UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Açúcar com fragmentos metálicos é brasileiro, não chinês
18.06.2024 - 19h21
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um pacote de açúcar com fragmentos metálicos sendo atraídos por um imã. Segundo a legenda do post, o açúcar em questão seria um produto importado da China recentemente pelo governo Lula (PT). A legenda é falsa.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 
Cuidado ... Açúcar baratinho que o governo comprou da China, é para lhe matar - Confira o teste 🫣
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falso
O açúcar exibido no vídeo que circula nas redes sociais foi produzido no Brasil, não na China. É possível observar, na própria embalagem, a frase “indústria brasileira”, exibida na parte inferior. Já no verso da embalagem do pacote de açúcar, é possível identificar que a safra do produto é de 2020/2021. Outras informações, como validade de 24 meses, também são exibidas. Em outro trecho do vídeo, é possível verificar que, na parte que mostra detalhes sobre o fabricante, está escrito “AFC Comercial” e, abaixo, a sigla “BA”, de Bahia
Além disso, o vídeo é antigo. Segundo apuração realizada pela Lupa, a mesma gravação já circulava em 2021.
Vídeo publicado no YouTube no início de 2021 mostra pedaços metálicos no açúcar
Na legenda do vídeo publicado no Youtube é afirmado que o açúcar contendo fragmentos metálicos foi encontrado no estado baiano. Em janeiro de 2021, o site local Repórter Bahia noticiou que a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirataia, com apoio da Vigilância Sanitária da Base Regional de Saúde de Jequié, realizou uma fiscalização no galpão da refinaria da AFC Comercial de Estivas, que produz o açúcar K' Doce. A inspeção ocorreu após as denúncias de consumidores, que relataram ter encontrado fragmentos metálicos no produto. Buscando pelos dados do CNPJ da fabricante do K’ Doce, a Lupa verificou que, segundo dados fornecidos pelo site da Receita Federal, a empresa se encontra inativa desde 2020 por “omissão de declarações”. 

Importações brasileiras

Em relação à importação de açúcar, não foi encontrado nenhum comunicado oficial sobre a suposta compra do produto no exterior. Vale destacar que o Brasil é o maior produtor de açúcar no mundo. A Lupa contatou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que afirmou, em nota, que não existe “aviso nem realizou leilão para compra de açúcar chinês”
Em maio, foi aberto um leilão para que empresas importassem arroz para o mercado brasileiro. No entanto, o leilão foi anulado em 11 de junho com a justificativa de que seria preciso “assegurar que as empresas participantes tenham a solidez que uma operação deste porte exige”.
O mesmo conteúdo foi verificado por Boatos.org, Aos Fatos e Estadão Verifica

Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Leia mais


Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


04.04.2025 - 19h04
Política
É falso que PL conseguiu acordo para impedir a cassação de Carla Zambelli

Circula nas redes um post alegando que o Partido Liberal (PL) conseguiu um acordo para impedir a cassação da deputada federal Carla Zambelli. É falso. Não existe ou existiu qualquer acordo. A análise do caso da parlamentar ainda está em curso de votação no Supremo Tribunal Federal (STF) e, até agora, a maior parte dos ministros votou pela cassação.


Evelyn Fagundes
04.04.2025 - 17h14
Internacional
Entrada do parque Yellowstone não foi bloqueada por ursos; imagem foi feita com IA

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que ursos espalhados em uma estrada bloquearam a entrada do parque de Yellowstone, nos Estados Unidos. Uma publicação viral mostra os animais em uma rodovia. É falso. A imagem foi feita com Inteligência Artificial (IA), e a alegação falsa foi desmentida por veículos especializados nos EUA.

João Pedro Capobianco
04.04.2025 - 16h57
Redes
Vermes não vivem dentro de coco verde; vídeo é enganoso

Circula no Facebook um vídeo de um homem que encontra minhocas dentro de um coco verde e sugere que sejam vermes. É falso. Botânicos e especialistas em segurança alimentar esclareceram que o interior do coco é estéril e a casca impede a entrada ou desenvolvimento desses animais em seu interior.

Gabriela Soares
04.04.2025 - 16h05
Política
Vídeo de show foi gravado durante a Marcha Transmasculina, e não em um ato contra a anistia

 Circula nas redes um vídeo que mostra pessoas cantando rap em cima de um trio elétrico. Segundo a legenda que acompanha o post, a apresentação teria ocorrido na Avenida Paulista, no dia 30 de março, durante ato contra a anistia dos envolvidos no dia 8 de janeiro. É falso. O show ocorreu durante a Marcha Transmasculina.

Evelyn Fagundes
04.04.2025 - 11h26
Política
Vídeo distorce informações sobre pagamentos a Lula e Dilma como anistiados políticos

O deputado estadual de Pernambuco, Coronel Alberto Feitosa (PL), divulgou um vídeo no qual alega que o presidente Lula recebe mais de R$ 10 mil mensais como anistiado, assim como a ex-presidente Dilma Rousseff. É falso. Dilma não recebe o benefício e Lula ganha uma aposentadoria de anistiado político, diferente da indenização paga a anistiados.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital