Levantamento da Lupa sobre planos de governo em dez cidades de cinco regiões brasileiras revelou que 52,6% dos candidatos não reconhecem a emergência climática. Entre os que reconhecem, apenas 21,1% apresentam propostas para mitigar os efeitos do aquecimento global. Além disso, 73,7% não têm projetos concretos para gerenciar desastres climáticos.
Circula, pelas redes sociais, um vídeo falso que retrata o ex-apresentador da TV Band e candidato à Prefeitura de São Paulo (SP), José Luiz Datena, beijando à força a jornalista Bruna Drews. Há evidências de que o vídeo foi criado com o uso de Inteligência Artificial (IA), e o conteúdo circula junto do relato de outra jornalista, Rhiza Castro.
Levantamento da Lupa mostra que a maior parte dos prefeitos que se elegeram em 2020 para as capitais brasileiras não reconheciam a emergência climática nem apresentaram em seus programas de governo planos para evitar ou prevenir desastres. Apesar disso, nos últimos quatro anos, 88,5% das capitais registraram três ou mais alagamentos ou enchentes.
A Justiça Eleitoral começou a carregar nas urnas eletrônicas os dados dos candidatos e eleitores brasileiros. Já nas redes sociais e apps de mensagens, as urnas seguem muito questionadas. Levantamento da Lupa e Palver mostra que quase um milhão de pessoas foram impactadas por mensagens potencialmente desinformativas desde o início da campanha.
Entre janeiro de 2003 e 21 de setembro de 2024, cinco milhões de focos de queimadas foram registrados por imagens de satélite pelo Inpe. Os estados do Mato Grosso e do Pará são os campeões em queimadas na série histórica e também o acumulado deste ano.