Kwai adota uma estratégia ativa para ampliar a visibilidade de temas específicos, incentivando criadores a produzirem vídeos sobre assuntos selecionados pela rede em troca de benefícios como tráfego e prêmios em dinheiro. A tática inclui mensagens diretas e competições no WhatsApp, com isso, influenciando a circulação de notícias na plataforma.
Uma infração ambiental a cada 27 minutos. Essa foi a média de autuações registradas pelo Ibama no país entre 2000 e 2025. Entre os casos com conduta identificada, 90,1% foram classificados como intencionais. Os dados fazem parte de uma análise exclusiva da Lupa sobre as multas aplicadas pelo Ibama nos últimos 25 anos.
A Amazônia é o bioma mais pressionado por violações ambientais nos últimos 25 anos. Mais de 88 mil multas foram aplicadas a empresas e pessoas físicas pelo Ibama por desrespeitar a legislação ambiental na região. Foram, em média, dez infrações por dia. E o mais alarmante: 96% das infrações ambientais com motivação identificada foram classificadas como intencionais.
A Petrobras, maior empresa brasileira em valor de mercado, lidera o ranking de infrações ambientais em âmbito federal cometidas nos últimos 25 anos. A estatal recebeu 2,7 mil multas do Ibama entre 2000 e 2025, o que representa uma média de uma autuação a cada três dias. Os dados foram revelados em uma análise exclusiva da Lupa.
Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado. A decisão foi tomada por unanimidade pela 1ª Turma do STF, nesta quarta (26), que aceitou o recebimento da denúncia da PGR. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, expôs que notícias fraudulentas e mentiras digitais foram usadas para criar uma narrativa que justificasse o golpe.