UOL - O melhor conteúdo
Lupa
No Roda Viva, Boulos exagera sobre feiras e condenação de Marçal
27.08.2024 - 19h30
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) foi sabatinado no programa Roda Viva, da TV Cultura, no dia 26 de agosto. Na entrevista, ele justificou as mudanças em sua forma de fazer política nos últimos anos — da militância à frente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) até a atuação como parlamentar. 
Fez críticas ao adversário Pablo Marçal (PRTB), a quem chamou de “abjeto, criminoso e marginal”, mas também mirou o alvo para o prefeito Ricardo Nunes (MDB) — candidato à reeleição que, segundo Boulos, representa a extrema-direita e o bolsonarismo. 
O político falou dos planos para habitação, segurança e combate à desigualdade na capital paulista. Ele citou informações descontextualizadas sobre a expectativa de vida em diferentes bairros e exagerou ao falar sobre o destino dos resíduos das feiras livres da cidade. 
Além de Boulos, já foram entrevistados o apresentador José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB). Os outros dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas — o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) — também serão sabatinados no Roda Viva.
A Lupa checou algumas das declarações do candidato. A assessoria de imprensa de Boulos foi procurada e as respostas enviadas pela equipe serão incluídas na checagem.
“Resíduos de feira livre (...) tinha que ir direto para um campo de compostagem. Sabe o que faz hoje? A prefeitura paga por uma empresa pegar aquilo e enterrar em um aterro” 
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de agosto de 2024
Exagerado
Desde 2015 a prefeitura de São Paulo realiza o projeto “Feiras e Jardins Sustentáveis” para tratar resíduos orgânicos proveniente de feiras livres. Vale ressaltar, contudo, que a iniciativa atende apenas a 17% das feiras livres da cidade, conforme dados da prefeitura de 2021 — última atualização disponível. 
Os resíduos são encaminhados para cinco pátios com capacidade total para receber até 15.600 toneladas de frutas, legumes e verduras por ano e produzir aproximadamente 3.120 toneladas de composto orgânico. Em 2023, os pátios receberam quase 7.000 toneladas de resíduos orgânicos, resultando na produção de mais de 1.300 toneladas de composto orgânico, segundo a prefeitura.
“A essa época, na eleição de 2012, (...) o Fernando Haddad tinha 10% dos votos”
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de agosto de 2024
Verdadeiro
Nos quatro meses que antecederam as eleições municipais de São Paulo em 2012, as pesquisas eleitorais da época, feitas pelo Datafolha, mostravam o então então candidato à prefeitura, Fernando Haddad (PT), com 7% e 8% das intenções de voto. 
Em 15 de junho de 2012, o petista tinha 8%. Esse número caiu para 7% em 19 de julho e voltou a 8% em 20 de agosto daquele ano. Embora estivesse em terceiro lugar nas pesquisas e numericamente bem atrás dos adversários à época — Celso Russomanno (PRTB à época, atual Republicanos) tinha 31% das intenções de voto e José Serra (PSDB) 27% em agosto de 2012. Russomanno terminou a eleição com menos de 22% e viu tucano e petista indo para o segundo turno. Na disputa do segundo turno, Haddad venceu o pleito.  
“Hoje são 70 cenas de uso de crack espalhadas pela cidade de São Paulo”
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de agosto de 2024
Verdadeiro
A cidade de São Paulo possuía 72 concentrações de usuários de drogas no primeiro semestre de 2023, de acordo com levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo em 19 de julho de 2024, a partir de dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) obtidos pelo jornal via Lei de Acesso à Informação.
Segundo o balanço, a maioria dos pontos de uso de drogas em São Paulo está na periferia, com destaque para 41 locais identificados: 20 na zona leste, 14 na zona norte, seis na zona sul e um na zona oeste. O Parque Novo Mundo, na zona norte, é o bairro com mais ocorrências fora do centro. No centro, foram registrados 15 pontos, incluindo Campos Elíseos e Santa Ifigênia. Há cracolândias também em áreas nobres da capital, como no Alto de Pinheiros.
A SSP-SP explica que o levantamento seguiu a mesma metodologia do Levantamento de Cenas de Uso em Capitais (Lecuca), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que considera locais com pelo menos 15 usuários de droga por pelo menos três dias consecutivos. A secretaria informou que os dados são do início de 2023, mas não especificou a data exata da coleta.
“Ele próprio [Pablo Marçal é] condenado por fraude bancária por golpe contra aposentado”
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de agosto de 2024
Exagerado
Pablo Marçal (PRTB) foi condenado por furto qualificado — e não fraude bancária. Sua condenação é referente à participação em uma quadrilha que realizava furtos cibernéticos de contas bancárias. É possível que aposentados tenham sido vítimas do esquema, contudo, a decisão do processo cita que “instituições bancárias arcaram com o total do prejuízo”.
Em maio de 2010, o empresário foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região pelo delito de furto qualificado. Ele recebeu uma sentença de quatro anos e cinco meses de reclusão, acusado de participar de uma quadrilha especializada em golpes digitais. O grupo criminoso operava criando sites falsos de bancos públicos para desviar dinheiro de correntistas. 
“[Ricardo Nunes] botou um vice, indicado pelo Bolsonaro, que acha que o morador da periferia tem que ser tratado diferente do que o morador do [bairro] Jardins” 
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de agosto de 2024
Verdadeiro
Em 2017, enquanto ocupava o comando da Rota, batalhão especial da Polícia Militar de São Paulo, o coronel da reserva Ricardo Mello Araújo (PL) defendeu abordagens diferentes nos Jardins e na periferia da capital paulista. Em entrevista ao UOL em agosto daquele ano, Araújo afirmou que os policiais que atuam na região nobre e na periferia adotam formas diferentes de falar com moradores. 
"É uma outra realidade. São pessoas diferentes que transitam por lá. A forma dele abordar tem que ser diferente. Se ele [policial] for abordar uma pessoa [na periferia], da mesma forma que ele for abordar uma pessoa aqui nos Jardins [região nobre de São Paulo], ele vai ter dificuldade. Ele não vai ser respeitado", disse. "Da mesma forma, se eu coloco um [policial] da periferia para lidar, falar com a mesma forma, com a mesma linguagem que uma pessoa da periferia fala aqui no Jardins, ele pode estar sendo grosseiro com uma pessoa do Jardins que está ali, andando", complementou.
O ex-coronel da Rota foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser o vice na chapa de Ricardo Nunes na corrida pela prefeitura da capital paulista em 2024.
“O maior empreendimento de habitação de interesse social da cidade de São Paulo é o Copa do Povo, em Itaquera, com 2.650 apartamentos — que é uma parceria do MTST com o governo federal”
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de agosto de 2024
Verdadeiro
Em dezembro de 2023, o governo federal assinou contrato para início das obras do Copa do Povo, empreendimento com moradias destinadas a famílias sem teto. Os imóveis serão construídos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
O nome do condomínio é uma referência à ocupação que ficou conhecida como Copa do Povo, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. O terreno onde os imóveis serão construídos foi ocupado em 2014 pelas famílias sem teto. O projeto prevê a construção de 2,6 mil apartamentos, com investimento na faixa de R$ 573 milhões.
“Se você for na Cidade Tiradentes ou no Jardim Ângela, a expectativa de vida tá em 61 anos. Se você for para Moema, para o Jardins, é mais de 80."
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de agosto de 2024
Falta contexto
Segundo levantamento mais recente divulgado pela Rede Nossa São Paulo em 2024, que tem como base os dados de 2022 e apresenta o indicador “idade média ao morrer”, Cidade Tiradentes e Jardim Ângela contam com uma média de 61 e 62 anos, respectivamente. O bairro dos Jardins não aparece no estudo, pois a pesquisa leva em conta os distritos da cidade de São Paulo e os Jardins pertencem ao distrito de Pinheiros. No levantamento, a idade média ao morrer para os moradores de Pinheiros é de 80 anos e para Moema está em 81 anos.
No entanto, a Rede Nossa São Paulo afirma que esse estudo é diferente de um levantamento sobre expectativa de vida, pois o “idade média ao morrer” usa como variável o número de óbitos do ano anterior, ou seja, “um dado concreto e mais próximo da realidade”. A idealizadora do estudo vê, por outro lado, a expectativa de vida como uma projeção, uma estimativa para um período futuro pré-determinado.
“[Ricardo Nunes] disse que o 8 de janeiro não foi tentativa de golpe”
– Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, no dia 27 de agosto de 2024
Verdadeiro
Em 15 de julho, o prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que não considera os ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 como uma tentativa de golpe. A declaração foi feita durante uma sabatina promovida pelo site UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo.
Na ocasião, Nunes disse que os invasores “cometeram um erro gravíssimo, têm que pagar por isso, mas eu acho que está muito distante de a gente poder dizer que aquelas pessoas tinham a intenção de dar um golpe de Estado". O político também classificou o 8 de janeiro como um "atentado contra o patrimônio público" e rechaçou as penas atribuídas aos envolvidos.
"Aquelas pessoas que a gente viu ali, a grande maioria (são pessoas) humildes, ambulantes, aposentados", sustentou Nunes.
LEIA TAMBÉM
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


26.11.2024 - 16h00
Política
Bolsonaro repete mentiras ao se defender de indiciamento

Jair Bolsonaro voltou a repetir mentiras e ataques ao sistema eleitoral brasileiro em primeira coletiva de imprensa após indiciamento pela Polícia Federal. O ex-presidente conversou com jornalistas em 25/11 em Brasília. Ele negou envolvimento em trama golpista e atribuiu indiciamento a perseguição política. A Lupa checou algumas das declarações:

Carol Macário
25.10.2024 - 21h58
Eleições 2024
Na RBS, Melo e Rosário erram ao falar de recursos e prevenção de cheias

Os candidatos à prefeitura de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT), participaram nesta sexta (25) do último debate antes do segundo turno, promovido pela RBS TV. No encontro, Melo e Rosário erraram ao falar sobre as responsabilidades e os recursos destinados à proteção contra as enchentes. Confira a checagem da Lupa:

Maiquel Rosauro
22.10.2024 - 20h00
Eleições 2024
Na GloboNews, candidatos de SP erram sobre votos na periferia e Enel

Os candidatos à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), foram sabatinados pela GloboNews nesta terça (22). Boulos errou ao afirmar que Lula e Haddad venceram em todas as periferias de SP em 2022. Nunes exagerou ao dizer que a Enel deixou a concessão em Goiás por pressão do governador. Confira a checagem da Lupa.

Carol Macário
14.10.2024 - 22h30
Eleições 2024
Na Band, Nunes e Boulos erram dados e trocam ataques sobre apagão

O apagão que afetou São Paulo foi alvo de troca de ataques entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos no debate da Band desta segunda (14). Os candidatos exageraram dados sobre podas de árvores, fizeram afirmações contraditórias sobre 'rachadinha' e enganaram sobre posicionamento político diante de temas como drogas. Confira checagem da Lupa

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital