Post nas redes sociais compartilha trecho do Jornal Hoje, da Rede Globo, em que o apresentador César Tralli diz que as contas externas do Brasil registraram um rombo de R$ 360,4 bilhões de janeiro a agosto, o maior déficit desde 2019. É falso. O valor correto é R$ 30,4 bilhões. No dia seguinte à veiculação, o Jornal Hoje divulgou uma correção.
Circula nas redes um tuíte atribuído ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em que ele teria dito que pretende transformar o país em uma “nação evangélica” e que a Bíblia será a “nossa Constituição”. É falso. Busca na plataforma e em outras redes do parlamentar não encontrou tal conteúdo.
Circula um vídeo com a dublagem de um discurso do príncipe William, do Reino Unido, em que ele supostamente afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “é uma espécie de deus no Brasil”. É falso. No vídeo original, publicado em 2021, ele apenas menciona que "adoraria ir ao Brasil", sem citar Lula.
Circula, pelas redes sociais, um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo hostilizado na saída de um hotel em Nova York, nos Estados Unidos. Publicações alegam que o registro é atual. Falta contexto. Trata-se de gravação feita em 2023, quando Lula foi a Nova York para discursar na Assembleia Geral daquele ano.
Circula nas redes um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo aplaudido em um evento. Segundo o post, o petista foi reverenciado por ser o “presidente mais confiável do mundo”. É falso. Trata-se de um vídeo antigo, de agosto de 2023. Lula foi aplaudido ao falar da importância da “convivência democrática na adversidade”.