UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Viúva de Eduardo Campos não declarou apoio a Bolsonaro
11.10.2024 - 14h42
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma mensagem atribuída a Heloísa Campos, que seria a viúva de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco (2007-2014). O texto faz críticas ao presidente Lula (PT) e elogia Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Nikolas Ferreira (PL-MG). É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 
“Heloisa Campos Viúva de Eduardo Campos: Amigos, pelo que a vida me ensinou, hoje estou mais tranquila, pois apesar de toda essa bagaceira aprendi algumas coisas observando o mundo e em relação à situação do país podem ficar tranquilos; o que Lula está fazendo é absolutamente previsível, ele está chegando ao final da carreira, não fez sucessor apesar do grande estrago que o PT fez na nossa sociedade, isso vai passar, tudo passa! [...] o surgimento de um movimento escondido gigante de direita que ninguém poderia prever, ninguém previu, e um Bolsonaro que nem mãe Dinah e Nostradamus previram [...] E quantos novos líderes a direita não levantou? Temos Tarcísio, Nikolas, Gayer e muitos outros. A esquerda só ganha entregando emendas milionárias, nos "acordos entre amigos", mas isso também vai acabar. Somos muitos. Somos gigantes e unidos somos infalíveis”

– Trechos da mensagem que circula nas redes sociais
Falso
A mensagem foi falsamente atribuída à viúva de Eduardo Campos - o político faleceu dia 13 de agosto de 2014 em um acidente aéreo. O texto desinformativo erra o nome da mulher, que não é Heloísa Campos, mas Renata Campos. Não existe nenhuma conta oficial de Renata que mostre a nota em questão. Pedro Campos (PSB-PE), deputado federal e filho do casal, já se pronunciou no X (antigo Twitter), no início do ano, afirmando que “Heloísa Campos” não existe e pediu para que parem de associar o nome de seus pais a uma “figura deplorável como Bolsonaro”.
A Lupa monitorou que a mensagem circula nas redes sociais desde 2023, mas em versões diferentes. Algumas dessas versões não mencionam o nome de Renata ou Heloísa como autoras do texto. Além disso, Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Nikolas Ferreira, por exemplo, não são citados em algumas publicações do ano passado. 
Também é possível observar que, a partir do início deste ano, o texto que já circulava nas redes passou a ser atribuído à viúva de Eduardo Campos. Ao Estadão Verifica, a assessoria de imprensa de Pernambuco do Partido Socialista Brasileiro (PSB) negou, em fevereiro, que Renata seja autora da mensagem. 
O Boatos.org também verificou o mesmo conteúdo.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.11.2024 - 18h18
8 de janeiro
Elon Musk não gravou vídeo em apoio aos presos do 8 de janeiro nem pagou fiança

Um vídeo do empresário Elon Musk circula pelas redes sociais com legendas e tradução do áudio em português, que mostrariam que ele fez um apelo pelos presos do golpe de 8 de janeiro. É falso. A legenda e a narração não correspondem ao que ele diz no vídeo original, que não aborda esse tema.


Evelyn Fagundes
08.11.2024 - 18h10
Política
É falso que Donald Trump barrou Globo e William Bonner na Casa Branca

Circula nas redes que William Bonner e a equipe da TV Globo teriam sido impedidos de entrar na Casa Branca, supostamente a pedido de Donald Trump, recém-eleito presidente dos Estados Unidos. É falso. A equipe não foi impedida, e Joe Biden é o presidente em exercício. Trump assumirá apenas em 20 de janeiro de 2025.

Catiane Pereira
08.11.2024 - 16h19
Economia
É falso que preço do gás subiu em todo o Brasil em 4 de novembro de 2024

Circulam nas redes posts afirmando que o valor do gás de cozinha subiu no último dia 4, o que teria surpreendido os brasileiros. É falso. O preço teve alta, na data citada, apenas no estado da Bahia. Portais publicaram a notícia mencionando a região em que o aumento foi aplicado, no entanto, nas redes, as publicações omitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
08.11.2024 - 14h24
Economia
Apenas na cidade do Rio bancos terão feriado prolongado entre 15 e 20/11

Circula pelas redes sociais que os bancos estarão fechados a partir do dia 14 de novembro e só reabrirão em 21 de novembro. Segundo a publicação, a Febraban acatou os feriados do G20, além dos nacionais — 15 e 20 de novembro. Falta contexto. Apenas a cidade do Rio decretou feriado nos dias de realização da Cúpula do G20 (18 e 19/11). 

Carol Macário
08.11.2024 - 14h09
Política
É falso que Havan vai fechar as portas e encerrar atividades no Brasil

Circula pelas redes sociais que a rede varejista Havan vai fechar as portas e deixará o Brasil. A informação é acompanhada de um vídeo de Luciano Hang, fundador da empresa, em que ele fala que “não deve mais investir no país”. Vídeo distorce entrevista de 2022, após eleições presidenciais. A rede segue abrindo novas lojas e dando lucro. 

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital