Diante do tarifaço implementado pelo governo norte-americano do presidente Donald Trump, mercados oscilam, agentes econômicos temem uma recessão global e especialistas tentam entender os impactos no comércio mundial. Nas redes sociais, porém, perfis à direita e à esquerda comemoram as medidas anunciadas pelo republicano.
A 2ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul julgou improcedente, em sentença publicada em 2 de abril, ação movida por Nego Di contra a Lupa. O processo foi motivado por uma checagem publicada em maio de 2024, que desmentia uma informação falsa divulgada pelo influenciador a respeito das enchentes no Rio Grande do Sul.
Kwai adota uma estratégia ativa para ampliar a visibilidade de temas específicos, incentivando criadores a produzirem vídeos sobre assuntos selecionados pela rede em troca de benefícios como tráfego e prêmios em dinheiro. A tática inclui mensagens diretas e competições no WhatsApp, com isso, influenciando a circulação de notícias na plataforma.
Uma infração ambiental a cada 27 minutos. Essa foi a média de autuações registradas pelo Ibama no país entre 2000 e 2025. Entre os casos com conduta identificada, 90,1% foram classificados como intencionais. Os dados fazem parte de uma análise exclusiva da Lupa sobre as multas aplicadas pelo Ibama nos últimos 25 anos.
A Amazônia é o bioma mais pressionado por violações ambientais nos últimos 25 anos. Mais de 88 mil multas foram aplicadas a empresas e pessoas físicas pelo Ibama por desrespeitar a legislação ambiental na região. Foram, em média, dez infrações por dia. E o mais alarmante: 96% das infrações ambientais com motivação identificada foram classificadas como intencionais.