Relatório inédito da Lupa revela que golpes digitais estão mais sofisticados, com o uso de inteligência artificial, deepfakes, marcas famosas e linguagem emocional. O estudo que inaugura o Observatório da Lupa, mostra que esses esquemas se organizam como campanhas de marketing para espalhar desinformação.
Influenciadores ensinam abertamente como aplicar golpes digitais, com apoio de fóruns pagos e em plataformas como YouTube e TikTok. Em vídeos com centenas de visualizações, ensinam como usar deepfakes, sites falsos e promessas milagrosas para enganar consumidores. Enquanto isso, as big techs falham em conter o avanço do marketing fraudulento.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quarta-feira (4), o julgamento que pode declarar inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que trata da responsabilidade de provedores de serviços online sobre conteúdos de terceiros. A retomada ocorre em meio às ameaças de sanção dos EUA ao ministro Alexandre de Moraes.
Na última terça-feira (27), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi alvo de ofensas durante uma audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. O ataque de senadores deu vazão a novos xingamentos à ministra em aplicativos de mensagem.
A Lupa analisou mais de 6 mil licenciamentos ambientais emitidos pelo Ibama nos últimos dez anos. Os dados revelam que a maioria das licenças foi dada a empreendimentos dos setores de petróleo e gás, hidrelétricas e mineração, os mesmos que poderão ser beneficiados pelo projeto que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, aprovado no Senado