UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo mostrando recuperação de Bolsonaro foi filmado antes do atentado
08.02.2019 - 17h44
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) com bolsa de colostomia, supostamente, antes de sofrer atentado em Juiz de Fora. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Vídeo com Bolsonaro durante a campanha, e antes da ‘facada’, tem áudio falando do câncer e ‘bolsa de colostomia’ já do lado esquerdo”
Vídeo publicado no Facebook, com cerca de 600 compartilhamentos até as 17h do dia 8 de fevereiro de 2019
Falso
As “informações” citadas na publicação analisada pela Lupa são falsas. O vídeo em questão é um trecho de 14 segundos de reportagem do programa Domingo Espetacular, da Record, veiculada no dia 21 de outubro de 2018, portanto um mês e meio depois do atentado – que ocorreu em 6 de setembro. O tema da reportagem é, justamente, a recuperação de Bolsonaro. Não há qualquer menção a “câncer” neste trecho, ou em qualquer momento da matéria veiculada pela Record.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.12.2024 - 17h22
Internacional
Vídeo mostra criminoso sendo executado, não ministro da Defesa da Síria

Circula nas redes sociais vídeo de um homem sendo executado e enforcado em praça pública. De acordo com a legenda, trata-se do general Ali Abdullah Ayyoub, ministro de Defesa do Exército da Síria. É falso. O vídeo mostra a execução de Ammar Al-Asaad, cidadão sírio que foi condenado à morte pelo Tribunal Criminal na Província de Daraa, na Síria.

Ítalo Rômany
20.12.2024 - 16h45
Política
Clubes militares desmentem comunicado falso sobre a prisão de Braga Netto

Post nas redes sociais traz a imagem de um documento, datado de 14 de dezembro, com o título “A Comissão Interclubes Militares Repudia a Prisão Ilegal do General Braga Netto e Convoca a Luta Contra o Autoritarismo do STF”. É falso. Clube Naval, Clube Militar e Clube de Aeronáutica não postaram o documento e alertam que se trata de desinformação.

Maiquel Rosauro
20.12.2024 - 16h22
Fraude
Golpe usa questionário falso da Shein para prometer kits de R$ 1 mil

Circula pelas redes um suposto questionário da Shein que está oferecendo gratuitamente produtos em comemoração às festas de final de ano. É falso. Não há divulgação da suposta promoção nos canais oficiais da Shein. A busca nas redes sociais e no site da varejista mostra que a promoção não existe.

Catiane Pereira
20.12.2024 - 15h35
Redes
Vídeo de mulher ‘que deu à luz’ 13 filhos foi gerado por IA

 Circula pelas redes sociais uma gravação na qual um homem reage ao vídeo de uma mulher que, supostamente, teria dado à luz 13 filhos de uma vez. De acordo com ele, esse seria o recorde de bebês na mesma gestação. É falso. O vídeo foi gerado por inteligência artificial (IA).

Gabriela Soares
20.12.2024 - 11h36
Fraude
Golpe do abono natalino volta a circular nas redes em 2024

Circula, nas redes sociais, a alegação de que um “abono natalino” no valor de R$ 540,00 pode ser resgatado via Pix. A mensagem contém link para um site que exibe a logomarca do governo federal e pede o compartilhamento do conteúdo em grupos de WhatsApp. É falso. A Secretaria de Comunicação Social do governo federal negou que exista tal benefício.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital