Um vídeo do empresário Elon Musk circula pelas redes sociais com legendas e tradução do áudio em português, que mostrariam que ele fez um apelo pelos presos do golpe de 8 de janeiro. É falso. A legenda e a narração não correspondem ao que ele diz no vídeo original, que não aborda esse tema.
Circula nas redes que William Bonner e a equipe da TV Globo teriam sido impedidos de entrar na Casa Branca, supostamente a pedido de Donald Trump, recém-eleito presidente dos Estados Unidos. É falso. A equipe não foi impedida, e Joe Biden é o presidente em exercício. Trump assumirá apenas em 20 de janeiro de 2025.
Circulam nas redes posts afirmando que o valor do gás de cozinha subiu no último dia 4, o que teria surpreendido os brasileiros. É falso. O preço teve alta, na data citada, apenas no estado da Bahia. Portais publicaram a notícia mencionando a região em que o aumento foi aplicado, no entanto, nas redes, as publicações omitiram tal informação.
Circula pelas redes sociais que os bancos estarão fechados a partir do dia 14 de novembro e só reabrirão em 21 de novembro. Segundo a publicação, a Febraban acatou os feriados do G20, além dos nacionais — 15 e 20 de novembro. Falta contexto. Apenas a cidade do Rio decretou feriado nos dias de realização da Cúpula do G20 (18 e 19/11).
Circula pelas redes sociais que a rede varejista Havan vai fechar as portas e deixará o Brasil. A informação é acompanhada de um vídeo de Luciano Hang, fundador da empresa, em que ele fala que “não deve mais investir no país”. Vídeo distorce entrevista de 2022, após eleições presidenciais. A rede segue abrindo novas lojas e dando lucro.