UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa mensagem sobre blitz para arrecadar fundos para o governo
08.11.2023 - 15h47
Brasília - DF
Circula pelo WhatsApp uma mensagem viral dizendo que haverá uma blitz “a partir de amanhã em toda cidade” para apreender veículos irregulares, com o objetivo de arrecadar dinheiro para o governo. O texto não especifica o estado ou a data da ação – somente afirma que isso ocorrerá “nas próximas duas semanas” até ser atingida a meta de arrecadação. É falso. 
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Blitz a partir de amanhã em toda a cidade para apreender moto e carro com documento atrasado e pessoas conduzindo sem CNH, pneu careca e tudo, inclusive direção perigosa e sem acessórios obrigatórios como direção e pilotagem com chinelo e ou descalços. Durante duas semanas ou até atingirem a meta todos os órgãos de segurança pública estão envolvidos para arrecadar fundos para o governo Fiquem atentos. Repassem para todos, vai ser em todas regiões
– Trecho de imagem que circula pelo WhatsApp
Falso
A mensagem é antiga e circula, pelo menos, desde 2015. Não há nenhuma informação oficial de que algum Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no país pretende realizar uma blitz para aumentar a arrecadação para o governo por meio de multas. 
Além disso, o texto não especifica nem a cidade onde a suposta operação aconteceria, nem a data – uma característica comum em conteúdos enganosos. Por esse motivo, a mesma mensagem já repercutiu em diferentes localidades e em períodos diversos. A publicação já foi desmentida, por exemplo, em Cuiabá (MT), Ponta Grossa (PR) e Torres (RS).
A Lupa tentou contato com os Detrans de todos os estados e do Distrito Federal. Ao todo, 13 departamentos retornaram, e nenhum órgão confirmou a realização da tal blitz. Foram eles: Amazonas, Bahia, Ceará (por telefone), Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
Os demais departamentos de trânsito também não publicaram em seus sites nenhuma informação sobre uma suposta ação fiscalizadora para arrecadar fundos para o governo. Confira: Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins.
Para onde o valor das multas é direcionado? 
O artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro indica que todo o valor arrecadado por meio de multas deve ser destinado à sinalização, à educação no trânsito, à engenharia de tráfego, ao policiamento e à fiscalização. A quantia de 5% do valor total deve ser empregada no Fundo Nacional de Segurança e Educação no Trânsito (Funset).
Conteúdo semelhante foi verificado por Boatos.org.
Leia mais:
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.04.2025 - 17h48
Fraude
É falso que Nubank está oferecendo indenização de R$10 mil para clientes

Circulam nas redes vídeos afirmando que o banco digital Nubank estaria oferecendo uma indenização de R$10 mil para os clientes. Alguns posts usam a imagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e uma reportagem televisiva e outros do advogado Fernando Chagas. É falso. Os vídeos foram criados com deepfake. O Nubank não está indenizando clientes. 


Evelyn Fagundes
11.04.2025 - 14h19
Trânsito
É falso que lei federal isente pedágio em filas acima de 300 metros

Um homem diz em vídeo que uma lei federal determina que os motoristas não são obrigados a pagar pedágio nas rodovias quando existir uma fila de veículos maior do que 300 metros. É falso. A liberação de pedágio em caso de formação de filas não é determinada por uma lei federal, mas pelos contratos de cada concessão.

Maiquel Rosauro
10.04.2025 - 19h20
Fraude
É golpe anúncio que promete kit de airsoft grátis ao responder quiz

Circulam no Instagram e Facebook anúncios falsos, em nome da empresa Rossi, que prometem um kit de airsoft para quem responder a um quiz sobre os 135 anos da marca. É falso e trata-se de um golpe. A empresa alertou que não realiza promoções desse tipo e pediu que os perfis sejam denunciados.

Gabriela Soares
10.04.2025 - 16h36
Fraude
Perfis no Facebook simulam canais do Governo Federal para aplicar golpe de phishing

Circulam nas redes diversos posts – publicados por páginas intituladas como “Governo Federal”, “União Gov” e termos correlatos – que induzem usuários a fornecerem dados pessoais para receberem indenizações e valores a partir do pagamento de uma taxa. É falso. Trata-se de um golpe chamado “phishing”, onde o fraudador finge ser uma fonte oficial.


Evelyn Fagundes
10.04.2025 - 13h19
Política
É falso vídeo em que Lula admite roubo; fala de 2023 foi editada

Circula nas redes um vídeo em que o presidente Lula fala que muita gente achava que ele não iria voltar, porque o político quando rouba ele submerge. A legenda que acompanha o post afirma que o petista admitiu que roubou. É falso. O vídeo foi editado. No trecho seguinte, Lula fala que confrontou os acusadores para provar que eles estavam mentindo.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital