UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Faber-Castell não distribui kits gratuitos de volta às aulas; oferta é golpe
22.01.2025 - 12h54
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que afirma que a Faber-Castell está distribuindo kits escolares gratuitos para quem responder a um quiz. A gravação afirma que é necessário apenas participar de uma enquete para receber os produtos e que a oferta estaria sendo feita em comemoração aos 250 anos da marca. É falso. Trata-se de um golpe.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Fαbеr Cαstell Lança Quiz Solidário de 250 anos para ajudar os alunos Brasileiros! Respoпdα e rеcеba grátis o seu Kit Escolαr também
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
Não há nenhuma promoção nos canais oficiais da Faber-Castell que ofereça kits de produtos gratuitamente por meio de questionário. Em comunicado divulgado em seu site e nas redes sociais, a Faber-Castell alertou sobre golpes que utilizam o nome da empresa e sua identidade visual. A empresa esclareceu que não está distribuindo kits gratuitos de volta às aulas e que todas as promoções legítimas são divulgadas exclusivamente no site e nas redes sociais oficiais da marca.
Além disso, apesar de utilizar uma identidade visual semelhante à da empresa, o link não segue o padrão do site oficial da Faber Castell (lojafabercastell.com.br). De acordo com o Detector de Site Confiável do Reclame Aqui, o site compartilhado nas redes sociais existe há apenas um mês e não há informações sobre o local de registro, o que indica ser um link suspeito.
Captura de tela de site que cria falso questionário da Faber Castell. Foto: Reprodução
Para não cair em golpes, o consumidor não deve clicar em links inseguros. Além disso, deve ficar atento aos certificados de segurança e só deve dar informações pessoais como endereço, CPF e dados de cartão de crédito quando tiver certeza de que a compra está sendo efetuada na instituição oficial e que o site é seguro.
Como funciona o golpe?
Sem a necessidade de um login específico, a plataforma informa que a pessoa pode participar do desafio e ao final do questionário irá ganhar um kit de volta às aulas completo. São apresentadas cinco perguntas, com múltiplas opções de respostas, com questões como materiais usados nos produtos, ano de inauguração da empresa, entre outros.
Captura de tela de site que cria falso questionário atribuído à Faber Castell. Foto: Reprodução.
Ao final do questionário, a plataforma diz que o usuário irá receber um kit gratuito de volta às aulas e o direciona para outra aba. 
Captura de tela de falso site atribuído à Faber Castell. Foto: Reprodução.
Na sequência, é apresentado um site onde o usuário pode selecionar o combo de produtos que prefere, incluindo kits supostamente esgotados. Após escolher um dos produtos, o usuário é redirecionado para uma plataforma de pagamento. Embora não seja exibido nenhum valor para receber os produtos alegados, é solicitado que a pessoa forneça dados pessoais, como nome completo, CPF e informações bancárias. Essa solicitação representa um risco, pois não se sabe o destino ou a finalidade do uso dessas informações.
Captura de tela de falso site atribuído à Faber Castell. Foto: Reprodução
Captura de tela de plataforma para pagamento de falso frete atribuída a Faber Castell.
Não é a primeira vez que criminosos utilizam o nome da Faber-Castell para aplicar golpes, especialmente no início do ano, período em que as famílias compram material escolar para o ano letivo. Em janeiro de 2024, a Lupa verificou uma mensagem falsa que alegava que a empresa estaria vendendo kits escolares por R$ 159,90. No entanto, a Faber-Castell negou a autoria dessa comunicação.
Conteúdo semelhante foi verificado por Reuters e UOL Confere

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia também
Esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.

Para saber mais sobre outros tipos de golpes, visite "Será que é Golpe?”. A plataforma reúne mais de 200 conteúdos verificados sobre diversos golpes digitais, além de fornecer orientações sobre o que fazer caso você já tenha sido vítima de um golpe.

Recebeu algo e desconfia que seja golpe? Clique aqui e envie para a Lupa checar.


Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h29
Fraude
Golpe usa nome da Xiaomi e promete Poco X7 Pro para quem responder a quiz

Circula no Facebook um vídeo falso em que um homem, gerado por inteligência artificial, se apresenta como gerente da Xiaomi e promete um celular Poco X7 Pro a quem responder um quiz. É fraude. A Xiaomi nega qualquer vínculo com a ação, que já foi denunciada como golpe por usuários no Reclame AQUI.

Gabriela Soares
07.07.2025 - 15h31
Fraude
Deepfake usa imagem de Rodrigo Faro e promete falsa indenização do Nubank

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Rodrigo Faro afirma que o Nubank foi intimado pela Justiça a indenizar os clientes em R$ 10 mil. O post acompanha um link. É falso. Trata-se de uma deepfake. Rodrigo Faro teve sua imagem manipulada. O link não leva para o site oficial do banco.

Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 17h14
Fraude
Montagem usa nome do Estadão e Itaú para promover falsa plataforma de investimentos

Circula no WhatsApp um link de um site que simula o jornal O Estado de S. Paulo e exibe uma notícia sobre uma plataforma de investimentos recomendada pelo CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho. É falso. Trata-se de um golpe. O banco afirmou que não promove investimentos fora de seus canais oficiais.


Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 15h02
Redes
É falso que Janja e cantor Leonardo tenham trocado ofensas nas redes

Circula no Facebook um post afirmando que a primeira-dama Janja disse, em suas redes sociais, que o cantor Leonardo é “fracassado” e que “só pensa em bebida”. É falso. Não existem registros que evidenciem isso.  A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a atribuição da frase à primeira-dama é desinformativa.


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital