UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa troca de mensagens em que Moraes confessa fraude nas urnas em 2022
23.09.2024 - 17h10
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais uma suposta troca de mensagens entre o ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com um funcionário da empresa norte-americana Oracle, que comprovaria que houve fraude nas eleições de 2022. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
CAIU O DOMINÓ Mais de 90hs de conversas do whatsapp entre "M" e integrantes do sistema de apuração das eleições durante a eleição de , foram distribuídas para várias pessoas importantes do Brasil e dos EUA, prometem vir à tona Dentre estas conversas está uma especial. Entre "M" e um Engenheiro de Sistemas brasileiro da ORACLE e algumas outras personalidades. Nas conversas toda a trama da Fraude é exposta. Como "M" conduziu o processo no primeiro e no segundo turnos. Quais foram as ordens dadas por "M" para o Engenheiro. Quem financiou a operação bilionária da fraude eleitoral
– Trecho de mensagem que circula no WhatsApp
Falso
Não há qualquer evidência de que a suposta troca de mensagens seja verdadeira. Na imprensa, não há qualquer publicação sobre o ocorrido (em português e em inglês).
É importante salientar que o processamento dos votos nas eleições brasileiras é realizado por dois supercomputadores cedidos pela empresa norte-americana de tecnologia Oracle. No entanto, quem controla as máquinas é a equipe do TSE. Os equipamentos estão localizados em uma sala-cofre do Tribunal protegida contra ações humanas e da natureza.
A Oracle é contratada pelo TSE para prestar outros serviços — pagos — como o fornecimento de softwares de banco de dados, além do suporte e atualização de produtos. A empresa fornece serviços para o tribunal desde 1996, quando foi realizada a primeira eleição com sistema de votação eletrônica no Brasil. 

ANTES DA PRIMEIRA PARCIAL – 1º turno - 15hs “- Não pode ser no primeiro turno, não, viu? Tem que ser vitórias apertadas nos dois turnos. E o maldito não pode sair na frente. É muito importante isso, por que vai ser corroborado pelas pesquisas”. 
“- Fica tranquilo, Ministro. O troço vai dar conta. Está bem calculado”. 
APÓS A TERCEIRA PARCIAL – 1º turno - 16hs “- Pôrra este teu troço (algoritmo) está errado. O cara tá disparado na frente”. 
“- Calma, Ministro. O troço tem que ter um histórico para se recalcular”. 
“- Calma? Do jeito que a coisa vai ele vai ganhar no primeiro turno”. 
“- Fica tranquilo. Estou acompanhando de perto todos os dados que o senhor tem me passado. O algoritmo vai agir após às 17hs, quando teremos dados mais confiáveis para alterações. O cara teve muitos votos mesmo
– Trecho de mensagem que circula no WhatsApp
Falso
O primeiro indício de que a mensagem é falsa é que não é possível ter acesso aos resultados das urnas antes do encerramento da votação. 
Quando chega o horário de encerramento da votação, a urna eletrônica imediatamente faz a contagem dos votos da seção e, em seguida, imprime várias vias do Boletim de Urna (BU) com o resultado, que, a partir desse momento, torna-se público, podendo ser verificado por qualquer pessoa, sobretudo por fiscais de partido e por eleitores.
Os sistemas eleitorais — ativados por senhas geradas pelo TSE — só funcionam nos computadores da Justiça Eleitoral. Dessa forma, mesmo que os sistemas sejam interceptados, não há possibilidade de instalação dos arquivos em computadores externos. Além disso, a urna não é conectada a internet, por isso, não é possível acessá-la via rede.
Ou seja, é impossível alguém 'invadir' a urna eletrônica durante a votação para manipular os resultados. 
Segundo o TSE, a urna não possui o hardware necessário para se conectar a uma rede e tampouco a qualquer forma de conexão com ou sem fio. Além disso, as mídias utilizadas pela Justiça Eleitoral para a preparação da urna e gravação dos resultados são protegidas por técnicas modernas de assinatura digital. A segurança e o isolamento das urnas vêm desde o seu processo de fabricação. O único cabo que ela possui é o de energia e, se for necessário, ela poderá ficar ligada somente na bateria por mais de dez horas, por exemplo, caso falte luz. As urnas também saem da fábrica sem operação e, para que entrem em funcionamento, são necessários alguns procedimentos, como o de verificação da certificação digital.
O TSE ressalta ainda que o processo de totalização dos votos é realizado na medida em que os dados dos Boletins de Urna (BUs) são enviados. "Ou seja, não há uma ordem pré-definida de quais localidades ou regiões terão os votos totalizados em primeiro ou em último lugar. Da mesma forma, não existe nenhum algoritmo programado para ditar a porcentagem atingida por cada candidatura ao longo do processo de soma dos votos", explica.

APÓS A QUARTA PARCIAL – 1º TURNO – 17:30HS. “- Viramos. Parabéns. Trabalho excelente. Vou pedir para triplicar sua grana
– Trecho de mensagem que circula no WhatsApp
Falso
O TSE disponibiliza, em seu portal de dados abertos, o histórico da totalização do pleito. A planilha registra em detalhes o avanço da contabilização dos votos — indicando, entre outros dados, o percentual de urnas apuradas e a quantidade de votos recebidos por cada candidato até determinado horário.
A primeira parcial, disponibilizada às 17:04:47, mostrava Lula com 53,80% e Bolsonaro com 33,99% dos votos. 
Bolsonaro assumiu a dianteira às 17:14:09, com 44,16%, enquanto Lula aparecia com 44,09%. O petista só retoma a liderança dos votos às 19:59:54 — e não às 17h30, como menciona o trecho da mensagem.

"Boa tarde, ministro. O que o senhor manda?” 
“- Queria lhe agradecer pelo seu excelente trabalho”. 
“- Ministro só um detalhe: Ele venceu a eleição no primeiro turno com 51.9% dos votos. É só para que o senhor reconheça meu esforço”.
 “- Sem dúvidas. Você será regiamente recompensado”
– Trecho de mensagem que circula no WhatsApp
Falso
Não há qualquer prova que qualquer candidato tenha vencido o pleito de 2022 já no primeiro turno. O presidente Lula venceu o 1º turno com 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. 
Além disso, existem diversos mecanismos de auditoria para comprovar que não houve qualquer tipo de fraude. Dentre essas etapas está o Teste de Integridade, simulação na qual votos em cédulas de papel são manualmente inseridos em urnas sorteadas na véspera da data do pleito. Todo o procedimento é transmitido ao vivo pela internet e acompanhado por empresas de auditoria externa. Ao final do teste, é possível comparar se o resultado das cédulas de papel equivale ao consolidado pelo dispositivo de votação e, assim, validar a integridade das urnas eletrônicas.
Há outras dinâmicas que são realizadas para averiguar a integridade do resultado do sistema eleitoral. Nas eleições de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) selecionou, aleatoriamente, 4.161 urnas eletrônicas em operação no dia da votação, para comparar a informação do boletim impresso com a informação disponibilizada pelo TSE. Não houve qualquer divergência nos dados.
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos, E-Farsas e Estadão Verifica.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.10.2024 - 19h00
Clima
Vídeo não mostra passagem de furacão Milton; imagens são de tempestades antigas

Circula, pelas redes sociais, publicações com vídeos de tempestades e a alegação de que as imagens são do furacão Milton, que se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos. É falso. O vídeo é uma montagem com imagens antigas disponíveis na internet e associadas a outras tempestades. Formações parecidas com as que estão no vídeo são comuns nas redes sociais.

João Pedro Capobianco
09.10.2024 - 17h41
Internacional
É falso que FBI descobriu túnel entre as casas de Diddy e Michael Jackson

Circula nas redes sociais uma teoria conspiracionista afirmando que, na casa do rapper ‘Diddy’, acusado por abuso sexual, o FBI teria encontrado um túnel que levaria para a casa do cantor Michael Jackson. É falso. Na mansão de Diddy, existe um túnel aquático na área da piscina, mas não há saídas externas à residência.


Evelyn Fagundes
09.10.2024 - 15h51
Política
É antiga publicação de ministro de Israel com crítica ao Lula

Circula um vídeo nas redes sociais afirmando que Israel teria dito: "Somos amigos dos brasileiros e não do Lula". Falta contexto. Não há registro dessa declaração pelo governo de Israel. O vídeo se refere a uma crítica feita em fevereiro pelo ministro Israel Katz.

Gabriela Soares
09.10.2024 - 15h14
Eleições 2024
Vídeo de eleitores hostilizando Rodrigo Pacheco é de 2022

Um vídeo mostra o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, sendo vaiado ao votar; a publicação sugere que a gravação é recente. Falta Contexto. O vídeo é de 2 de outubro de 2022, durante o 1º turno das eleições gerais. Este ano, Pacheco permaneceu em Brasília devido a uma virose e não foi a Belo Horizonte para votar.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital