UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Defesa Civil não emitiu alerta para que pessoas não saíssem de casa em Ribeirão Preto (SP)
27.08.2024 - 18h32
Poços de Caldas (MG)
Circulam pelas redes sociais publicações sobre um suposto comunicado que a Defesa Civil teria emitido, com pedido para que as pessoas não saíssem de casa na região de Ribeirão Preto (SP) em razão das queimadas no estado de São Paulo no último final de semana. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Defesa civil emitiu um comunicado pedindo para que as pessoas não saiam de casa. Chegamos ao nível máximo de CO2 em Ribeirão. O ar tá irrespirável. Se cuidem.”
– Texto em publicação nas redes sociais.
Falso
Em nota à Lupa, a Defesa Civil do Estado de São Paulo disse desconhecer qualquer tipo de mensagem com o teor do post que circula pelas redes sociais. O órgão afirmou que os alertas que enviou foram divulgados por seus canais oficiais nas redes e pelo sistema de alertas 40199, via mensagens de texto (SMS). A Defesa Civil de Ribeirão Preto (SP) não veiculou qualquer alerta.
Na quinta-feira (22), véspera dos incêndios na região de Ribeirão Preto (SP), o perfil oficial da Defesa Civil do Estado de São Paulo no Instagram publicou o vídeo de um incêndio de grandes proporções com a seguinte legenda: “Incêndio registrado na tarde desta quinta-feira (22). Em uma situação como essa, recomendamos às pessoas saírem do local e ligarem 199. Nesta semana, o tempo está muito quente e seco, o que aumenta o risco de queimadas. Jamais coloque fogo em lixo, solte balões, limpe o terreno com fogo ou jogue bituca de cigarro nas margens das rodovias”.
Na segunda-feira (19), o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo havia emitido um alerta com a seguinte mensagem: “Risco elevado para incêndios florestais na região metropolitana da capital paulista. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental!”. Enviada para números de telefone cadastrados no SMS 40199, a mensagem era um alerta sobre o risco de queimada e uma advertência de que atear fogo em vegetação é uma prática criminosa.
Nenhuma das mensagens pedia para que as pessoas não saíssem de casa, nem falava que o ar havia chegado ao “nível máximo de CO2” na região de Ribeirão Preto (SP). A Defesa Civil de São Paulo reiterou, à Lupa, que suas fontes oficiais de comunicação são os perfis oficiais @defesacivilsp e o sistema de alertas 40199.
Também no dia 19, a Defesa Civil, a Secretaria de Meio Ambiente e a Fundação Florestas, que gerencia as áreas protegidas de São Paulo, publicaram no Instagram seis orientações sobre o que fazer em caso de incêndios florestais. Nenhuma delas dizia para não sair de casa.
Pouco antes das recomendações em caso de incêndio, a Defesa Civil de São Paulo publicou em seu perfil oficial no Instagram um alerta de baixa umidade do ar. A publicação continha recomendações de cuidados com a saúde, como manter-se hidratado, evitar atividades físicas intensas durantes as horas mais quentes do dia e o uso de umidificadores em ambientes fechados.
Como parte da “Operação SP Sem Fogo”, a Defesa Civil recomenda a adoção de algumas medidas para a prevenção de queimadas e incêndios florestais: não soltar balões; não acender fogueiras; não utilizar fogo na limpeza de terrenos; uso de queima controlada somente com autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb); e construção de aceiros que evitem a propagação de fogo em propriedades rurais.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.03.2025 - 15h47
Saúde
Bebida com inhame, limão, laranja e chá de baleeira não “cancela” sintomas da dengue

Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.


Evelyn Fagundes
14.03.2025 - 14h20
Religião
Post com pedido de oração pela Síria atribuído ao Papa é fake

Circula, pelas redes sociais, um pedido de orações pela Síria feito pelo Papa Francisco. No texto da publicação, são mencionadas pessoas decapitadas na cidade de Qaraqosh, no Iraque. É falso. A mensagem circula nas redes desde, pelo menos, 2017. Não se tem notícia de mensagem semelhante divulgada pelo Pontífice.

João Pedro Capobianco
14.03.2025 - 14h15
Cultura
‘Ainda Estou Aqui’ não foi financiado pelo BNDES

Circula nas redes sociais um post afirmando que o filme “Ainda Estou Aqui” foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É falso. A produção foi custeada com recursos próprios, não públicos. A publicação distorceu uma notícia sobre o banco ter aprovado recentemente um financiamento para uma coprodutora do longa.


Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 17h30
Política
Vídeo em que homem diz ter orgulho da prisão de Lula foi editado

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem declara que um dos momentos de maior orgulho de sua vida foi o dia em que o presidente Lula foi preso. É falso. O vídeo foi editado. Na fala original, ele afirma que tinha “muito orgulho do presidente” e que, no momento em que Lula foi preso durante a Lava Jato, o petista enfrentou a situação de “cabeça levantada”.

Ítalo Rômany
13.03.2025 - 17h01
Economia
É falso que governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias

Circula nas redes sociais um post que afirma que o governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias com a nova lei trabalhista vigente em 2025. É falso. Não existe qualquer mudança ou alteração sobre esse direito. Faltas justificadas por atestados médicos não impactam nas férias do trabalhador.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital