UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Marina Silva não culpou aves incendiárias pelas queimadas no Brasil
30.09.2024 - 16h18
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), teria dito que “aves incendiárias” são capazes de provocar queimadas no Brasil. O homem não especifica quando ou onde a declaração teria sido feita. É falso. 
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
Aves incendiárias são capazes de provocar incêndio no Brasil, diz a ministra do Meio Ambiente Marina Silva”  

– Trecho de fala em vídeo que circula nas redes
Falso
Não há nenhuma informação confirmando que Marina Silva fez tal alegação. Buscas no Google, Bing, DuckDuckGo e no próprio site do Ministério do Meio Ambiente não retornam nenhuma notícia de que a ministra teria culpado aves pelos incêndios no Brasil. 
Um estudo publicado no Journal of Ethnobiology em 2017 mostra que aves como o milhafre-preto, milhafre-assobiador e falcão-marrom espalham incêndios para facilitar a caça de pequenos animais que fogem das chamas. No entanto, esses pássaros não iniciam incêndios — apenas transportam gravetos em chamas de áreas já queimadas para expandir o fogo. Além disso, essas aves não vivem no Brasil e não poderiam ser responsáveis pelas queimadas no país.
Em artigo publicado em 16 de setembro de 2024, o biólogo Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), explica que altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes criam um ambiente propício para ignição do fogo, que pode ser causada por eventos naturais, como raios, ou pela ação humana. Ele destaca que, embora os incêndios façam parte de um ciclo natural — como evidenciado por registros de incêndios no cerrado há mais de 30 mil anos —, o aumento da temperatura devido às mudanças climáticas intensificam e aumentam os focos de fogo. 
Na mesma linha, o Ministério do Meio Ambiente reforça que os incêndios florestais no Brasil e na América do Sul estão sendo intensificados pela estiagem prolongada, causada pelas mudanças climáticas. Em 2024, 58% do território brasileiro enfrenta seca, com um terço do país sob seca severa. No Pantanal, os incêndios aumentaram em 40% em junho devido às mudanças climáticas, e na Amazônia Ocidental, a probabilidade de incêndios cresceu em até 20 vezes entre março de 2023 e fevereiro de 2024
Conteúdos semelhantes foram verificados por Boatos.org e Aos Fatos.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.



Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.10.2024 - 19h00
Clima
Vídeo não mostra passagem de furacão Milton; imagens são de tempestades antigas

Circula, pelas redes sociais, publicações com vídeos de tempestades e a alegação de que as imagens são do furacão Milton, que se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos. É falso. O vídeo é uma montagem com imagens antigas disponíveis na internet e associadas a outras tempestades. Formações parecidas com as que estão no vídeo são comuns nas redes sociais.

João Pedro Capobianco
09.10.2024 - 17h41
Internacional
É falso que FBI descobriu túnel entre as casas de Diddy e Michael Jackson

Circula nas redes sociais uma teoria conspiracionista afirmando que, na casa do rapper ‘Diddy’, acusado por abuso sexual, o FBI teria encontrado um túnel que levaria para a casa do cantor Michael Jackson. É falso. Na mansão de Diddy, existe um túnel aquático na área da piscina, mas não há saídas externas à residência.


Evelyn Fagundes
09.10.2024 - 15h51
Política
É antiga publicação de ministro de Israel com crítica ao Lula

Circula um vídeo nas redes sociais afirmando que Israel teria dito: "Somos amigos dos brasileiros e não do Lula". Falta contexto. Não há registro dessa declaração pelo governo de Israel. O vídeo se refere a uma crítica feita em fevereiro pelo ministro Israel Katz.

Gabriela Soares
09.10.2024 - 15h14
Eleições 2024
Vídeo de eleitores hostilizando Rodrigo Pacheco é de 2022

Um vídeo mostra o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, sendo vaiado ao votar; a publicação sugere que a gravação é recente. Falta Contexto. O vídeo é de 2 de outubro de 2022, durante o 1º turno das eleições gerais. Este ano, Pacheco permaneceu em Brasília devido a uma virose e não foi a Belo Horizonte para votar.

Catiane Pereira
08.10.2024 - 17h55
Eleições 2024
É falso que Boulos, Lula e Dilma viraram apuração de votos às 18h45

Post diz que, no 1º turno das eleições de 2024, Boulos virou a apuração de votos sobre Marçal às 18h45. Neste mesmo horário, Lula teria virado sobre Bolsonaro em 2022 e Dilma teria ultrapassado Aécio em 2014. É falso. Boulos virou às 18h40; Lula, às 20h02 (1º turno) e 18h44 (2º turno); e Dilma passou à frente às 19h32.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital