Para saber mais sobre outros tipos de golpes, visite "Será que é Golpe?”. A plataforma reúne mais de 200 conteúdos verificados sobre diversos golpes digitais, além de fornecer orientações sobre o que fazer caso você já tenha sido vítima de um golpe.
Recebeu algo e desconfia que seja golpe? Clique aqui e envie para a Lupa checar.
Circula, nas redes sociais, uma promoção intitulada “Desafio da Memória Cacau Show”, em que a solução de um jogo de memorização leva a descontos de até 85% em produtos da marca. É golpe. Cacau Show não tem promoção parecida. Site usa símbolos e produtos da franquia para atrair vítimas.
Circula nas redes sociais um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que o Banco Central está oferecendo uma última chance para resgatar o “dinheiro esquecido” no CPF. É falso. Trata-se de uma deepfake. O serviço de resgatar valores é oferecido pelo Banco Central e pode ser consultado o ano todo.
Circula nas redes sociais um vídeo em que o ministro da Fazenda Fernando Haddad afirma que o “banco” está oferecendo uma última chance para resgatar o “dinheiro esquecido” no CPF. É falso. Trata-se de uma deepfake. O serviço de resgatar valores é oferecido pelo Banco Central e pode ser consultado o ano todo. O vídeo induz para um golpe.
Circula nas redes um post afirmando que foi apresentada, em Israel, uma lei que visa prender pessoas cristãs por citarem o nome de Jesus. É falso. A publicação distorceu uma proposta de lei de 2023, que não avançou. O texto original não propunha a prisão de pessoas por mencionarem Jesus, mas buscava criminalizar a conversão religiosa forçada.
Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o governo Lula mandou dar folga para mais de 28 mil criminosos e proibiu prisões por descumprimento de regras. É falso. A saída temporária foi adotada pelo Poder Judiciário de São Paulo e não há proibição de prisão em caso de descumprimento de regras.