UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que partido de Hitler e de Bolsonaro tenham o mesmo lema
27.11.2019 - 17h38
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma montagem que compara os lemas do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista, de Adolf Hitler, e da Aliança pelo Brasil, legenda que está sendo criada pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a publicação, ambos têm como slogan a frase “Deus, família, pátria, armas”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“O lema do partido nazista (do Hitler) era Deus, família, pátria, armas – 1920. O lema do partido criado pelo Bolsonaro é Deus, família, pátria, armas – 2019”
Texto de post no Facebook que, até as 14h30 de 27 de novembro de 2019, tinha 239 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O lema do Partido Nazista jamais foi “Deus, família, pátria, armas”. De acordo com a assistente de pesquisa Angela Hermann, do Centro de Documentação de Munique para a História do Nacional-Socialismo, essa frase nunca foi usada pela sigla ao longo da história. “‘Deus, família, pátria, armas’ seria algo muito incomum, porque os nazistas evitavam qualquer referência a Deus”, disse a especialista à Lupa, por e-mail. Slogans que têm algumas das palavras citadas no post já foram usados na Alemanha, mas nunca pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.
Antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), as Forças Armadas da Prússia – que liderou a unificação da Alemanha – tinham o lema “Com Deus, pelo rei e pela pátria”. De acordo com a pesquisadora, isso aparecia tanto nas armas como nos uniformes. “Na era do nazismo, no início dos anos 1940, o exército alemão (Wehrmacht) tinha o lema ‘Deus conosco’, mas isso também vem dos militares da Prússia, no período anterior a 1914”, afirma Hermann. Parentes de soldados mortos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) recebiam uma mensagem de condolências com o slogan “Pelo líder, povo e pela pátria”.
“Deus, família, pátria, armas” também não é o slogan oficial do Aliança pelo Brasil. Em suas redes sociais, como o Facebook, a futura legenda usa a frase “Nossa força é o Brasil!”. A defesa desses e de outros temas, no entanto, é destacada como compromisso a ser seguido por todos os filiados no artigo 12 do futuro estatuto do partido, que está disponível no site oficial.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.12.2024 - 17h22
Internacional
Vídeo mostra criminoso sendo executado, não ministro da Defesa da Síria

Circula nas redes sociais vídeo de um homem sendo executado e enforcado em praça pública. De acordo com a legenda, trata-se do general Ali Abdullah Ayyoub, ministro de Defesa do Exército da Síria. É falso. O vídeo mostra a execução de Ammar Al-Asaad, cidadão sírio que foi condenado à morte pelo Tribunal Criminal na Província de Daraa, na Síria.

Ítalo Rômany
20.12.2024 - 16h45
Política
Clubes militares desmentem comunicado falso sobre a prisão de Braga Netto

Post nas redes sociais traz a imagem de um documento, datado de 14 de dezembro, com o título “A Comissão Interclubes Militares Repudia a Prisão Ilegal do General Braga Netto e Convoca a Luta Contra o Autoritarismo do STF”. É falso. Clube Naval, Clube Militar e Clube de Aeronáutica não postaram o documento e alertam que se trata de desinformação.

Maiquel Rosauro
20.12.2024 - 16h22
Fraude
Golpe usa questionário falso da Shein para prometer kits de R$ 1 mil

Circula pelas redes um suposto questionário da Shein que está oferecendo gratuitamente produtos em comemoração às festas de final de ano. É falso. Não há divulgação da suposta promoção nos canais oficiais da Shein. A busca nas redes sociais e no site da varejista mostra que a promoção não existe.

Catiane Pereira
20.12.2024 - 15h35
Redes
Vídeo de mulher ‘que deu à luz’ 13 filhos foi gerado por IA

 Circula pelas redes sociais uma gravação na qual um homem reage ao vídeo de uma mulher que, supostamente, teria dado à luz 13 filhos de uma vez. De acordo com ele, esse seria o recorde de bebês na mesma gestação. É falso. O vídeo foi gerado por inteligência artificial (IA).

Gabriela Soares
20.12.2024 - 11h36
Fraude
Golpe do abono natalino volta a circular nas redes em 2024

Circula, nas redes sociais, a alegação de que um “abono natalino” no valor de R$ 540,00 pode ser resgatado via Pix. A mensagem contém link para um site que exibe a logomarca do governo federal e pede o compartilhamento do conteúdo em grupos de WhatsApp. É falso. A Secretaria de Comunicação Social do governo federal negou que exista tal benefício.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital