Para saber mais sobre outros tipos de golpes, visite "Será que é Golpe?”. A plataforma reúne mais de 160 conteúdos verificados sobre diversos golpes digitais, além de fornecer orientações sobre o que fazer caso você já tenha sido vítima de um golpe.
Recebeu algo e desconfia que seja golpe? Clique aqui e envie para a Lupa checar.
Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.
Circula, pelas redes sociais, um pedido de orações pela Síria feito pelo Papa Francisco. No texto da publicação, são mencionadas pessoas decapitadas na cidade de Qaraqosh, no Iraque. É falso. A mensagem circula nas redes desde, pelo menos, 2017. Não se tem notícia de mensagem semelhante divulgada pelo Pontífice.
Circula nas redes sociais um post afirmando que o filme “Ainda Estou Aqui” foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É falso. A produção foi custeada com recursos próprios, não públicos. A publicação distorceu uma notícia sobre o banco ter aprovado recentemente um financiamento para uma coprodutora do longa.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem declara que um dos momentos de maior orgulho de sua vida foi o dia em que o presidente Lula foi preso. É falso. O vídeo foi editado. Na fala original, ele afirma que tinha “muito orgulho do presidente” e que, no momento em que Lula foi preso durante a Lava Jato, o petista enfrentou a situação de “cabeça levantada”.
Circula nas redes sociais um post que afirma que o governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias com a nova lei trabalhista vigente em 2025. É falso. Não existe qualquer mudança ou alteração sobre esse direito. Faltas justificadas por atestados médicos não impactam nas férias do trabalhador.