UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Marco Rubio exigiu do STM lista de militares contra Bolsonaro
26.11.2024 - 04h00
Poços de Caldas - MG
Circula, pelas redes sociais, a alegação de que Marco Rubio, anunciado por Donald Trump como futuro secretário de Estado nos Estados Unidos, entrou em contato com o presidente do Superior Tribunal Militar (STM) do Brasil. As publicações alegam que Rubio teria exigido “nomes de generais que ameaçaram de morte Jair Bolsonaro e sua família”. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 
“Marco Rubio, novo secretário de Estado dos EUA, do governo Trump, fez contato com o presidente do STM e, exigiu os nomes dos generais que ameaçaram Bolsonaro e sua família de morte”
– Texto em publicação nas redes sociais
Falso
Não há nenhuma informação publicada sobre contatos do futuro secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, com o Superior Tribunal Militar (STM) brasileiro. Em nota à Lupa, o Tribunal afirmou que a alegação é uma “notícia falsa”. 
Também não há qualquer informação publicada a respeito de militares que tenham ameaçado de morte o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua família. Bolsonaro fez parte do Exército brasileiro e, até hoje, mantém proximidade com parte das forças armadas. No último dia 21, o ex-presidente publicou, no X, uma matéria de 2019, da Revista Veja, sobre planos de um grupo terrorista que desejava matá-lo. Não há informações sobre a participação de militares das Forças Armadas do Brasil no grupo.
No WhatsApp e no Telegram, um texto sem autoria identificada circula com a alegação de que Marco Rubio está em contato com altos oficiais das Forças Armadas no Brasil, com o intuito de descobrir nomes de oficiais brasileiros e norte-americanos que “traíram” Jair Bolsonaro.
Em tom conspiratório, o texto afirma que o staff de Rubio mira inimigos da esquerda, para “restaurar a dignidade de Bolsonaro” e que “todos os nomes serão revelados”. “A coisa realmente vai ferver no Brasil e nos EUA”, diz o texto.
Dados da Palver, parceira da Lupa no monitoramento de grupos públicos nos dois aplicativos de mensagem, mostram que o texto circulou em 66 grupos, tendo alcançado 71 mil usuários em 15 dias.
Além do conteúdo em texto, um vídeo com as mesmas alegações está disponível na internet. Com sinais de uso de Inteligência Artificial (IA), o vídeo apresenta uma mulher na posição de âncora de telejornal e divulga a mesma mensagem que circula nos aplicativos de mensagem.
A ferramenta de detecção da TrueMedia.org classificou o vídeo com “evidência substancial” de manipulação com uso de IA. Um dos testes realizados aponta 100% de chance de o áudio do vídeo ter sido gerado com inteligência artificial. Todos os testes de imagem e de áudio apontaram uso de IA no conteúdo.

Futuro secretário de Estado é visto como aliado por Bolsonaro

Após a indicação, feita por Donald Trump, de que Marco Rubio será o novo secretário de Estado dos EUA a partir de 2025, o senador norte-americano afirmou, no X, que vai trabalhar para “promover a paz por meio da força”. 
Filho de imigrantes cubanos, Rubio é senador pelo estado da Flórida desde 2011. É conhecido por seu antagonismo à China e já classificou o país asiático como “ameaça que vai definir este século”.
Visto como aliado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Rubio já se manifestou contra ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao criticar a suspensão do X no Brasil
“Há algum tempo, ouço falar da campanha de censura governamental em andamento no Brasil. A recente decisão de banir o X é a mais recente manobra do Juiz Alexandre de Moraes para minar as liberdades básicas”, afirmou.
Após a indicação de Rubio à chefia da diplomacia norte-americana, Jair Bolsonaro parabenizou o senador, em publicação no X: “Parabéns ao senador @marcorubio por sua nomeação como Secretário de Estado dos EUA! É uma honra ver um verdadeiro aliado do Brasil e um defensor da liberdade assumir um papel tão importante neste momento crucial para o Hemisfério Ocidental e para o mundo”.
Conteúdo semelhante foi checado por Boatos.org

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


25.03.2025 - 18h50
Internacional
Israel não aprovou lei para prender cristãos por citar Jesus

Circula nas redes um post afirmando que foi apresentada, em Israel, uma lei que visa prender pessoas cristãs por citarem o nome de Jesus. É falso. A publicação distorceu uma proposta de lei de 2023, que não avançou. O texto original não propunha a prisão de pessoas por mencionarem Jesus, mas buscava criminalizar a conversão religiosa forçada.

Evelyn Fagundes
25.03.2025 - 16h27
Segurança Pública
É falso que governo federal ordenou saída temporária de 28,2 mil detentos

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o governo Lula mandou dar folga para mais de 28 mil criminosos e proibiu prisões por descumprimento de regras. É falso. A saída temporária foi adotada pelo Poder Judiciário de São Paulo e não há proibição de prisão em caso de descumprimento de regras.

João Pedro Capobianco
24.03.2025 - 19h09
Fraude
Imagem de Giovanna Ewbank é manipulada com IA para venda de “produto milagroso”

Circula nas redes um vídeo em que Giovanna Ewbank promove um produto que promete regenerar a pele. É falso. Trata-se de uma deepfake. A Lupa identificou que um vídeo publicado pela artista foi manipulado para fazer a promoção do suplemento alimentar. O item, por sua vez, não possui autorização de comercialização pela Anvisa. 


Evelyn Fagundes
24.03.2025 - 17h45
Internacional
Musk não descobriu transação ilegal de US$ 8 milhões de Moraes nos EUA

Uma mulher diz, em vídeo que circula nas redes, que Elon Musk realizou um pente fino na Receita Federal dos Estados Unidos e descobriu uma transação no valor de US$ 8 milhões do ministro Alexandre de Moraes, do STF. É falso. Não há nenhum indício sobre o fato. Em nota, o STF negou que Moraes tenha bens, dinheiro ou qualquer propriedade nos EUA.

Maiquel Rosauro
24.03.2025 - 16h25
Saúde
Estudo da USP sobre máscaras na Covid-19 é inconclusivo e gera desinformação

É falso que um estudo da USP tenha confirmado que “máscaras foram inúteis e possivelmente perigosas na Covid-19”. A pesquisa identifica uma correlação entre o uso de máscaras e o excesso de mortes, mas os próprios autores destacam que a metodologia não permite estabelecer causalidade. Especialistas reforçam que o estudo apenas levanta hipóteses e não prova ineficácia ou risco.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital