UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Léo Dias não exibiu áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda a Lula
19.09.2024 - 15h28
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo em que o apresentador Léo Dias exibe no programa ‘Focalizando', do SBT, um áudio da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. Na gravação, Léo supostamente aparece mostrando um áudio “exclusivo” da influenciadora, gravado dentro de um presídio feminino, no qual ela diz para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que está “aguardando urgentemente um posicionamento do governo federal”. A legenda que acompanha o vídeo afirma que Deolane estaria pedindo ajuda ao presidente Lula em relação a sua prisão. É falso
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
VAZOU! CASA CAIU LEO DIAS SOLTA AUDIO DE DEOLANE EXCLUSIVO / AUDIO GRAVADO DE DENTRO DA COLONIA FEMININA MOSTRA DEOLANE PEDINDO AJUDA A LUL4
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
O vídeo que mostra um trecho do programa ‘Fofocalizando’, do SBT, foi editado, com a inserção de um áudio antigo de Deolane Bezerra, sugerindo que a fala é recente. O programa foi ao ar no dia 10 de setembro deste ano, data em que a prisão domiciliar da influenciadora foi revogada. Naquele dia, Deolane enviou um áudio com ofensas ao apresentador Léo Dias antes da sua prisão. Ele, contudo, optou por não exibir a gravação no programa
Já o áudio mostrado na peça desinformativa foi gravado em fevereiro deste ano. A influenciadora gravou um vídeo em seu perfil no Instagram cobrando do presidente Lula uma ação governamental em relação às denúncias de exploração infantil na Ilha de Marajó (PA). A gravação, contudo, foi postada nos stories do Instagram, cuja visualização desaparece após 24 horas, e não está mais disponível.
“Alô presidente Lula, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, nós estamos aguardando urgentemente um posicionamento do governo federal, porque somente vocês podem mudar tudo o que está acontecendo ali”, disse ela em seu perfil.
Prisão de Deolane Bezerra 
A advogada e influenciadora Deolane Bezerra foi presa no Recife em 4 de setembro, durante uma operação da Polícia Civil que investiga lavagem de dinheiro e a prática de jogos ilegais. A ação, que envolveu o cumprimento de mandados de busca e apreensão, também prendeu sua mãe, Solange Bezerra, e apreendeu bens da família. 
No dia 9 de setembro, a influenciadora conseguiu um habeas corpus e foi liberada, sendo colocada em prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, a prisão domiciliar foi revogada no dia seguinte (10), pois ela descumpriu medidas cautelares impostas pela Justiça. 
Pelas regras determinadas pelo TJPE, a influenciadora não podia se manifestar publicamente sobre o caso. Entretanto, ela fez aparições públicas e publicou uma foto nas redes sociais sobre o ocorrido. Até a publicação desta verificação, Deolane permanece detida em uma cela reservada na Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), na região do Agreste de Pernambuco. 
O inquérito da Operação Integration, que resultou na prisão de Deolane Bezerra, foi finalizado pela Polícia Civil e encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para as devidas providências. 
Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


02.10.2024 - 11h00
Política
Príncipe William não disse que Lula é como um deus no Brasil

Circula um vídeo com a dublagem de um discurso do príncipe William, do Reino Unido, em que ele supostamente afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “é uma espécie de deus no Brasil”. É falso. No vídeo original, publicado em 2021, ele apenas menciona que "adoraria ir ao Brasil", sem citar Lula.

Gabriela Soares
02.10.2024 - 10h40
Política
Vídeo de Lula sendo hostilizado em Nova York é de 2023

Circula, pelas redes sociais, um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo hostilizado na saída de um hotel em Nova York, nos Estados Unidos. Publicações alegam que o registro é atual. Falta contexto. Trata-se de gravação feita em 2023, quando Lula foi a Nova York para discursar na Assembleia Geral daquele ano.

João Pedro Capobianco
01.10.2024 - 17h24
Política
Lula não foi aplaudido por ser ‘presidente mais confiável do mundo’

Circula nas redes um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo aplaudido em um evento. Segundo o post, o petista foi reverenciado por ser o “presidente mais confiável do mundo”. É falso. Trata-se de um vídeo antigo, de agosto de 2023. Lula foi aplaudido ao falar da importância da “convivência democrática na adversidade”.

Evelyn Fagundes
01.10.2024 - 14h00
Internacional
Adesivo que simula buracos é propaganda de suspensão automotiva; não ação de conscientização no Canadá

Circula nas redes uma imagem de um homem colando um adesivo que imita um buraco em uma estrada. Segundo a legenda, a simulação de um buraco na via seria uma alternativa instaurada no Canadá para que os motoristas diminuíssem a velocidade. É falso. Trata-se de uma campanha publicitária indiana que promoveu uma marca de suspensão automotiva.

Evelyn Fagundes
01.10.2024 - 11h58
Política
É falso que vídeo com Lula, Felipe Neto e Dilma seja de 'reunião secreta'

Circula nas redes vídeo que, segundo legenda, mostra uma suposta reunião secreta do 'crime organizado'. No registro, aparecem o youtuber Felipe Neto, o presidente Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff. É falso. Reunião de campanha reuniu influenciadores e apoiadores de Lula em 2022 e foi noticiada pela imprensa à época.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital