UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Não é sobrinha de Eduardo Paes mulher que zombou de tour na Rocinha
26.09.2024 - 15h54
Poços de Caldas - MG
Circula, pelas redes sociais, um vídeo em que uma mulher zomba de um suposto “safári da Rocinha”. A mulher diz que turistas pagam para “ir de jipe conhecer pobre” e ri da situação. Publicações nas redes sociais alegam que ela é sobrinha do atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 
Olha o que sobrinha do Eduardo Paes falou sobre os moradores da Rocinha desfazendo dos pobres que moram na favela e fica uma pergunta vcs ainda vai votar no Eduardo Paes tá de sacanagem
– Texto em publicação nas redes sociais
Falso
A mulher que fez comentários sobre “safári na Rocinha” não é sobrinha de Eduardo Paes (PSD). Trata-se da streamer e influencer Bianca Similamore Rizzon. No vídeo, é possível notar que a mulher em questão demonstra um acentuado sotaque da cidade de São Paulo. Além disso, em conteúdos recentes, a streamer revela não ter familiaridade com o Rio de Janeiro. Não há nenhuma notícia publicada ou informação em registros públicos que indique que Bianca seja parente de Eduardo Paes.
A fala da influencer Bianca Rizzon sobre um suposto passeio de jipe para conhecer pessoas pobres repercutiu na comunidade local e foi tema de uma matéria do canal SBT, no último 17 de setembro.
Em perfis de cortes - trechos de lives transmitidas online - no Instagram e no YouTube, a influencer comentou a repercussão negativa do caso. Ela se defendeu das acusações, com o argumento de que o vídeo era uma ironia com uma situação que, inclusive, já havia sido retratada em vídeo do canal Porta dos Fundos.

Paes desmente boato

A equipe do candidato Eduardo Paes (PSD) desmentiu a informação em uma publicação no site de campanha do atual prefeito. Na nota, destacam que as alegações são falsas e fazem parte de uma campanha de desinformação com motivações políticas.
A alegação também foi desmentida pelo atual prefeito e candidato à reeleição na capital fluminense. Paes publicou, em seu perfil no Instagram, um vídeo em que repudia o conteúdo, que classificou como preconceituoso, e desmente a informação sobre o parentesco. A legenda da postagem feita pelo candidato traz a mensagem “Atenção!!! Fake News!!!” e Paes afirma, em vídeo, nunca ter visto a mulher que fez os comentários jocosos sobre uma modalidade de passeio turístico na favela da Rocinha. 
As publicações virais que acusam o falso parentesco entre a streamer e o prefeito carioca circulam com ataques direcionados a Eduardo Paes, em meio à campanha para as eleições municipais. Algumas postagens também atacam o Partido Social Democrático (PSD), ao qual o prefeito é filiado. O partido tem sido alvo de uma ofensiva por parte de políticos bolsonaristas.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 17h28
Eleições 2024
PT conquistou 248 prefeituras no 1º turno, e não 46 como afirma post

Circula pelas redes que o PT elegeu apenas 46 prefeitos no 1º turno das eleições municipais de 2024, e o PL elegeu 508 prefeitos. É falso. O PT conquistou 248 prefeituras, embora não tenha vencido em nenhuma capital. Já o PL assume 510 municípios, incluindo duas capitais: Rio Branco e Maceió. O PT ainda disputará o 2º turno em quatro capitais.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h00
Política
É falso que PT foi ‘erradicado’ em Roraima; post é antigo

 Circula nas redes um post alegando que Roraima virou um "paraíso" sem políticos do PT nos cargos de governador, senador, deputado, prefeito e vereador, sugerindo que o partido foi "erradicado" do estado. É falso. A mensagem é antiga e, em 2022, nenhum candidato do PT venceu a eleição. Recentemente, um vereador do PT foi eleito em Uiramutã.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 14h31
Política
É falsa a imagem de Elon Musk fazendo o ‘M’ de Marçal; foto foi gerada por IA

Post nas redes sociais mostra a imagem de um homem vestindo um boné com a letra “M” estampada e fazendo o sinal da referida letra com os dedos. A legenda indica que se trata do empresário Elon Musk fazendo o “M” de Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato a prefeito de São Paulo. É falso. A imagem foi criada por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 13h02
Eleições 2024
É falso que Pablo Marçal não gastou nada na campanha para prefeito de SP

Publicação nas redes sociais alega que Pablo Marçal (PRTB) não gastou nenhum real na campanha para a Prefeitura de São Paulo (SP). A postagem afirma que seus adversários gastaram R$ 78 milhões a mais, e obtiveram apenas 1% a mais nos votos. É falso. A divulgação de candidaturas e contas eleitorais de Marçal mostra que foram gastos R$ 4,9 milhões.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital