UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que mulher caiu de palco após dizer que votou em Lula
05.09.2024 - 13h26
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mulher em um programa de televisão, ela começa a andar para trás e cai do palco. Antes da sua queda, a mulher diz que votou, nas eleições gerais, no então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e afirma “se eu estiver errada que Deus me castigue”. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Eu votei no Lula e se eu estiver errada que Deus me castigue
– Trecho de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
O vídeo foi editado e um áudio foi sobreposto ao som original da gravação. Em nenhum momento do vídeo a mulher que aparece nas imagens cita o presidente Lula ou um outro político brasileiro. Na verdade, o registro é do programa russo “Время покажет” — “O tempo dirá”, em português —, e mostra a apresentadora e atriz Ekaterina Strizhenova em uma transmissão do talk show sociopolítico em março de 2021.
O programa debatia, entre outros assuntos, o massacre da Ucrânia durante o Holodomor, uma grande fome que atingiu o povo ucraniano entre 1932 e 1933, durante o regime comunista soviético de Josef Stalin. Após finalizar a discussão, a apresentadora anunciou um intervalo comercial e, quando começou a andar para trás, de repente, tropeçou e caiu do palco.
Время покажет” é um talk show político do “Channel One”, canal de televisão controlado pelo governo da Rússia. Os convidados do programa discutem notícias e eventos atuais. Especialistas, políticos, cientistas políticos, jornalistas e empresários participam da discussão.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
19.09.2024 - 11h02
Economia
É falso que Receita Federal recebe dados de qualquer operação financeira

Post diz que qualquer operação financeira é informada à Receita Federal, além de alegar que o órgão monitora imediatamente a venda de imóveis em cartório, compras acima de R$ 2,5 mil no cartão de crédito e saques acima de R$ 50 mil. É falso. Em nota, a Receita Federal desmente as informações e explica o que acontece em cada caso.

Maiquel Rosauro
18.09.2024 - 17h20
Política
Vídeo manipula falas de jornalistas da GloboNews e sugere ordem do STF para incêndios

Um vídeo mostra comentários de Eliane Cantanhêde e Miriam Leitão, na GloboNews, sugerindo que o STF teria ordenado incêndios. É falso. As falas, retiradas de diferentes programas exibidos no dia 23 de novembro de 2023, discutiam a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo, sem qualquer ligação com os incêndios que atingem o Brasil.

Catiane Pereira
18.09.2024 - 16h51
Redes
É falso que STF decretou o fim do sigilo bancário

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o “fim do sigilo bancário no Brasil”. É falso. A decisão do STF apenas reconhece a constitucionalidade da responsabilidade das instituições financeiras de fornecerem informações sobre seus clientes aos órgãos fiscais estaduais para fiscalização.

Gabriela Soares
18.09.2024 - 15h34
Política
Jair Bolsonaro não declarou apoio a Pablo Marçal; vídeo foi feito com IA

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mensagem de Jair Bolsonaro em apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). É falso. Ferramentas de detecção de Inteligência Artificial indicam que o conteúdo foi gerado artificialmente.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital