O "Será que é Golpe" é uma parceria da Lupa com o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), associado à Consumers International Fair Digital Finance Accelerator, de quem o instituto recebeu subsídio para apoiar este projeto. Unidos em mais de 40 países, os associados à Consumers International fortalecem a regulamentação e as soluções de finanças digitais, criam engajamento com governos e partes interessadas e capacitam organizações de defesa de consumidores na promoção de um mercado de finanças digitais seguro, justo e sustentável.
Recebeu algo e desconfia que seja golpe? Clique aqui e envie para a Lupa checar.
Circulam nas redes sociais posts que afirmam que o Mercado Livre estaria oferecendo geladeiras e celulares como “presente”. Além disso, em vídeo, o apresentador Ratinho afirma que a empresa estaria oferecendo um celular por menos de R$ 100. Os conteúdos são falsos. Tratam-se de golpes. A gravação que mostra Ratinho foi feita com IA.
Circula pelas redes sociais a alegação de que um ciclone bomba atingiu o Rio de Janeiro. É falso. Publicação de 30 de novembro, no Facebook, usa imagens de outro evento climático, o furacão Irma, que ocorreu em 2017, no Caribe, para sustentar a alegação enganosa.
Post alega que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que arma de fogo é “instrumento de trabalho" do traficante. Logo, quando o criminoso for preso portando arma de fogo não responderá por porte ilegal. É falso. O STJ decidiu que o uso de arma de fogo para o tráfico de drogas aumenta a pena do réu, mas não gera uma nova condenação.
Circula um golpe nas redes sociais envolvendo uma “notificação extrajudicial” do Detran sobre regularização da CNH via link enviado por SMS. É falso. O Detran não envia mensagens desse tipo. A Associação Nacional dos Detrans (AND) alerta para consultar apenas canais oficiais ou o app CDT, e denunciar suspeitas às autoridades competentes.
Post nas redes sociais alega que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cortou R$ 5 bilhões de socorro prometido ao Rio Grande do Sul após as enchentes. Falta contexto. De acordo com o governo, o valor era destinado para um leilão de arroz importado que acabou cancelado após suspeitas de irregularidades.