UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Golpe promete vale-combustível da Petrobras na pandemia de Covid-19
30.04.2020 - 12h14
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um texto com a promessa de que a Petrobras vai doar combustível para trabalhadores. Um link direciona para uma página com a informação de que, com o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, os tanques de armazenamento teriam chegado ao limite máximo de capacidade. Para contornar o problema, a empresa estaria oferecendo três meses de combustível grátis para quem estiver trabalhando nesse período. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, no qual é possível indicar conteúdos para verificação. Confira o resultado:
“A Petrobras não tem mais onde guardar combustível. Vão doar para os trabalhadores”
Texto de post que circulava pelo WhatsApp em 30 de abril de 2020
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se, na verdade, de um golpe para roubar informações do usuário. A assessoria de imprensa da Petrobras afirmou, em nota, que não está fazendo nenhuma distribuição gratuita de combustível para a população. “Ao clicar em um link desta mensagem, seus dados poderão ser roubados por pessoas mal-intencionadas que estão se aproveitando do momento da pandemia da Covid-19. Confira sempre nossos canais oficiais para verificar a veracidade de promoções e convites suspeitos”, diz o texto.
A fraude foi desenvolvida para funcionar em celulares e usa indevidamente o logo do programa de fidelidade Premmia. Ao clicar no link, a pessoa é direcionada para um site com a seguinte mensagem: “Devido às medidas de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus, os tanques de armazenamento da Petrobras chegaram ao seu LIMITE MÁXIMO DE CAPACIDADE. A solução encontrada pela empresa foi a de oferecer 3 MESES DE COMBUSTÍVEL GRÁTIS para todos os profissionais que ainda estejam desempenhando suas funções”. Logo abaixo, há um campo para inserir o nome e a profissão. Ao pressionar o botão “Consultar”, uma nova página é exibida, com a mensagem de que o vale-combustível está disponível.
O usuário então clica em “Solicitar vale” e chega a uma página que pede para que a mensagem seja compartilhada com familiares e contatos no WhatsApp. Há vários comentários de perfis falsos logo abaixo, com perguntas respondidas por “Mayra Campos, da Petrobras”, sobre o suposto benefício. Alguns desses usuários revelam ter conseguido o combustível com rapidez. Outros dizem achar que não têm direito ao vale, mas são convencidos do contrário – numa tentativa de dar credibilidade para o golpe.
Na página seguinte, cada clique no botão “Avançar” leva ao WhatsApp, direto para a área em que se faz o compartilhamento da mensagem da fraude. “Seus dados são confidenciais! Para ter acesso à página de desbloqueio, divulgue nosso portal!”, avisa o site. Esse processo é repetido dez vezes, até que uma barra, na parte inferior da página, fique verde.
Ao final, o usuário é direcionado para um site malicioso, que tenta roubar as suas informações por meio de uma promoção. É girada uma roleta que revela um prêmio. Para conseguir o resgate, a pessoa precisa preencher um formulário com dados como nome completo, data de nascimento e número do celular, que vão ser usados depois pelos golpistas.

O "Será que é Golpe" é uma parceria da Lupa com o Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), associado à Consumers International Fair Digital Finance Accelerator, de quem o instituto recebeu subsídio para ​apoiar este projeto. Unidos em mais de 40 países, os ​associados à Consumers International fortalecem a regulamentação e as soluções de finanças digitais, criam engajamento com governos e partes interessadas e capacitam ​organizações de defesa de consumidores ​​na promoção de um mercado de finanças digitais seguro, justo e sustentável.

Recebeu algo e desconfia que seja golpe? Clique aqui e envie para a Lupa checar.


Parceiros
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.12.2024 - 17h22
Internacional
Vídeo mostra criminoso sendo executado, não ministro da Defesa da Síria

Circula nas redes sociais vídeo de um homem sendo executado e enforcado em praça pública. De acordo com a legenda, trata-se do general Ali Abdullah Ayyoub, ministro de Defesa do Exército da Síria. É falso. O vídeo mostra a execução de Ammar Al-Asaad, cidadão sírio que foi condenado à morte pelo Tribunal Criminal na Província de Daraa, na Síria.

Ítalo Rômany
20.12.2024 - 16h45
Política
Clubes militares desmentem comunicado falso sobre a prisão de Braga Netto

Post nas redes sociais traz a imagem de um documento, datado de 14 de dezembro, com o título “A Comissão Interclubes Militares Repudia a Prisão Ilegal do General Braga Netto e Convoca a Luta Contra o Autoritarismo do STF”. É falso. Clube Naval, Clube Militar e Clube de Aeronáutica não postaram o documento e alertam que se trata de desinformação.

Maiquel Rosauro
20.12.2024 - 16h22
Fraude
Golpe usa questionário falso da Shein para prometer kits de R$ 1 mil

Circula pelas redes um suposto questionário da Shein que está oferecendo gratuitamente produtos em comemoração às festas de final de ano. É falso. Não há divulgação da suposta promoção nos canais oficiais da Shein. A busca nas redes sociais e no site da varejista mostra que a promoção não existe.

Catiane Pereira
20.12.2024 - 15h35
Redes
Vídeo de mulher ‘que deu à luz’ 13 filhos foi gerado por IA

 Circula pelas redes sociais uma gravação na qual um homem reage ao vídeo de uma mulher que, supostamente, teria dado à luz 13 filhos de uma vez. De acordo com ele, esse seria o recorde de bebês na mesma gestação. É falso. O vídeo foi gerado por inteligência artificial (IA).

Gabriela Soares
20.12.2024 - 11h36
Fraude
Golpe do abono natalino volta a circular nas redes em 2024

Circula, nas redes sociais, a alegação de que um “abono natalino” no valor de R$ 540,00 pode ser resgatado via Pix. A mensagem contém link para um site que exibe a logomarca do governo federal e pede o compartilhamento do conteúdo em grupos de WhatsApp. É falso. A Secretaria de Comunicação Social do governo federal negou que exista tal benefício.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital