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Prefeitura do Rio: Central 1746 recebeu 3 milhões de chamados desde 2021; veja as principais demandas dos cidadãos
13.09.2024 - 10h18
Rio de Janeiro - RJ
Entre janeiro de 2021 e agosto de 2024, foram registrados três milhões de chamados pela Central de Atendimento 1746 da prefeitura do Rio de Janeiro  –  central que recebe reclamações e solicitações dirigidas à gestão municipal  – o que representa uma média de uma solicitação para cada dois moradores da cidade. Estacionamento proibido, entulhos nas ruas e falta de iluminação são queixas frequentes. 
Às vésperas da maior eleição da história da segunda cidade mais populosa do país, dados analisados pela Lupa do DataRio – plataforma que reúne informações de todas as secretarias municipais – indicam que 14% dos serviços solicitados não foram atendidos pela atual gestão, sendo a maior parte deles (85,7%) solicitados pelos cidadãos nos três primeiros anos da gestão de Eduardo Paes (PSD). A análise revela ainda que apenas dez bairros concentram cerca de 30% da demanda registrada no período.
Com uma população estimada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 6,7 milhões de habitantes, e 5 milhões de eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 3,2% a mais do que no pleito municipal de 2020, a cidade do Rio de Janeiro registrou uma média mensal de 68,7 mil chamados à central 1746 da prefeitura entre 2021 e 2024. Esse número foi elevado pelo maior volume de solicitações feitas neste ano, quando ultrapassou os 75 mil pedidos mensais.
Teleatendimento é o principal canal de solicitações
A plataforma da prefeitura contabilizou durante o período 14 formas de fazer uma solicitação. Para gerar os três milhões de chamados, entretanto, a maior parte da população optou pelo teleatendimento (41,8%). Em algumas regiões, a escolha pela tradicional ligação telefônica foi ainda maior, como em Santa Cruz, na zona oeste do Rio, onde chegou a 50,1% do total de solicitações. Em contraste, apenas 33,5% dos moradores da Zona Sul optaram pelo telefone.
O uso de aplicativo no smartphone e na web está empatado na preferência dos cidadãos, com 20,7% do total da demanda em cada canal de atendimento. Apenas 11,7% dos cariocas optaram pelo WhatsApp – e a Zona Sul é a que mais faz uso do aplicativo de mensagens, correspondendo a 25,4% do total de solicitações via zap.
Entre as regiões cariocas, a que mais faz uso da central é a Zona Sul, com 11,6% do total de chamados. Depois dela, vêm a região de Campo Grande e Madureira.
Ritmo de atendimento
A prefeitura do Rio adota, atualmente, duas classificações gerais associadas à tramitação dos pedidos: status do pedido na central 1746 e situação da solicitação junto à pasta responsável pela demanda – algo que os dados abertos da prefeitura de São Paulo, por exemplo, não informa sobre o serviço 156. Essa combinação de categorias permite aos cidadãos acompanhar de uma maneira mais completa a movimentação das demandas ao poder público municipal. 
Ao checar o status dos pedidos, é possível perceber que 59,8 mil solicitações (2% de todos os chamados ao longo de 44 meses) não sofreram qualquer movimentação desde que foram feitas, aparecendo na base de dados como chamados abertos. Desse número, 40 mil são demandas protocoladas entre 2021 e 2023 e que permanecem sem resposta. Segundo as informações acessadas pela reportagem no dia 1º de setembro, 72% dos chamados foram fechados com algum nível de providência – 62% das solicitações foram classificadas como solucionadas pela prefeitura ao longo deste mandato.
Quando se olha para a situação das solicitações, verifica-se que em 14% dos casos não houve possibilidade de atendimento da demanda pelo poder público municipal (420 mil chamados). Desse total, 17,1% são pedidos de remoção de entulho e bens inservíveis, vindo em segundo lugar a fiscalização de estacionamento irregular de veículos (13,4%) e a perturbação do sossego (10,7%) na terceira posição.
Em outros 10% dos registros na central 1746 (299 mil registros), o problema relatado não foi constatado pelo órgão responsável durante o atendimento ao chamado. Os dados também revelam que, entre os problemas não constatados após a verificação da solicitação pela prefeitura, estão novamente o estacionamento irregular, em primeiro lugar – com 51% dos 300 mil chamados com problemas não constatados – e a perturbação do sossego (6%). As reclamações foram seguidas pelo reparo de luminária (5,6%).
Segundo os dados da prefeitura, 120 mil atendimentos estão em andamento (4% do total). Desse número, 85,4 mil foram abertos ainda nos primeiros três anos desta gestão municipal. A demanda mais comum nessa situação é a poda de árvore em logradouro, com 27,9% dos chamados. O reparo de buraco na pista (14,3%) e a fiscalização de obras em imóvel privado (9%) vêm em seguida na lista de serviços não concluídos. 
Serviços mais solicitados
Ao todo, durante a atual gestão, foram solicitados 545 tipos de serviços diferentes, de varrição de rua à fiscalização de poluição sonora, passando por instalação de abrigo de ônibus e implantação de coleta seletiva. Dez serviços, todavia, concentram 58,5% das solicitações encaminhadas à prefeitura via canais de atendimento da central 1746. A fiscalização de estacionamento irregular de veículos é a mais frequente e corresponde a 14,5% do total dos chamados, seguida pela remoção de entulho e bens inservíveis (12,8%) e pelo reparo de lâmpada apagada (7,7%) – se considerarmos pedidos similares, como o reparo de luminária (3,7%), a iluminação pública passa a 11,4%.
Das mais de 435 mil reclamações de estacionamento em local proibido, 22,3% foram registradas na Zona Sul, campeã em pedidos de fiscalização de motoristas alheios à sinalização de trânsito. A região das praias mais conhecidas do Rio – Copacabana, Ipanema e Leblon – é seguida pela Barra da Tijuca (10,1%) e Méier (9,6%).
Já os pedidos para remoção de entulhos estão concentrados em quatro das 16 regiões de planejamento da cidade, que juntas reúnem 52,7% dos chamados à central de atendimento da prefeitura. Em primeiro lugar está a região de Jacarepaguá, com 15,1% dos pedidos para retirada de entulhos das ruas, seguida pela Zona Sul (13,5%), Méier (12,7%) e Madureira (11,4%).
Os problemas gerais com a iluminação pública gerou 34 mil reclamações. A região com mais queixas foi a de Campo Grande (12,5% do total), seguida por Bangu (9,4%) e Madureira (8,8%).
Os temas mais frequentes na propaganda eleitoral de candidatos a prefeito neste ano não estão entre os principais chamados feitos à central 1746, como comércio ambulante (24ª posição entre 114 assuntos) e atendimento em postos de saúde (55ª posição). Reclamação frequente de usuários, o transporte público, por exemplo, é a décima reclamação mais recorrente. No topo do ranking de assuntos, estão o estacionamento irregular, primeira posição com 14% da demanda, a remoção gratuita e a iluminação pública.
Novamente, como nos números sobre os serviços solicitados, os temas dos chamados revelam um comportamento diferente entre regiões da cidade. A Zona Sul, por exemplo, lidera as reclamações sobre problemas em monumentos, chafarizes, equipamentos culturais e com a remoção de caçambas de empresas particulares – com mais de 40% do total de chamadas dessas demandas. Já a região do Méier, na zona norte, é a primeira em solicitações ligadas à regularização urbanística e fundiária (13,6% dessa demanda) e problemas no mobiliário urbano (14,1%). Na Zona Oeste, a região de Santa Cruz lidera os chamados relacionados a programas de saúde, com 22,3% desses atendimentos.
Ao observar os bairros, Campo Grande – que também dá nome à sua região de planejamento municipal – com 328 mil habitantes, é disparado o campeão de solicitações, com mais de 208 mil registros, ou um chamado a cada 10 minutos à central de atendimento do município. Aproximadamente 25%das solicitações referem-se a problemas na pavimentação (28,2 mil chamados) e na iluminação pública (27,1 mil chamados).
A Tijuca, com 142 mil habitantes, está em segundo lugar entre os bairros com mais solicitações. O bairro da zona norte registra, em média, uma demanda protocolada a cada 20 minutos. Pouco mais de 33% dos protocolos trata de estacionamento irregular (19,2 mil solicitações) e remoção gratuita de entulho e bens deixados em via pública (17 mil registros).
Você pode pesquisar abaixo por assunto a situação do total das solicitações feitas ao serviço de atendimento ao cidadão na atual gestão. Os dados referem-se aos serviços requeridos em todos os canais de comunicação da central 1746.

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