A violência política predominou nas eleições municipais de São Paulo em 2024. Na corrida eleitoral do 1º turno, candidatos também recorreram à desinformação durante debates e sabatinas. Confira o que a Lupa checou dos principais candidatos: Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Pablo Marçal, Tabata Amaral e José Luiz Datena.
Declarações do candidato Alexandre Ramagem (PL) no primeiro turno das eleições foram verificadas pela Lupa. Ele errou ao dizer que a Covid-19 não é letal para crianças e que a vacina “não imuniza”, e cometeu enganos sobre o PIB e o valor de obras no Rio. Porém, acertou ao mencionar o déficit de vagas em creches e o aumento do orçamento do Rio.
As declarações do prefeito Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição no Rio, foram verificadas pela Lupa durante a campanha de 2024. Paes errou sobre o desemprego, contas públicas e a rede de ensino. Acertou ao mencionar a criação de 300 mil empregos e o número de cozinhas comunitárias no Rio.
Marcelo Queiroz (PP), candidato à prefeitura do Rio, foi verificado pela Lupa durante o debate da Band. Queiroz exagerou ao citar os empréstimos da prefeitura no último ano, mas acertou ao falar sobre a fila na saúde e a dificuldade em implementar o ensino integral no município.
As declarações de Tarcísio Motta (PSOL), candidato à prefeitura do Rio, no primeiro turno das eleições, foram verificadas pela Lupa. Ele exagerou sobre tuberculose e educação ambiental nas escolas, e errou sobre a abolição da escravidão. Porém, acertou ao falar de temas como fome, creches e restaurantes populares na cidade.