UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Bolsonaro e Kid Bengala não trocaram selinho; vídeo foi criado por IA
11.09.2024 - 10h37
Porto Alegre - RS
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ator pornô Kid Bengala trocando um selinho. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Nossa mais que lindo é selinho que não acaba mais [entre Kid Bengala e Bolsonaro]"
– Legenda em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo que mostra Jair Bolsonaro e Kid Bengala trocando um selinho foi criado por inteligência artificial (IA). Analisando atentamente é possível notar que os dedos do ex-presidente estão deformados. Isso ocorre porque sistemas de IA não costumam receber treinamento suficiente para criar mãos tão detalhadas quanto fazem com os rostos. 
Além disso, é possível verificar uma marca d’água na parte inferior à direita do conteúdo. Trata-se do nome “Kling AI”, plataforma onde é possível criar fotos e vídeos realísticos a partir de inteligência artificial. No site da ferramenta, que mostra imagens e filmes que foram feitos com a tecnologia, é possível conferir o mesmo logotipo que é apresentado na parte inferior do vídeo que forjou o beijo entre Lula e Moraes.
Imagem capturada do vídeo mostra um estranho formato dos dedos de Bolsonaro. Foto: Reprodução
A Hive - ferramenta de detecção de IA - constatou que há 97,1% de probabilidades de o vídeo ter sido gerado por IA ou ter sido produzido por deepfake (técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de IA).
A Lupa não localizou nenhuma notícia na imprensa sobre um encontro entre Bolsonaro e Kid Bengala. Esse é mais um indicativo de que o selinho entre ambos foi inventado.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


06.10.2024 - 21h20
Eleições 2024
É falso que Marçal 'vendeu' eleição para o TSE para eleger Nunes

Circula nas redes mensagem com o título “divulgado o escândalo que todo mundo suspeitava”, alegando que Pablo Marçal vendeu sua vitória para o TSE para que Ricardo Nunes disputasse a eleição do 2º turno com Guilherme Boulos. É falso. O texto é uma adaptação de uma corrente de e-mail que começou a circular após a Copa do Mundo de 1998

Ítalo Rômany
06.10.2024 - 18h18
Eleições 2024
Homem em vídeo foi impedido de votar por erro de mesário; fato não implica fraude

Circula nas redes vídeo que mostra um eleitor revoltado após ser impedido de votar na urna eletrônica. Na gravação, o homem afirma que seu voto já havia sido registrado por outra pessoa. Comentários falam em fraude. Falta contexto. O erro teria ocorrido durante processo de identificação, após uma confusão do mesário.

Ítalo Rômany
06.10.2024 - 18h09
Eleições 2024
STF não cassou candidatura de Marçal; candidato foi intimado a prestar informações

Em vídeo, um homem mostra um documento e alega que o STF buscou cassar a candidatura de Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo antes das eleições. É falso. O candidato do PRTB foi intimado pelo Supremo para prestar esclarecimentos sobre divulgar desinformações na rede social X, que está suspensa no Brasil.

Evelyn Fagundes
06.10.2024 - 15h02
Eleições 2024
É falso que a PF realizou operação na casa da prefeita de Gurupi-TO; site da Gazeta do Cerrado foi clonado

Notícia afirma que a Polícia Federal fez uma operação na casa de Josi Nunes, candidata à reeleição para a prefeitura de Gurupi (TO). A notícia, publicada no dia da votação, foi atribuída ao site “Gazeta do Cerrado”. É falso. Um portal forjou o design da Gazeta do Cerrado para veicular a desinformação.

Evelyn Fagundes
06.10.2024 - 14h47
Política
Pesquisa de boca de urna não será divulgada antes do fim da votação em SP

Homem diz em vídeo que, “em 30 minutos”, jornais de todo o Brasil vão divulgar uma pesquisa de boca de urna que mostrará Guilherme Boulos (PSol) e Ricardo Nunes (MDB) liderando a votação à prefeitura de São Paulo. É falso. Uma resolução do TSE proíbe a divulgação de pesquisas no dia da votação antes das 17h, horário de fechamento das urnas.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital