UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Último debate em Porto Alegre: candidatos apostam em ataques e dados sobre enchente
Prevenção a cheias esteve no centro do debate em Porto Alegre - Imagem: Reprodução RBS TV
Na noite de quinta-feira (3), a RBS TV promoveu, em Porto Alegre (RS), o último debate antes do primeiro turno das eleições municipais. A afiliada da Rede Globo recebeu candidatos de coligações que tivessem, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional: o atual prefeito e candidato à reeleição Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT). 
Novamente, o tema mais abordado entre os candidatos foi a enchente de maio em Porto Alegre, com comentários sobre a situação vivida pela cidade e todo o estado do Rio Grande do Sul em todos os quatro blocos do debate (e nem sempre com informações precisas). Melo, por exemplo, exagerou ao repetir que 300 equipamentos foram atingidos pelas enchentes, enquanto o levantamento da Prefeitura revelou que, na verdade, 218 equipamentos municipais foram impactados. 
O atual prefeito foi o alvo preferencial quando o assunto foi o impacto das enchentes na capital gaúcha. Brizola afirmou que houve avisos sobre o estado precário de equipamentos [Departamento Municipal de Água e Esgotos], mas que Melo não sabia o que fazer. O candidato do MDB reagiu às criticas argumentando que estava e está trabalhando, “salvando vidas”. Na última semana, Porto Alegre foi novamente atingida por chuvas intensas que causaram novos alagamentos e bloqueio de vias
Acuado por acusações de omissão e negacionismo climático, Melo criticou o que considerou uma “dobradinha” das candidatas do PT e do PDT. O prefeito reclamou de uma suposta “chuva de acusações” e apontou o governo federal como culpado por parte da tragédia climática. 
Durante o segundo bloco do debate, Melo responsabilizou a União pelo sistema de proteção contra cheias, algo que ele já havia falado no debate do Correio do Povo/Rádio Guaíba, em 25 de setembro, e que é falso. Além da União, a Constituição Federal também atribui, às gestões municipais e estaduais, responsabilidades relacionadas à proteção contra cheias.
Embora Rosário e Juliana Brizola tenham se unido nas críticas à atual gestão municipal de Porto Alegre, o que se viu no segundo e no quarto blocos — quando os candidatos fizeram perguntas uns aos outros — foi uma troca de acusações mais intensa entre Melo e a candidata do PT.
Brizola, do PDT, foi preterida pelos outros dois candidatos e reclamou por ter sido isolada pelos adversários: "O que está estabelecido aqui é uma polarização. Tanto é que nos blocos que eles podem, eles me isolam. Por quê?”. Mas para defender seu argumento, a pedetista afirmou que seria a única capaz de derrotar Melo em um eventual segundo turno, alegação considerada “sem contexto” pela Lupa, já que pesquisas recentes, como a da AtlasIntel e do instituto Futura Inteligência, apontam cenários divergentes.
A Lupa checou outras declarações dos três candidatos no debate e o conteúdo completo pode ser acessado aqui.  

LEIA MAIS
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.12.2024 - 17h20
Fraude
Golpes se alastram nas redes com proximidade de festas e pagamento de 13º

De produtos eletrônicos com 90% de desconto a smartphones sendo ofertados por menos de R$ 100. Mensagens com esse apelo ganharam as redes nos últimos dias, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano e o recebimento da segunda parcela do 13º salário. Entretanto, tratam-se de golpes.

Ítalo Rômany
16.12.2024 - 20h00
Política
Bolsonaro erra ao afirmar que investigação sobre tentativa de golpe foi concluída; indiciamento não encerra apuração

O ex-presidente Bolsonaro criticou a prisão do general Braga Netto, afirmando que a investigação da Polícia Federal estava concluída, o que está incorreto. Advogados explicam que o indiciamento não encerra a apuração, que continua com novas diligências. Braga Netto foi preso por tentativa de golpe e obstrução das investigações.

Gabriela Soares
12.12.2024 - 14h01
Política
Imagens de Lula no hospital feitas por IA alcançam 1 milhão de usuários em apps

Desde que o presidente Lula foi internado para o tratamento de uma hemorragia intracraniana, registros manipulados por IA têm inundado as redes. Muitas dessas imagens são disseminadas como sátira; outras, no entanto, são usadas como se fossem fotos reais do petista. Dados mostram que esses registros falsos alcançaram mais de 1 milhão de usuários.

Ítalo Rômany
11.12.2024 - 16h36
Inteligência Artificial
Senado aprova PL da IA sob críticas; texto segue para a Câmara

O Projeto de Lei 2.338/2023 — conhecido como o PL da Inteligência Artificial (IA) foi aprovado no Senado de forma simbólica nesta terça (10). O texto será encaminhado para análise e aprovação na Câmara dos Deputados. Se não sofrer mudanças nessas etapas, o PL então segue para a sanção do presidente Lula.

Ítalo Rômany
10.12.2024 - 12h21
Inteligência Artificial
Senado decide sobre PL da IA que pode ampliar riscos de golpes nas redes

O texto do PL da Inteligência Artificial deve ser votado no plenário do Senado com críticas de entidades, como o Idec, em relação às alterações feitas pela comissão especial do Senado, como a exclusão dos algoritmos das redes sociais da lista de sistemas de alto risco. Essa decisão favorece a proliferação de golpes e fraudes, segundo o Idec.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital