UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Governo Lula não comprou drone que provoca queimadas
11.09.2024 - 17h35
Poços de Caldas (MG)
Circula, pelas redes sociais, um vídeo que mostra a apresentação de um drone de combate a incêndios. Uma voz masculina narra, em espanhol, que o drone teria sido usado por “globalistas” para incendiar a Amazônia e países como Austrália, França, Espanha e Portugal. Publicações alegam que o governo federal brasileiro teria comprado o equipamento. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 
“DRONE QUE ESTÁ NO BRASIL COMPRADO PELO MOLUSCO PARA PROVOCAR INCÊNDIO. PRECISA FALAR MAIS ???”
– Texto em publicação nas redes sociais
Falso
A empresa estadunidense Drone Amplified, responsável pela fabricação do equipamento que aparece em publicações virais, informou à Lupa que não vendeu nenhum drone ou carga de ignição ao governo brasileiro. Além disso, o drone que aparece em vídeo – modelo Ignis – foi desenvolvido para atuação em queimas controladas de combate a incêndios florestais, no intuito de reduzir riscos no combate às chamas.
O vídeo que aparece em publicações virais é apresentado com as imagens fora de foco e uma narração, em língua espanhola, segundo a qual o equipamento seria usado por “globalistas” para provocar incêndios. Após apresentar a capacidade incendiária do drone, o narrador diz: “Estes mentirosos estão nos dizendo que é o aquecimento global que está provocando os incêndios. São eles. São uns criminosos”.
Mas o vídeo original, disponível no canal da Drone Amplified no YouTube, tem imagem nítida e outra narração, em inglês. A empresa apresenta informações sobre a montagem do equipamento, sobre sua capacidade de trabalho e sobre seu desenvolvimento por profissionais de combate a incêndios e por um time de engenharia eletromecânica, aeroespacial e de software.
Outros vídeos no site oficial da empresa ressaltam a utilização do drone em combates a incêndios, com a possibilidade de alcançar terrenos de difícil acesso e permitir acompanhamento e maior controle das operações.
Em texto de 2021, a empresa brasileira Embratop, do setor de geotecnologia, explica o papel dos drones em situações de combate a incêndios. Os chamados Sistemas de Aeronave Não Tripulada ou UAS, na sigla em inglês, são utilizados pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos.
Em mensagem à Lupa, a fabricante do drone disse estar ciente de que “informações incorretas” sobre seus produtos circulam na internet. E destacou que estão comprometidos em fornecer informações precisas para pôr fim nas mensagens enganosas. 
A publicação falsa, com acusações de uso do drone por “globalistas” para causar incêndios criminosos não é inédita. O vídeo manipulado já circulou no Peru (checado pelo Verificador em fevereiro de 2023), na Argentina (verificado pelo Chequeado em dezembro de 2023) e na Colômbia (checado pelo Colombia Check em janeiro de 2024), sempre com as mesmas alegações enganosas, de que o aquecimento global seria uma falácia.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.10.2024 - 18h25
Internacional
Vídeo mostra comemoração de futebol, não ataque de Israel ao Líbano

 Circula nas redes sociais um vídeo mostrando pessoas observando diversas luzes vermelhas caindo do céu. A legenda do post indica que a cena seria de um ataque de Israel ao Líbano. É falso. As imagens não são do Líbano. As cenas mostram a comemoração da torcida do Mouloudia Argel pelos 103 anos do time de futebol, na Argélia.


Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h49
Eleições 2024
Não é irregular transporte de urnas em caminhonete gravado no Mato Grosso

Vídeo mostra uma caminhonete preta transportando urnas eletrônicas, com um homem insinuando irregularidades devido à falta de identificação do veículo. É falso. O carro está na lista de veículos alugados para as eleições de 2024, divulgada pelo TRE do Mato Grosso.

Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h23
Política
Lula não foi nomeado novo líder do Hezbollah

Circula, pelas redes sociais, vídeo que mostra o presidente Lula (PT) vestindo um keffiyeh, tradicional lenço árabe. Publicações alegam que ele foi aceito como novo líder do grupo libanês Hezbollah. É falso. As imagens são do encontro de Lula com Issam Idom, dono de uma doceria libanesa em São Paulo (SP). O lenço foi um presente do empresário.

João Pedro Capobianco
07.10.2024 - 15h52
Política
É falso que Boulos foi cassado e que Marçal irá para o 2º turno

Vídeo nas redes sociais alega que Guilherme Boulos (PSOL) foi cassado pela Justiça Eleitoral e, desta forma, Pablo Marçal (PRTB) irá para o segundo turno da eleição em São Paulo contra Ricardo Nunes (MDB). É falso. Trata-se de uma desinformação. O registro da candidatura de Boulos está regular junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maiquel Rosauro
07.10.2024 - 15h33
Política
Zeca do PT não pediu para o Exército entregar quartel para o MST

Circula pelas redes sociais que o Exército deverá entregar um quartel ao MST. A informação foi compartilhada em um vídeo que sugere que a ideia foi do deputado estadual Zeca do PT (PT-MS). É falso. O Exército desmentiu que terá que entregar um quartel ao movimento. Post tira de contexto denúncia feita pelo deputado sobre uso de um terreno.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital