UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Bolsonaro e Kid Bengala não trocaram selinho; vídeo foi criado por IA
11.09.2024 - 10h37
Porto Alegre - RS
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ator pornô Kid Bengala trocando um selinho. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Nossa mais que lindo é selinho que não acaba mais [entre Kid Bengala e Bolsonaro]"
– Legenda em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O vídeo que mostra Jair Bolsonaro e Kid Bengala trocando um selinho foi criado por inteligência artificial (IA). Analisando atentamente é possível notar que os dedos do ex-presidente estão deformados. Isso ocorre porque sistemas de IA não costumam receber treinamento suficiente para criar mãos tão detalhadas quanto fazem com os rostos. 
Além disso, é possível verificar uma marca d’água na parte inferior à direita do conteúdo. Trata-se do nome “Kling AI”, plataforma onde é possível criar fotos e vídeos realísticos a partir de inteligência artificial. No site da ferramenta, que mostra imagens e filmes que foram feitos com a tecnologia, é possível conferir o mesmo logotipo que é apresentado na parte inferior do vídeo que forjou o beijo entre Lula e Moraes.
Imagem capturada do vídeo mostra um estranho formato dos dedos de Bolsonaro. Foto: Reprodução
A Hive - ferramenta de detecção de IA - constatou que há 97,1% de probabilidades de o vídeo ter sido gerado por IA ou ter sido produzido por deepfake (técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de IA).
A Lupa não localizou nenhuma notícia na imprensa sobre um encontro entre Bolsonaro e Kid Bengala. Esse é mais um indicativo de que o selinho entre ambos foi inventado.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
10.06.2025 - 10h08
Política
É falso que Macron cumprimentou Janja com selinho em visita à França

Circula nas redes uma imagem em que Macron estaria dando um selinho em Janja. É falso. O vídeo original, da visita de Lula à França em 5 de junho de 2025, mostra somente cumprimentos formais com beijos no rosto — gesto comum no país, repetido também por Lula e a primeira-dama francesa Brigitte Macron.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 09h18
Economia
É falso que não houve prisões por fraude no INSS

Post diz que ninguém foi preso na fraude dos descontos ilegais do INSS. É falso. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, em 23 de abril, com intuito de combater o esquema. Na ocasião, foram emitidos seis mandados de prisão temporária, sendo que três foram cumpridos e outros três estão foragidos.

Maiquel Rosauro
05.06.2025 - 18h02
Fraude
Magazine Luiza não está oferecendo 98% de desconto para quem fizer uma avaliação online da loja

Circula no Facebook um vídeo falso sobre uma campanha do Magazine Luiza que promete 98% de desconto. A empresa negou a promoção e orienta que as compras sejam feitas apenas pelo site oficial: www.magazineluiza.com.br.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital