madame Satã. Um famoso bandido do Rio de Janeiro que pegou 25 anos de cana por ser um assassino. Esse outro material recomendado para crianças de 4 a 8 anos se conta uma história de um menino que quer virar um travesti”
– Fala dita em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A prefeitura de Curitiba não vai apresentar 50 ícones LGBT para que sejam adorados pelos estudantes da rede municipal de ensino. O homem no vídeo é um candidato a vereador. Os dois livros que ele mostra no vídeo – 50 LGBTQ+ Incríveis, de Débora Thomé, e Julián É uma Sereia, de Jessica Love – foram adquiridos pela administração municipal para formação de profissionais de educação que atuam com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Em nota enviada à Lupa, a prefeitura de Curitiba informa que os livros mostrados pelo candidato não foram distribuídos para unidades educacionais e não são utilizados em nenhum tipo de atividade com crianças e estudantes da rede municipal de ensino da capital paranaense. 
“Com a verba do Orçamento da Criança e Adolescente (OCA), a Coordenadoria de Equidade, Famílias e Rede de Proteção da Secretaria Municipal da Educação realizou a compra de títulos que abordam o tema, com o intuito de realizar formação e pesquisa com os profissionais docentes que atuam com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (Sistema de Atendimento Socioeducativo)”, explica a prefeitura, em nota.

‘50 LGBTQ+ Incríveis’

Conforme a sinopse de 50 LGBTQ+ Incríveis, a obra mostra “as vidas de pessoas que escolheram ser felizes e viver a vida pelas próprias regras, lutando contra preconceitos e contra as regras de uma sociedade que teimava em tentar impedi-las de serem quem são”. 
No vídeo, o candidato cita que o livro fala de uma “pastora travesti”, mas não cita o seu nome. Trata-se de Alexya Salvador. Ela se tornou a primeira pastora evangélica transgênero da América Latina e foi a primeira mulher trans a adotar uma criança no Brasil.

‘Julián É uma Sereia’

O candidato diz no vídeo que o livro “conta uma história de um menino que quer virar um travesti”. Na verdade, a obra – que ganhou inúmeros prêmios, entre eles o Stonewall Book Awards e o Klaus Flugge Prize – trata de aceitação familiar
“Enquanto andava de metrô com a avó, Julián avistou um grupo de mulheres extremamente arrumadas. O cabelo delas era esvoaçante e em tons vivos, seus adornos reluziam, e os vestidos terminavam numa belíssima cauda de sereia. A alegria delas era contagiante. Já em casa, ainda encantado, Julián sente vontade de se arrumar como uma sereia. Mas o que será que a avó vai achar da bagunça que ele fez - e, ainda mais, o que ela vai pensar sobre a forma como Julián se vê? Um livro delicado e colorido sobre amor e, principalmente, respeito”, diz a sinopse.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.10.2024 - 14h31
Política
É falsa a imagem de Elon Musk fazendo o ‘M’ de Marçal; foto foi gerada por IA

Post nas redes sociais mostra a imagem de um homem vestindo um boné com a letra “M” estampada e fazendo o sinal da referida letra com os dedos. A legenda indica que se trata do empresário Elon Musk fazendo o “M” de Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato a prefeito de São Paulo. É falso. A imagem foi criada por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 13h02
Eleições 2024
É falso que Pablo Marçal não gastou nada na campanha para prefeito de SP

Publicação nas redes sociais alega que Pablo Marçal (PRTB) não gastou nenhum real na campanha para a Prefeitura de São Paulo (SP). A postagem afirma que seus adversários gastaram R$ 78 milhões a mais, e obtiveram apenas 1% a mais nos votos. É falso. A divulgação de candidaturas e contas eleitorais de Marçal mostra que foram gastos R$ 4,9 milhões.

João Pedro Capobianco
07.10.2024 - 18h25
Internacional
Vídeo mostra comemoração de futebol, não ataque de Israel ao Líbano

 Circula nas redes sociais um vídeo mostrando pessoas observando diversas luzes vermelhas caindo do céu. A legenda do post indica que a cena seria de um ataque de Israel ao Líbano. É falso. As imagens não são do Líbano. As cenas mostram a comemoração da torcida do Mouloudia Argel pelos 103 anos do time de futebol, na Argélia.


Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h49
Eleições 2024
Não é irregular transporte de urnas em caminhonete gravado no Mato Grosso

Vídeo mostra uma caminhonete preta transportando urnas eletrônicas, com um homem insinuando irregularidades devido à falta de identificação do veículo. É falso. O carro está na lista de veículos alugados para as eleições de 2024, divulgada pelo TRE do Mato Grosso.

Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h23
Política
Lula não foi nomeado novo líder do Hezbollah

Circula, pelas redes sociais, vídeo que mostra o presidente Lula (PT) vestindo um keffiyeh, tradicional lenço árabe. Publicações alegam que ele foi aceito como novo líder do grupo libanês Hezbollah. É falso. As imagens são do encontro de Lula com Issam Idom, dono de uma doceria libanesa em São Paulo (SP). O lenço foi um presente do empresário.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital