UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que água fornecida pela Sabesp está contaminada e causa virose
21.12.2021 - 16h17
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma imagem de uma captura de tela afirmando que a água fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está contaminada e que por isso metade da população de São Paulo está com virose. A publicação diz ainda que os sintomas dessa virose seriam febre, enjoo, dor de cabeça, dor no corpo, tosse e coriza. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Atenção 🚨🚨🚨🚨 Gente quem puder ferver água antes de beber ou comprar água mineral faça isso!!!! metade da população está com virose água da rua (Sabesp) está CONTAMINADA sintomas febre, enjoo dor de cabeça dor no corpo tosse coriza compartilhar”
Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 14h de 20 de dezembro de 2021, tinha 2.767 interações, segundo a ferramenta Crowdtangle
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Sabesp informou, em nota enviada por e-mail, que a água fornecida pela empresa cumpre a legislação para potabilidade e que monitora continuamente todas as etapas do sistema de abastecimento, conforme exigências do Ministério da Saúde. Também publicou conteúdo semelhante desmentindo o boato no seu perfil oficial no Facebook. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo declarou, por e-mail, que não é verdade que a água fornecida pela Sabesp esteja contaminada e provoque virose.
Questionada pela Lupa sobre a periodicidade da testagem da água, a Sabesp informou, através de nota enviada por e-mail, que para o controle de qualidade da água distribuída são realizadas mais de 80.000 análises mensais. A instituição disse ainda que entre as análises feitas são monitorados o cloro residual livre e os coliformes totais, que são parâmetros que demonstram que a água foi desinfetada e está livre de organismos patogênicos. A totalização das análises feitas na rede de distribuição é declarada mensalmente nas contas de água dos clientes.
Segundo o Infectologista Helio Bacha, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), existe a possibilidade de transmissão de doenças bacterianas e virais pelo consumo de água contaminada. Alguns exemplos são a poliomielite, todos os tipos de enterovírus, Hepatite A, entre outras. Contudo, Bacha explica que é necessário um número muito grande de contaminantes e fezes para atingir metade da população de São Paulo.
Além disso, o infectologista diz que não existe até o momento nenhuma comprovação das alegações presentes na publicação que circula pelas redes sociais e que não teve conhecimento de nenhum surto de virose advindo da água fornecida pela Sabesp. Bacha afirma ainda que é mais provável que essa contaminação seja proveniente de alguma água não controlada do que da companhia de saneamento básico. “Acho que isso é uma informação falsa e caluniosa que quer despertar uma insegurança na cidade de São Paulo”, conclui o médico.
O governo de São Paulo entrou em alerta após o anúncio de que o estado do Rio de Janeiro e municípios da região metropolitana da capital fluminense enfrentam uma epidemia do vírus da influenza H3N2. Por causa do alto índice de vacinação contra Covid-19 no Rio de Janeiro, os protocolos de segurança foram flexibilizados, o que favoreceu a disseminação do H3N2. Somente na capital carioca, mais de 20 mil pessoas foram diagnosticadas com gripe.
Por fazer divisa com o Rio de Janeiro, o governo de São Paulo também registrou um aumento de casos da doença na cidade. Outros estados como Espírito Santo, Bahia e Rondônia também já apresentam um aumento incomum de casos de gripe.
Alguns sintomas da gripe são semelhantes aos relatados na peça de desinformação, como febre, tosse e dor no corpo. Especialistas incentivam a vacinação da população contra a gripe porque o imunizante ainda garante uma resposta imunológica contra casos graves e mortes pela doença, promovendo imunidade durante o período de maior circulação do vírus.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos e Boatos.org.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.12.2024 - 17h22
Internacional
Vídeo mostra criminoso sendo executado, não ministro da Defesa da Síria

Circula nas redes sociais vídeo de um homem sendo executado e enforcado em praça pública. De acordo com a legenda, trata-se do general Ali Abdullah Ayyoub, ministro de Defesa do Exército da Síria. É falso. O vídeo mostra a execução de Ammar Al-Asaad, cidadão sírio que foi condenado à morte pelo Tribunal Criminal na Província de Daraa, na Síria.

Ítalo Rômany
20.12.2024 - 16h45
Política
Clubes militares desmentem comunicado falso sobre a prisão de Braga Netto

Post nas redes sociais traz a imagem de um documento, datado de 14 de dezembro, com o título “A Comissão Interclubes Militares Repudia a Prisão Ilegal do General Braga Netto e Convoca a Luta Contra o Autoritarismo do STF”. É falso. Clube Naval, Clube Militar e Clube de Aeronáutica não postaram o documento e alertam que se trata de desinformação.

Maiquel Rosauro
20.12.2024 - 16h22
Fraude
Golpe usa questionário falso da Shein para prometer kits de R$ 1 mil

Circula pelas redes um suposto questionário da Shein que está oferecendo gratuitamente produtos em comemoração às festas de final de ano. É falso. Não há divulgação da suposta promoção nos canais oficiais da Shein. A busca nas redes sociais e no site da varejista mostra que a promoção não existe.

Catiane Pereira
20.12.2024 - 15h35
Redes
Vídeo de mulher ‘que deu à luz’ 13 filhos foi gerado por IA

 Circula pelas redes sociais uma gravação na qual um homem reage ao vídeo de uma mulher que, supostamente, teria dado à luz 13 filhos de uma vez. De acordo com ele, esse seria o recorde de bebês na mesma gestação. É falso. O vídeo foi gerado por inteligência artificial (IA).

Gabriela Soares
20.12.2024 - 11h36
Fraude
Golpe do abono natalino volta a circular nas redes em 2024

Circula, nas redes sociais, a alegação de que um “abono natalino” no valor de R$ 540,00 pode ser resgatado via Pix. A mensagem contém link para um site que exibe a logomarca do governo federal e pede o compartilhamento do conteúdo em grupos de WhatsApp. É falso. A Secretaria de Comunicação Social do governo federal negou que exista tal benefício.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital