Golpes digitais anunciando vagas em falsos concursos públicos se espalham nas redes sociais. Só em junho, a Lupa localizou três golpes do tipo, que usaram anúncios e páginas simulando sites oficiais para enganar candidatos e lucrar com cobranças de inscrições em seleções que não existem.
Durante o GlobalFact, maior encontro global sobre combate à desinformação, os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia defenderam a atuação do Judiciário no debate sobre regulamentação das big techs. Ambos afirmaram que esse maior rigor é para “minar" mentiras propagadas nas redes, preocupação essa que se avizinha com as eleições de 2026
A partir desta quarta-feira (25), o Rio de Janeiro recebe o Global Fact 2025, o maior evento mundial dedicado ao combate à desinformação. O encontro reúne checadores de diversos países para discutir os desafios do setor e apresentar soluções inovadoras. Os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia estão entre os participantes do evento.
Relatório inédito da Lupa revela que golpes digitais estão mais sofisticados, com o uso de inteligência artificial, deepfakes, marcas famosas e linguagem emocional. O estudo que inaugura o Observatório da Lupa, mostra que esses esquemas se organizam como campanhas de marketing para espalhar desinformação.
Influenciadores ensinam abertamente como aplicar golpes digitais, com apoio de fóruns pagos e em plataformas como YouTube e TikTok. Em vídeos com centenas de visualizações, ensinam como usar deepfakes, sites falsos e promessas milagrosas para enganar consumidores. Enquanto isso, as big techs falham em conter o avanço do marketing fraudulento.