UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Kamala Harris utilizou fone de ouvido em debate com Trump
19.09.2024 - 19h14
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um post afirmando que a candidata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris teria utilizado um brinco com ponto eletrônico no último debate com Donald Trump. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 
“Kamala usou brincos de áudio Nova H1 durante o debate com Trump para receber instruções, ela estava com fones de ouvido…”
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Os brincos utilizados pela democrata Kamala Harris não possuem ponto eletrônico. Posts acusam a vice-presidente dos Estados Unidos de utilizar um modelo que funcionaria como uma espécie de “fone de ouvido” da empresa Nova. No entanto, ela estava usando um acessório da marca Tiffany & Co, que possui uma pérola e duas hastes finas que se encontram, ao contrário dos auriculares Nova H1, que possuem uma pérola e uma haste espessa que se conecta ao outro lado do aparelho na orelha.
À esq., imagem que mostra brinco utilizado pela candidata à presidência dos Estados Unidos; à dir., acessórios da Tiffany & Co. Créditos: ABC News e YFN
A imagem de Kamala Harris foi retirada do último debate entre os candidatos à presidência promovido pela ABC News no dia 10 de setembro. A vice-presidente dos Estados Unidos já utilizou o mesmo acessório outra vez neste ano, em junho, em uma cerimônia que celebra o fim da escravidão no país. 
Um blog não oficial – chamado “What Kamala Wore” (O que Kamala vestiu, em português) – que divulga quais são as roupas vestidas pela candidata afirmou que o brinco usado é da marca Tiffany & Co. No site da loja, o item não está disponível na versão dourada, mas é oferecido o mesmo acessório na versão prata.
À esq., imagem que mostra brinco utilizado pela candidata à presidência dos Estados Unidos; à dir., fotos dos auriculares Nova H1
A empresa desenvolvedora dos brincos da Nova, a Icebach Sound Solutions, emitiu um comunicado no último dia 13 negando que o acessório utilizado por Kamala seja o aparelho auricular. “Depois de analisar minuciosamente as fotos de Kamala Harris durante o debate Presidencial, chegamos à conclusão de que estes não são nossos brincos de áudio NOVA H1. Em algumas fotos isso pode ser claramente reconhecido pelo design diferente”, afirmou a empresa em nota. 
No exterior, veículos de imprensa e checagem de fatos publicaram conteúdos sobre o post desinformativo, como a Reuters, PolitiFact e Snopes. No Brasil, o Estadão Verifica, G1 e Poder 360 fizeram publicações sobre o tema. 

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) e a FGV Direito Rio em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.

Leia mais

Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


02.10.2024 - 11h00
Política
Príncipe William não disse que Lula é como um deus no Brasil

Circula um vídeo com a dublagem de um discurso do príncipe William, do Reino Unido, em que ele supostamente afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “é uma espécie de deus no Brasil”. É falso. No vídeo original, publicado em 2021, ele apenas menciona que "adoraria ir ao Brasil", sem citar Lula.

Gabriela Soares
02.10.2024 - 10h40
Política
Vídeo de Lula sendo hostilizado em Nova York é de 2023

Circula, pelas redes sociais, um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo hostilizado na saída de um hotel em Nova York, nos Estados Unidos. Publicações alegam que o registro é atual. Falta contexto. Trata-se de gravação feita em 2023, quando Lula foi a Nova York para discursar na Assembleia Geral daquele ano.

João Pedro Capobianco
01.10.2024 - 17h24
Política
Lula não foi aplaudido por ser ‘presidente mais confiável do mundo’

Circula nas redes um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo aplaudido em um evento. Segundo o post, o petista foi reverenciado por ser o “presidente mais confiável do mundo”. É falso. Trata-se de um vídeo antigo, de agosto de 2023. Lula foi aplaudido ao falar da importância da “convivência democrática na adversidade”.

Evelyn Fagundes
01.10.2024 - 14h00
Internacional
Adesivo que simula buracos é propaganda de suspensão automotiva; não ação de conscientização no Canadá

Circula nas redes uma imagem de um homem colando um adesivo que imita um buraco em uma estrada. Segundo a legenda, a simulação de um buraco na via seria uma alternativa instaurada no Canadá para que os motoristas diminuíssem a velocidade. É falso. Trata-se de uma campanha publicitária indiana que promoveu uma marca de suspensão automotiva.

Evelyn Fagundes
01.10.2024 - 11h58
Política
É falso que vídeo com Lula, Felipe Neto e Dilma seja de 'reunião secreta'

Circula nas redes vídeo que, segundo legenda, mostra uma suposta reunião secreta do 'crime organizado'. No registro, aparecem o youtuber Felipe Neto, o presidente Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff. É falso. Reunião de campanha reuniu influenciadores e apoiadores de Lula em 2022 e foi noticiada pela imprensa à época.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital