UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Jair Bolsonaro não declarou apoio a Pablo Marçal; vídeo foi feito com IA
18.09.2024 - 15h34
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma mensagem de Jair Bolsonaro em apoio ao candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). O ex-presidente diz que reconhece o caráter de Marçal e seu compromisso com o Brasil. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 
“BOLSONARO declara APOIO a PABLO MARÇAL O CAPITÃO tá pedindo Y nois Obedeci Né”
– Texto em publicação nas redes sociais
Falso
O vídeo que mostra uma mensagem de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Pablo Marçal apresenta sinais de uso de Inteligência Artificial (IA). Em mensagem à Lupa, a assessoria de Bolsonaro informou que ele não gravou a mensagem de apoio
Os movimentos da boca, a entonação e o sotaque da voz no vídeo não correspondem aos de Jair Bolsonaro. Além disso, ferramentas de detecção apontam a possibilidade de uso de IA.
A ferramenta Speech Classifier, desenvolvida pela empresa Eleven Labs, que desenvolve e pesquisa áudios gerados por IA, analisou o áudio do conteúdo viral e apontou uma probabilidade de 98% de o áudio ter sido gerado em sua própria ferramenta. A porcentagem, na classificação da ferramenta, significa que é “muito provável” que o áudio tenha sido gerado em sua plataforma.
A ferramenta LIPINC, que utiliza deep learning para analisar a compatibilidade dos movimentos labiais do vídeo com o áudio, atribuiu 100% de probabilidade de o conteúdo ser falso. Já a LSDA considera que há 56,6% de chance de o vídeo ter sido gerado por Inteligência Artificial.
A ferramenta da organização True Media atribui “evidência substantiva de manipulação” ao vídeo, considerados áudio e imagem. Em três análises de áudio, os resultados para presença de IA foram de 69% (categoria autenticidade de áudio), 50% (categoria análise de voz anti-falsificação) e 3% (categoria detector de áudio gerado por IA).
Nas duas análises de imagem feitas na ferramenta da True Media, os resultados foram classificados com “evidência substancial” de uso de IA: 64% (categoria análise facial do vídeo) e 59% (categoria detector de manipulação da face).
Mesmo sem recorrer a ferramentas automatizadas, ao assistir ao vídeo viral, é possível perceber que os movimentos da boca de Jair Bolsonaro são artificiais e com pouca articulação. No vídeo, o ex-presidente tem mais de um sotaque e em nenhum momento utiliza o seu conhecido sotaque do interior paulista.

Embates entre Bolsonaro e Marçal

Desde que a campanha eleitoral de 2024 começou, gestos de aproximação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) têm sido explorados nas redes, embora Jair Bolsonaro apoie a campanha do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Na quinta-feira, 22 de agosto, Bolsonaro e Marçal trocaram farpas nas redes sociais. O candidato do PRTB comentou uma publicação de Bolsonaro no Instagram com os dizeres: “Pra cima capitão. Como você disse, eles vão sentir saudade de nós”. O ex-presidente perguntou, também de forma pública: “Nós? Um abraço?”. O desentendimento resultou em Marçal pedindo a devolução de R$ 100 mil doados para a campanha de Bolsonaro à presidência em 2022. 
A discussão entre os dois levou a questionamentos sobre a liderança da direita política no Brasil e, após o embate público, era comum ver, nas redes sociais, comentários como “Sou Bolsonaro e estou com Marçal”, em gesto contrário ao que foi protagonizado por eles.
Na última quinta-feira, 12, Jair Bolsonaro fez mais uma demonstração de apoio à candidatura de Ricardo Nunes, ao aparecer em uma vídeo-chamada em evento da campanha do atual prefeito e dizer que acredita em sua vitória. Na ocasião, estavam presentes o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-presidente Michel Temer (MDB).
Após a agressão de José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal durante o debate da TV Cultura, no último domingo, 15, o ex-coach comparou sua situação ao atentado sofrido por Donald Trump nos Estados Unidos e à facada em Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018. Aliados próximos a Jair Bolsonaro, como o pastor Silas Malafaia, acusaram Marçal de oportunismo.
Conteúdo semelhante foi checado por Aos Fatos, Desinformante e Fato ou Fake.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.10.2024 - 19h00
Clima
Vídeo não mostra passagem de furacão Milton; imagens são de tempestades antigas

Circula, pelas redes sociais, publicações com vídeos de tempestades e a alegação de que as imagens são do furacão Milton, que se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos. É falso. O vídeo é uma montagem com imagens antigas disponíveis na internet e associadas a outras tempestades. Formações parecidas com as que estão no vídeo são comuns nas redes sociais.

João Pedro Capobianco
09.10.2024 - 17h41
Internacional
É falso que FBI descobriu túnel entre as casas de Diddy e Michael Jackson

Circula nas redes sociais uma teoria conspiracionista afirmando que, na casa do rapper ‘Diddy’, acusado por abuso sexual, o FBI teria encontrado um túnel que levaria para a casa do cantor Michael Jackson. É falso. Na mansão de Diddy, existe um túnel aquático na área da piscina, mas não há saídas externas à residência.


Evelyn Fagundes
09.10.2024 - 15h51
Política
É antiga publicação de ministro de Israel com crítica ao Lula

Circula um vídeo nas redes sociais afirmando que Israel teria dito: "Somos amigos dos brasileiros e não do Lula". Falta contexto. Não há registro dessa declaração pelo governo de Israel. O vídeo se refere a uma crítica feita em fevereiro pelo ministro Israel Katz.

Gabriela Soares
09.10.2024 - 15h14
Eleições 2024
Vídeo de eleitores hostilizando Rodrigo Pacheco é de 2022

Um vídeo mostra o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, sendo vaiado ao votar; a publicação sugere que a gravação é recente. Falta Contexto. O vídeo é de 2 de outubro de 2022, durante o 1º turno das eleições gerais. Este ano, Pacheco permaneceu em Brasília devido a uma virose e não foi a Belo Horizonte para votar.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital