UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que pane em avião presidencial foi usada para encobrir ‘embriaguez’ de Lula
17.10.2024 - 14h46
João Pessoa - PB
Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que a pane apresentada no avião presidencial no México, em 1º de outubro, na verdade é uma história inventada para mascarar o real motivo ocorrido. De acordo com o texto, os pilotos tiveram que manter o voo em círculos para acalmar o 'cenário hostil' da suposta embriaguez do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de sua equipe. "Todos muito bêbados, gente vomitando [...] e o presidente estava totalmente bêbado e desequilibrado, dava murros na porta e agrediu um oficial", alega o texto. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Ocorrência- Ingestão de pássaro no motor( urubu ). Não teve falha ou pane por falta de manutenção. Os pilotos agiram corretamente num cenário hostil causado por um bêbado analfabeto. Não tinha como fazer o pouso imediatamente após a ingestão do urubu, pois dentro do avião havia uma bagunça generalizada, todos muito bêbados, gente vomitando e tem assunto de gente tomando medicamento de tão bêbados que estavam, o Presidente estava totalmente bebado e desequilibrado, dava murros na porta e AGREDIU UM OFICIAL. Relatos de oficiais da FAB, afirmam que foi um terror. Não tinha como fazer o pouso imediatamente no MÉXICO por 1 único motivo, preservar a comitiva da vergonha do caos que ficou o interior da aeronave, pois nesses casos, devido a investigação internacional de incidentes aéreos, é mandatório isolar a aeronave, fotografar TUDO interna e externamente, copiar os dados das caixas pretas ( Flight Recorder e pilots voice recorder). Com isso o Cmte decidiu e queimar combustível enquanto se limpava, acalmavam os ânimos dos bebados amedrontados alucinados. Foram 4 horas de voo sobre a Cidade do México com a justificativa de que a aeronave estava acima do peso máximo de pouso. O comandante foi muito bom e salvou mais um vexame internacional desse analfabeto e seus asseclas
– Trecho de post que circula no WhatsApp
Falso
Não há qualquer evidência de que a pane no avião presidencial apresentada após decolagem no México tenha sido, na verdade, um motivo para 'esconder' o 'cenário hostil' gerado pela suposta embriaguez de Lula. Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) reforçou que o presidente não agrediu nenhum oficial da FAB. Também afirmou que as voltas que o avião fez no aeroporto não foram para "limpar a bagunça" da equipe. 
"A aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México e foi necessário realizar o sobrevoo para gastar o combustível antes do pouso, por uma questão de segurança. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República repudia a divulgação de conteúdos de desinformação para fins políticos", afirmou a Secom.
De acordo com informações veiculadas na imprensa, o avião em que estava o presidente Lula apresentou problemas técnicos no motor logo após decolar da Cidade do México. Entretanto, por estar com o tanque cheio, a aeronave não foi autorizada a pousar — prática comum na aviação, por questão de segurança. Para esvaziar o tanque de combustível, o avião realizou sobrevoos perto do aeroporto, dando voltas no ar por mais de 4 horas. 
À época, a Força Aérea Brasileira (FAB) publicou nota à imprensa reforçando que a tripulação "altamente treinada, agiu de acordo com os protocolos e manteve o controle da situação”. "No último voo, como amplamente divulgado, a aeronave experimentou uma anomalia técnica após a decolagem, resultando em alta vibração em uma das turbinas. Conforme os procedimentos operacionais padrões previstos em Lista de Verificações, a tripulação imediatamente adotou todas as medidas de segurança recomendadas", diz trecho do texto. A reportagem entrou em contato com a assessoria da FAB por e-mail, mas não houve retorno.
O presidente Lula, em declarações dadas à imprensa, afirmou que foi comunicado pelos pilotos que o avião apresentava um problema em uma turbina. "‘O avião está seguro, tem uma turbina com problema, um motor, mas o outro está bem, já pedimos emergência para o aeroporto e vamos ficar circulando aqui durante duas horas até esvaziar um pouco o tanque, porque o tanque está muito cheio, se a gente pousar com o avião pesado poderá acontecer um acidente, até problema com o trem de pouso’. Aí ficamos lá rodando duas horas, fazendo um oito em cima do aeroporto", explicou Lula.
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos.

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

LEIA TAMBÉM
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.10.2024 - 18h25
Fraude
É golpe site similar ao dos Correios que pede taxa para liberar encomenda

Circulam nas redes sociais posts afirmando que os Correios alertaram sobre a retenção de encomendas que, para serem liberadas, dependeriam do pagamento de uma taxa pelos usuários em um site. É falso. Trata-se de um golpe. Os Correios já notificaram sobre uma fraude similar. Além de pedir o pagamento, o site golpista solicita dados pessoais.

Evelyn Fagundes
17.10.2024 - 15h23
Saúde
É falso que revogação de portarias do Ministério da Saúde facilitou infecção por HIV em transplantes

Circulam pelas redes sociais posts com a alegação de que a revogação de duas portarias do governo Jair Bolsonaro (PL) pelo governo Lula facilitou a infecção por HIV de seis pacientes transplantados no Rio de Janeiro. É falso. Medidas adotadas pela gestão atual do Ministério da Saúde não enfraqueceram o controle do Sistema Nacional de Transplantes.

João Pedro Capobianco
17.10.2024 - 14h46
Política
É falso que pane em avião presidencial foi usada para encobrir ‘embriaguez’ de Lula

Circula nas redes sociais post afirmando que a pane no avião presidencial no México, em 1º de outubro, é uma história inventada para mascarar o real motivo ocorrido. Segundo o texto, os pilotos tiveram que manter o voo em círculo para acalmar o 'cenário hostil' da suposta embriaguez do presidente Lula. É falso. Pane se deu por problema no motor.

Ítalo Rômany
17.10.2024 - 14h39
Política
É falso que Cristina Graeml tem 66,4% em pesquisa AtlasIntel

Post alega que vazou o resultado de pesquisa da AtlasIntel para a prefeitura de Curitiba, que teve a publicação suspensa, mostrando Cristina Graeml (PMB) com 66,4% das intenções de voto e Eduardo Pimentel (PSD) com 33,6%. É falso. O levantamento, divulgado em 16 de outubro, mostra Pimentel com 49% e Graeml com 44,9%. Eles empatam na margem de erro.

Maiquel Rosauro
17.10.2024 - 13h39
Política
Carlos Amastha é ex-prefeito de Palmas (TO); vídeo de campanha é antigo

Um vídeo mostra o ex-prefeito de Palmas (TO), Carlos Amastha (PSB), afirmando ter implementado uma escola trilíngue na cidade. A legenda afirma que Amastha é o atual prefeito e atribui seu sucesso ao fato de ser colombiano. Na verdade, Amastha renunciou ao cargo em 2018, sendo sucedido pela vice-prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), reeleita em 2020.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital