UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Falta contexto em vídeo de Marina Helena sobre ex-mulher de Arthur Lira
30.09.2024 - 11h56
Porto Alegre - RS
Vídeo que circula nas redes sociais mostra a candidata à prefeita de São Paulo, Marina Helena (Novo), lendo trecho de uma entrevista publicada pela Folha de S.Paulo com Jullyene Lins, ex-esposa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Após a leitura que descreve as supostas agressões sofridas por Lins, Marina Helena diz que a entrevista foi censurada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Falta contexto.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
[...] Gente, esse é um trecho de uma entrevista da Folha de S.Paulo em que Jullyene Lins denuncia as agressões do ex-marido, Arthur Lira, o presidente da Câmara dos Deputados. Por ordem de Alexandre de Moraes essa entrevista tem sido censurada, derrubada das redes sociais."
– Fala de Marina Helena em vídeo que circula nas redes sociais
Falta contexto
O vídeo de Marina Helena está fora de contexto. Alexandre de Moraes, de fato, censurou a reportagem publicada na Folha de S.Paulo, porém ele voltou atrás no dia seguinte e liberou o conteúdo. 
A entrevista com Jullyene Lins citada por Marina Helena foi publicada em 14 de janeiro de 2021. A reportagem explica que Lins foi casada com Lira, com quem possui dois filhos, por dez anos e que ela teria sido agredida fisicamente pelo deputado em 2006. Lira ainda teria ameaçado a ex-esposa a mudar um depoimento sobre a acusação que havia feito contra ele, o que teria sido crucial para o parlamentar ser absolvido em 2015.
Em 18 de junho de 2024, atendendo a pedido da defesa de Lira, Alexandre de Moraes determinou a retirada da publicação do ar. Além da reportagem da Folha, foram censurados na mesma decisão um vídeo da Mídia Ninja e reportagens do Terra e do Brasil de Fato sobre o tema.
Contudo, em 19 de junho de 2024, Moraes voltou atrás e liberou reportagens da Folha, Terra e Brasil de Fato, mantendo censurado apenas o vídeo da Mídia Ninja
Uma reportagem da Agência Pública sobre o mesmo tema foi retirada do ar em setembro de 2023, também por decisão de Moraes. Ao contrário do que ocorreu com os outros veículos, a matéria segue censurada.

Outro lado

Em nota enviada à Lupa, a assessoria de imprensa de Marina Helena informou que o “vídeo foi obviamente publicado e distribuído nas redes antes do ministro Alexandre de Moraes voltar atrás na decisão”. A Lupa não localizou o vídeo online nos perfis de Helena no Instagram, Facebook e TikTok.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.10.2024 - 15h51
Política
É antiga publicação de ministro de Israel com crítica ao Lula

Circula um vídeo nas redes sociais afirmando que Israel teria dito: "Somos amigos dos brasileiros e não do Lula". Falta contexto. Não há registro dessa declaração pelo governo de Israel. O vídeo se refere a uma crítica feita em fevereiro pelo ministro Israel Katz.

Gabriela Soares
09.10.2024 - 15h14
Eleições 2024
Vídeo de eleitores hostilizando Rodrigo Pacheco é de 2022

Um vídeo mostra o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, sendo vaiado ao votar; a publicação sugere que a gravação é recente. Falta Contexto. O vídeo é de 2 de outubro de 2022, durante o 1º turno das eleições gerais. Este ano, Pacheco permaneceu em Brasília devido a uma virose e não foi a Belo Horizonte para votar.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
08.10.2024 - 17h28
Eleições 2024
PT conquistou 248 prefeituras no 1º turno, e não 46 como afirma post

Circula pelas redes que o PT elegeu apenas 46 prefeitos no 1º turno das eleições municipais de 2024, e o PL elegeu 508 prefeitos. É falso. O PT conquistou 248 prefeituras, embora não tenha vencido em nenhuma capital. Já o PL assume 510 municípios, incluindo duas capitais: Rio Branco e Maceió. O PT ainda disputará o 2º turno em quatro capitais.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h00
Política
É falso que PT foi ‘erradicado’ em Roraima; post é antigo

 Circula nas redes um post alegando que Roraima virou um "paraíso" sem políticos do PT nos cargos de governador, senador, deputado, prefeito e vereador, sugerindo que o partido foi "erradicado" do estado. É falso. A mensagem é antiga e, em 2022, nenhum candidato do PT venceu a eleição. Recentemente, um vereador do PT foi eleito em Uiramutã.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital