UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa pesquisa que mostra Pablo Marçal com 53,29% de intenções de voto
03.09.2024 - 17h07
Poços de Caldas (MG)
Circula pelas redes sociais uma publicação com uma suposta pesquisa eleitoral para a prefeitura de São Paulo (SP) em que o candidato Pablo Marçal (PRTB) aparece com 53,29% das intenções de voto. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 
“Pesquisa I.B.P.G - São Paulo SP 08/2024
Pablo Marçal (PRTB) 53,29%
Boulos (PSOL) 16,70%
Ricardo Nunes (MDB) 13,64%
Datena (PSDB) 10,14%)
Tabata Amaral (PSB) 3,18%”
– Texto em publicação nas redes sociais
Falso
A publicação utiliza o conteúdo de uma peça satírica publicada por um perfil de humor no X em 13 de agosto de 2024. A sigla IBPG (Instituto Brasileiro de Pesquisa Grafeno), utilizada na postagem, é fictícia. Em um comentário na mesma publicação, o perfil de humor diz que a pesquisa foi feita em um cemitério, deixando claro que não se trata de uma sondagem autêntica.
No Instagram, a pesquisa falsa foi divulgada por um perfil que publica conteúdos – os chamados “cortes” – favoráveis ao candidato Pablo Marçal. Um vídeo mostra, em tela dividida, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Marçal, com os números da falsa pesquisa ao centro. A postagem traz, na legenda, os dizeres: “Será se é verdade? Deixe seu comentário”.
O perfil, definido como criador de conteúdo digital, promete “seus primeiros 10 mil [reais] por mês sem mostrar o rosto com o Poder dos Cortes e da viralização”. A estratégia de publicação de cortes tem sido utilizada por Pablo Marçal nas eleições de 2024 e foi alvo de uma ação que levou à suspensão das redes sociais do ex-coach.
Pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997), todas as pesquisas eleitorais de opinião pública devem ser registradas junto à Justiça Eleitoral, com informações sobre quem contratou a sondagem, quanto foi gasto no trabalho, metodologia e período de realização.
Consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que, até o dia 31 de agosto, haviam sido registradas 43 pesquisas para a cidade de São Paulo nas eleições municipais de 2024. Nenhuma delas feita por um instituto com a sigla IBPG.
A pesquisa eleitoral mais recente, realizada na cidade de São Paulo pela Real Time Big Data, mostra Pablo Marçal (PRTB) com 21% das intenções de voto, seguido por Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), ambos com 20%. Os três candidatos estão tecnicamente empatados, já que a pesquisa tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Conteúdo semelhante foi checado por Reuters e por Aos Fatos.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital